ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL CORPORATIVA NO CASO DE EMPRESAS QUE ATUAM EM REDES DE RELACIONAMENTO: RESULTADOS DE PESQUISA NA PETROBRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CLAUDIA TORRES VOLPON
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8530@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8530@2
Resumo: As configurações em redes são cada vez mais importantes para a performance e a conduta das empresas na maioria das indústrias. Entretanto, as suas implicações estratégicas sob a ótica da responsabilidade social e ambiental têm sido não somente pouco investigadas no âmbito acadêmico, como também pouco consideradas no planejamento estratégico das empresas. Neste contexto, a presente pesquisa pretende contribuir ao investigar o impacto das alianças e redes de relacionamento na gestão estratégica da Petrobras, considerando a dimensão sócio-ambiental. O estudo teve como foco a Petrobras, maior empresa de energia do Brasil, devido ao desafio de sustentar sua vantagem competitiva através de uma postura socialmente responsável. De acordo com a metodologia de estudo de caso de Yin, foi adotada a estratégia de triangulação dos métodos. Assim, dados foram coletados por meio de investigação documental/telematizada, formulário estruturado e entrevistas. A interpretação e análise dos dados foram realizadas com base no referencial teórico pertinente a área de estudo e auxílio do modelo genérico integrativo de Macedo-Soares. Os resultados evidenciam que a análise na ótica relacional, que leva em conta as implicações estratégicas das redes nas quais a empresa atua, agrega valor à análise tradicional, contribuindo com novos insights para a tomada de decisão estratégica da Petrobras, considerando a sua orientação sócio-ambiental.
id PUC_RIO-1_c7f2cc58219078b5ea59d203bc6bd016
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:8530
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL CORPORATIVA NO CASO DE EMPRESAS QUE ATUAM EM REDES DE RELACIONAMENTO: RESULTADOS DE PESQUISA NA PETROBRASSTRATEGIC ALIGNMENT OF SOCIAL AND ENVIRONMENTAL RESPONSIBILITY IN FIRMS THAT ARE EMBEDDED IN ALLIANCE NETWORKS: RESULTS OF RESEARCH AT PETROBRAS2006-03-14TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES01166412741lattes.cnpq.br/5194857133589062MARIO COUTO SOARES PINTOTERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARESMARIO COUTO SOARES PINTOMARIO COUTO SOARES PINTODEBORAH MORAES ZOUAIN09245047733CLAUDIA TORRES VOLPONPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRAs configurações em redes são cada vez mais importantes para a performance e a conduta das empresas na maioria das indústrias. Entretanto, as suas implicações estratégicas sob a ótica da responsabilidade social e ambiental têm sido não somente pouco investigadas no âmbito acadêmico, como também pouco consideradas no planejamento estratégico das empresas. Neste contexto, a presente pesquisa pretende contribuir ao investigar o impacto das alianças e redes de relacionamento na gestão estratégica da Petrobras, considerando a dimensão sócio-ambiental. O estudo teve como foco a Petrobras, maior empresa de energia do Brasil, devido ao desafio de sustentar sua vantagem competitiva através de uma postura socialmente responsável. De acordo com a metodologia de estudo de caso de Yin, foi adotada a estratégia de triangulação dos métodos. Assim, dados foram coletados por meio de investigação documental/telematizada, formulário estruturado e entrevistas. A interpretação e análise dos dados foram realizadas com base no referencial teórico pertinente a área de estudo e auxílio do modelo genérico integrativo de Macedo-Soares. Os resultados evidenciam que a análise na ótica relacional, que leva em conta as implicações estratégicas das redes nas quais a empresa atua, agrega valor à análise tradicional, contribuindo com novos insights para a tomada de decisão estratégica da Petrobras, considerando a sua orientação sócio-ambiental.Network configurations have become increasinly important for the conduct and performance of firms in most industries. However, its strategic implications under the social responsibility perspective have rarely been taken into account in the academic literature as well as in corporate strategic planning. Thus, the present research contributes to this fiels by investigating the impact of alliances and networks on Petrobras´ strategic management, considering both social and environmetal view. This study focuses on Petrobras, a major brasilian energy firm, due to tis challenge to sustain a cometitive advantage through a social responsible posture. According to Yin´s case study method, multiple sources of evidence were adopted, with data coverging in triangulation fashion. Therefore, data collection consisted on documental investigation, survey of management´s perceptions and open-ended interviews. Data analysis and interpretation were based on theoretical references pertinent to the research area and Macedo-Soares´s generic integrative framework. The results higlitht that the relational view, which considers the strategic implications from the networks, adds value to traditional analysis and provides new insights for Petrobras´s decision-making, considering its social and environmental orientation.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8530@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8530@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:47:53Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:8530Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL CORPORATIVA NO CASO DE EMPRESAS QUE ATUAM EM REDES DE RELACIONAMENTO: RESULTADOS DE PESQUISA NA PETROBRAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv STRATEGIC ALIGNMENT OF SOCIAL AND ENVIRONMENTAL RESPONSIBILITY IN FIRMS THAT ARE EMBEDDED IN ALLIANCE NETWORKS: RESULTS OF RESEARCH AT PETROBRAS
title ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL CORPORATIVA NO CASO DE EMPRESAS QUE ATUAM EM REDES DE RELACIONAMENTO: RESULTADOS DE PESQUISA NA PETROBRAS
spellingShingle ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL CORPORATIVA NO CASO DE EMPRESAS QUE ATUAM EM REDES DE RELACIONAMENTO: RESULTADOS DE PESQUISA NA PETROBRAS
CLAUDIA TORRES VOLPON
title_short ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL CORPORATIVA NO CASO DE EMPRESAS QUE ATUAM EM REDES DE RELACIONAMENTO: RESULTADOS DE PESQUISA NA PETROBRAS
title_full ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL CORPORATIVA NO CASO DE EMPRESAS QUE ATUAM EM REDES DE RELACIONAMENTO: RESULTADOS DE PESQUISA NA PETROBRAS
title_fullStr ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL CORPORATIVA NO CASO DE EMPRESAS QUE ATUAM EM REDES DE RELACIONAMENTO: RESULTADOS DE PESQUISA NA PETROBRAS
title_full_unstemmed ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL CORPORATIVA NO CASO DE EMPRESAS QUE ATUAM EM REDES DE RELACIONAMENTO: RESULTADOS DE PESQUISA NA PETROBRAS
title_sort ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL CORPORATIVA NO CASO DE EMPRESAS QUE ATUAM EM REDES DE RELACIONAMENTO: RESULTADOS DE PESQUISA NA PETROBRAS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author CLAUDIA TORRES VOLPON
author_facet CLAUDIA TORRES VOLPON
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01166412741
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5194857133589062
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARIO COUTO SOARES PINTO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARIO COUTO SOARES PINTO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARIO COUTO SOARES PINTO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv DEBORAH MORAES ZOUAIN
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09245047733
dc.contributor.author.fl_str_mv CLAUDIA TORRES VOLPON
contributor_str_mv TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
MARIO COUTO SOARES PINTO
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES
MARIO COUTO SOARES PINTO
MARIO COUTO SOARES PINTO
DEBORAH MORAES ZOUAIN
description As configurações em redes são cada vez mais importantes para a performance e a conduta das empresas na maioria das indústrias. Entretanto, as suas implicações estratégicas sob a ótica da responsabilidade social e ambiental têm sido não somente pouco investigadas no âmbito acadêmico, como também pouco consideradas no planejamento estratégico das empresas. Neste contexto, a presente pesquisa pretende contribuir ao investigar o impacto das alianças e redes de relacionamento na gestão estratégica da Petrobras, considerando a dimensão sócio-ambiental. O estudo teve como foco a Petrobras, maior empresa de energia do Brasil, devido ao desafio de sustentar sua vantagem competitiva através de uma postura socialmente responsável. De acordo com a metodologia de estudo de caso de Yin, foi adotada a estratégia de triangulação dos métodos. Assim, dados foram coletados por meio de investigação documental/telematizada, formulário estruturado e entrevistas. A interpretação e análise dos dados foram realizadas com base no referencial teórico pertinente a área de estudo e auxílio do modelo genérico integrativo de Macedo-Soares. Os resultados evidenciam que a análise na ótica relacional, que leva em conta as implicações estratégicas das redes nas quais a empresa atua, agrega valor à análise tradicional, contribuindo com novos insights para a tomada de decisão estratégica da Petrobras, considerando a sua orientação sócio-ambiental.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8530@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8530@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8530@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8530@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324888017371136