Responsabilidade social corporativa em empresas de turismo: abordagem e práticas de alinhamento ao negócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Gleice Regina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-23062023-140017/
Resumo: Responsabilidade social corporativa (RSC) é o tema central desta pesquisa, que se baliza pelo problema de compreensão de quais são a abordagem e as práticas sociais de empresas com atividades características de turismo (ACT). A RSC é estudada há mais de 70 anos, mas a aplicação ao turismo despontou a partir de 2010, sendo demandadas mais pesquisas. O caráter estratégico da RSC tem relevância por compreender empresas e sociedade como partes interdependentes, com possibilidades de benefício mútuo, ações estruturadas na conciliação de interesses, perenidade e efetividade para atender demandas sociais que, ao mesmo tempo, se mostram como gargalos para o desempenho empresarial. A ótica de empresas brasileiras de turismo ainda não tinha sido explorada, tampouco seu caráter de alinhamento ao desenvolvimento do turismo, analisado. Negócios de turismo têm características distintivas por trabalharem com um produto que, em última instância, inclui atributos dos destinos turísticos operados. Eles, por sua vez, contêm em sua composição de atratividade sua população residente, que exerce diversos papéis e funções na recepção do turista. Assim, a complexidade do produto rebate no alinhamento estratégico de ações de RSC, que podem comportar contornos de destination social responsibility, quando considerados stakeholders de empresas de turismo. Com o objetivo de investigar como empreendimentos com ACT abordam RSC e suas práticas, a opção foi trabalhar com empresas listadas pela bolsa de valores brasileira, compondo uma amostra teórica de elite: são empresas que, por seu porte e estrutura, além de visibilidade, obrigações de disclosure e pressões por accountability, teriam potencialmente iniciativas mais qualificadas. Foram identificadas dez empresas e coletadas informações disponibilizadas eletronicamente em abril de 2021, perfazendo mais de 200 documentos oficiais e de comunicação institucional. Esse material foi submetido a um refinamento de critérios e categorização para analisar qualitativamente a RSC, com uma perspectiva interpretativa, incluindo o discurso das empresas e 98 iniciativas relatadas. Os resultados mostraram gaps de reporting e divulgação, desde volume de recursos até critérios de seleção de instituições beneficiárias e avaliação de resultados. Em geral, as empresas da amostra têm compreensão restrita de RSC, práticas difusas e reativas, com baixo ajuste ao discurso e restrito alinhamento ao negócio, concentradas em ações no entorno de suas sedes. Contribuições teóricas deste estudo incluem a classificação de abordagens de RSC quanto a seus objetivos e tipos, objetos e sujeitos da relação com as empresas; levantamento e análise de publicações de RSC e turismo; elaboração de um cenário conceitual que caracteriza o destino turístico como componente dos produtos de empresas com ACT e sua população residente como um stakeholder multifacetado; estabelecimento de uma linha de base pré-covid de RSC em uma amostra de elite; e desenho técnico-metodológico para confrontar o discurso e as práticas de RSC de empresas, discutindo seu alinhamento ao negócio. Contribuições às empresas de turismo e sua gestão da RSC incluem análise das fragilidades dos códigos de conduta setoriais do turismo brasileiro; indicação de oportunidades, temas sociais e agendas de RSC no turismo; avaliação das iniciativas de empresas consideradas de elite e discussão de formas para aprimorá-las
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O caráter estratégico da RSC tem relevância por compreender empresas e sociedade como partes interdependentes, com possibilidades de benefício mútuo, ações estruturadas na conciliação de interesses, perenidade e efetividade para atender demandas sociais que, ao mesmo tempo, se mostram como gargalos para o desempenho empresarial. A ótica de empresas brasileiras de turismo ainda não tinha sido explorada, tampouco seu caráter de alinhamento ao desenvolvimento do turismo, analisado. Negócios de turismo têm características distintivas por trabalharem com um produto que, em última instância, inclui atributos dos destinos turísticos operados. Eles, por sua vez, contêm em sua composição de atratividade sua população residente, que exerce diversos papéis e funções na recepção do turista. Assim, a complexidade do produto rebate no alinhamento estratégico de ações de RSC, que podem comportar contornos de destination social responsibility, quando considerados stakeholders de empresas de turismo. Com o objetivo de investigar como empreendimentos com ACT abordam RSC e suas práticas, a opção foi trabalhar com empresas listadas pela bolsa de valores brasileira, compondo uma amostra teórica de elite: são empresas que, por seu porte e estrutura, além de visibilidade, obrigações de disclosure e pressões por accountability, teriam potencialmente iniciativas mais qualificadas. Foram identificadas dez empresas e coletadas informações disponibilizadas eletronicamente em abril de 2021, perfazendo mais de 200 documentos oficiais e de comunicação institucional. Esse material foi submetido a um refinamento de critérios e categorização para analisar qualitativamente a RSC, com uma perspectiva interpretativa, incluindo o discurso das empresas e 98 iniciativas relatadas. Os resultados mostraram gaps de reporting e divulgação, desde volume de recursos até critérios de seleção de instituições beneficiárias e avaliação de resultados. Em geral, as empresas da amostra têm compreensão restrita de RSC, práticas difusas e reativas, com baixo ajuste ao discurso e restrito alinhamento ao negócio, concentradas em ações no entorno de suas sedes. Contribuições teóricas deste estudo incluem a classificação de abordagens de RSC quanto a seus objetivos e tipos, objetos e sujeitos da relação com as empresas; levantamento e análise de publicações de RSC e turismo; elaboração de um cenário conceitual que caracteriza o destino turístico como componente dos produtos de empresas com ACT e sua população residente como um stakeholder multifacetado; estabelecimento de uma linha de base pré-covid de RSC em uma amostra de elite; e desenho técnico-metodológico para confrontar o discurso e as práticas de RSC de empresas, discutindo seu alinhamento ao negócio. Contribuições às empresas de turismo e sua gestão da RSC incluem análise das fragilidades dos códigos de conduta setoriais do turismo brasileiro; indicação de oportunidades, temas sociais e agendas de RSC no turismo; avaliação das iniciativas de empresas consideradas de elite e discussão de formas para aprimorá-lasCorporate social responsibility (CSR) is the main subject of this research, which is guided by the problem of understanding the approach and application regarding social responsibility of tourism-related companies. CSR has been studied for over 70 years, however studies applied to tourism have begun to be published only in the second decade of this century, requiring further research. Strategic CSR has been gaining relevance because it recognizes companies and society as interdependent parts, points out possibilities for mutual benefit, with structured actions on the conciliation of interests, continuity, and effectiveness to meet social demands that, at the same time, are opportunities for companys performance. The approach of Brazilian tourism-related companies to CSR had not been explored yet, neither had its fit to tourism development been analyzed. The focus of this research fell on secondary stakeholders. Tourism businesses have distinctive characteristics due to selling a product that, ultimately, encompasses the attributes of the destinations they have operations on. The destinations, in turn, count on resident population to enhance their attractiveness, since the residents play several roles in welcoming tourists. Thus, the complexity of the product reflects on the strategic CSR actions alignment with business, that can bear destination social responsibility (DSR) theory, when tourism companies stakeholders are considered. To investigate businesses approaches to CSR and their application, this research opts to study companies in the Brazilian stock market, an elite theoretical sample. These are companies that, in theory, because of their size and structure, besides visibility, disclosure obligations and pressure for accountability, would potentially have more qualified initiatives. Ten tourism-related companies publicly traded were identified and their data that was electronically available was collected in April 2021, amounting to over 200 official documents and institutional communication. This material was submitted to categorization and criteria refinement, enabling a qualitative analysis with an interpretative perspective, including the discourse of the companies and the 98 initiatives reported by them. The results showed countless gaps in reporting and disclosure, from the amount of funds that are invested to the criteria to select beneficiary institutions and evaluation of the initiatives. Altogether, the companies in the sample have a restricted grasp of CSR, diffuse and reactive practices, low adjustment of the practices to the discourse, and restrict business alignment, focusing on actions where their headquarters are. Theoretical contributions from this study include the classification of CSR approaches according to its objectives and companies relationship types, objects and subjects; the review and analysis of CSR and tourism publications; the creation of a framework to characterize destinations as a part of touristic products of tourism-related companies and resident population of tourism destinations as a multifaceted stakeholder; the establishment of a pre-covid CSR baseline for an elite sample; and the technical-methodological design to confront the CSR discourse and practices of companies, debating their alignment with the business. Managerial contributions to tourism companies include the weaknesses analysis of Brazilian tourism sectors codes of conduct; the indication of opportunities, social themes and CSR agendas in tourism; the evaluation of the initiatives of companies considered to be elite and the discussion of ways to improve themBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBraga, Debora CordeiroGuerra, Gleice Regina2023-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-23062023-140017/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-15T14:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-23062023-140017Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-15T14:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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