[pt] OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68640 |
Resumo: | [pt] Esta dissertação de mestrado tem como objeto de investigação as práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de forma a superar as práticas tradicionais hegemônicas. A partir de uma investigação qualitativa utilizando recursos inspirados na metodologia história de vida, foram realizadas entrevistas com quatro professores polivalentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e lecionam matemática com práticas não tradicionais. O objetivo principal da investigação foi entender de que forma suas trajetórias pessoais, formativas e profissionais foram atravessadas pelo ensino de matemática e de que maneira essas trajetórias transformaram suas práticas docentes. Em diálogo com autores como Nóvoa, Goodson, Candau e Boaler, os resultados da pesquisa, dentro de suas limitações metodológicas, apontaram que a capacidade dos professores entrevistados de romper com as práticas ditas tradicionais e apresentar práticas docentes insurgentes está ligada a sua atuação como professor pesquisador, evidenciando o caráter reflexivo de sua prática. Dessa forma, o rompimento com as práticas tradicionais está conectado com o fato desses professores não serem especialistas em matemática, mas sim conhecedores da profissão docente. |
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[pt] OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES[en] PRIMARY SCHOOL TEACHERS AND MATHEMATICS TEACHING: FROM LIFE STORIES TO INSURGENT TEACHING PRACTICES[pt] PRATICA DOCENTE[pt] PRATICA INSURGENTE[pt] MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS[pt] HISTORIA DE VIDA[pt] PROFESSOR-PESQUISADOR[pt] ENSINO DE MATEMATICA[en] TEACHING PRACTICE [en] INSURGENT PRACTICW[en] MATHEMATICS IN THE EARLY YEARS[en] LIFE HISTORY[en] TEACHER-RESEARCHER[en] TEACHING OF MATHEMATICS[pt] Esta dissertação de mestrado tem como objeto de investigação as práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de forma a superar as práticas tradicionais hegemônicas. A partir de uma investigação qualitativa utilizando recursos inspirados na metodologia história de vida, foram realizadas entrevistas com quatro professores polivalentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e lecionam matemática com práticas não tradicionais. O objetivo principal da investigação foi entender de que forma suas trajetórias pessoais, formativas e profissionais foram atravessadas pelo ensino de matemática e de que maneira essas trajetórias transformaram suas práticas docentes. Em diálogo com autores como Nóvoa, Goodson, Candau e Boaler, os resultados da pesquisa, dentro de suas limitações metodológicas, apontaram que a capacidade dos professores entrevistados de romper com as práticas ditas tradicionais e apresentar práticas docentes insurgentes está ligada a sua atuação como professor pesquisador, evidenciando o caráter reflexivo de sua prática. Dessa forma, o rompimento com as práticas tradicionais está conectado com o fato desses professores não serem especialistas em matemática, mas sim conhecedores da profissão docente.[en] This dissertation investigates the pedagogical practices of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school to overcome hegemonic traditional practices. Based on qualitative research using resources inspired by the life history methodology, interviews were conducted with four polyvalent teachers who work in the early years of elementary school and teach mathematics using non-traditional practices. The main objective of the research was to understand how their personal, formative, and professional trajectories were influenced by the teaching of mathematics and how these trajectories transformed their teaching practices. In dialogue with authors such as Nóvoa, Goodson, Candau, and Boaler, the research results, within their methodological limitations, indicated that the ability of the interviewed teachers to break away from traditional practices and present insurgent teaching practices is linked to their role as teacher-researchers, highlighting the reflective nature of their practice. Thus, the break with traditional practices is connected to the fact that these teachers are not mathematics specialists but rather knowledgeable about the teaching profession.MAXWELLSILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITARAPHAEL MARTINS GOMES2024-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68640porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-11-21T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:68640Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-11-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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