[pt] OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAPHAEL MARTINS GOMES
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68640
Resumo: [pt] Esta dissertação de mestrado tem como objeto de investigação as práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de forma a superar as práticas tradicionais hegemônicas. A partir de uma investigação qualitativa utilizando recursos inspirados na metodologia história de vida, foram realizadas entrevistas com quatro professores polivalentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e lecionam matemática com práticas não tradicionais. O objetivo principal da investigação foi entender de que forma suas trajetórias pessoais, formativas e profissionais foram atravessadas pelo ensino de matemática e de que maneira essas trajetórias transformaram suas práticas docentes. Em diálogo com autores como Nóvoa, Goodson, Candau e Boaler, os resultados da pesquisa, dentro de suas limitações metodológicas, apontaram que a capacidade dos professores entrevistados de romper com as práticas ditas tradicionais e apresentar práticas docentes insurgentes está ligada a sua atuação como professor pesquisador, evidenciando o caráter reflexivo de sua prática. Dessa forma, o rompimento com as práticas tradicionais está conectado com o fato desses professores não serem especialistas em matemática, mas sim conhecedores da profissão docente.
id PUC_RIO-1_c8c57a53bd094524f2aa142129382f9c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:68640
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES[en] PRIMARY SCHOOL TEACHERS AND MATHEMATICS TEACHING: FROM LIFE STORIES TO INSURGENT TEACHING PRACTICES[pt] PRATICA DOCENTE[pt] PRATICA INSURGENTE[pt] MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS[pt] HISTORIA DE VIDA[pt] PROFESSOR-PESQUISADOR[pt] ENSINO DE MATEMATICA[en] TEACHING PRACTICE [en] INSURGENT PRACTICW[en] MATHEMATICS IN THE EARLY YEARS[en] LIFE HISTORY[en] TEACHER-RESEARCHER[en] TEACHING OF MATHEMATICS[pt] Esta dissertação de mestrado tem como objeto de investigação as práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de forma a superar as práticas tradicionais hegemônicas. A partir de uma investigação qualitativa utilizando recursos inspirados na metodologia história de vida, foram realizadas entrevistas com quatro professores polivalentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e lecionam matemática com práticas não tradicionais. O objetivo principal da investigação foi entender de que forma suas trajetórias pessoais, formativas e profissionais foram atravessadas pelo ensino de matemática e de que maneira essas trajetórias transformaram suas práticas docentes. Em diálogo com autores como Nóvoa, Goodson, Candau e Boaler, os resultados da pesquisa, dentro de suas limitações metodológicas, apontaram que a capacidade dos professores entrevistados de romper com as práticas ditas tradicionais e apresentar práticas docentes insurgentes está ligada a sua atuação como professor pesquisador, evidenciando o caráter reflexivo de sua prática. Dessa forma, o rompimento com as práticas tradicionais está conectado com o fato desses professores não serem especialistas em matemática, mas sim conhecedores da profissão docente.[en] This dissertation investigates the pedagogical practices of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school to overcome hegemonic traditional practices. Based on qualitative research using resources inspired by the life history methodology, interviews were conducted with four polyvalent teachers who work in the early years of elementary school and teach mathematics using non-traditional practices. The main objective of the research was to understand how their personal, formative, and professional trajectories were influenced by the teaching of mathematics and how these trajectories transformed their teaching practices. In dialogue with authors such as Nóvoa, Goodson, Candau, and Boaler, the research results, within their methodological limitations, indicated that the ability of the interviewed teachers to break away from traditional practices and present insurgent teaching practices is linked to their role as teacher-researchers, highlighting the reflective nature of their practice. Thus, the break with traditional practices is connected to the fact that these teachers are not mathematics specialists but rather knowledgeable about the teaching profession.MAXWELLSILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITASILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITARAPHAEL MARTINS GOMES2024-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68640porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-11-21T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:68640Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-11-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES
[en] PRIMARY SCHOOL TEACHERS AND MATHEMATICS TEACHING: FROM LIFE STORIES TO INSURGENT TEACHING PRACTICES
title [pt] OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES
spellingShingle [pt] OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES
RAPHAEL MARTINS GOMES
[pt] PRATICA DOCENTE
[pt] PRATICA INSURGENTE
[pt] MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS
[pt] HISTORIA DE VIDA
[pt] PROFESSOR-PESQUISADOR
[pt] ENSINO DE MATEMATICA
[en] TEACHING PRACTICE
[en] INSURGENT PRACTICW
[en] MATHEMATICS IN THE EARLY YEARS
[en] LIFE HISTORY
[en] TEACHER-RESEARCHER
[en] TEACHING OF MATHEMATICS
title_short [pt] OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES
title_full [pt] OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES
title_fullStr [pt] OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES
title_full_unstemmed [pt] OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES
title_sort [pt] OS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS PRÁTICAS DOCENTES INSURGENTES
author RAPHAEL MARTINS GOMES
author_facet RAPHAEL MARTINS GOMES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.author.fl_str_mv RAPHAEL MARTINS GOMES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] PRATICA DOCENTE
[pt] PRATICA INSURGENTE
[pt] MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS
[pt] HISTORIA DE VIDA
[pt] PROFESSOR-PESQUISADOR
[pt] ENSINO DE MATEMATICA
[en] TEACHING PRACTICE
[en] INSURGENT PRACTICW
[en] MATHEMATICS IN THE EARLY YEARS
[en] LIFE HISTORY
[en] TEACHER-RESEARCHER
[en] TEACHING OF MATHEMATICS
topic [pt] PRATICA DOCENTE
[pt] PRATICA INSURGENTE
[pt] MATEMATICA NOS ANOS INICIAIS
[pt] HISTORIA DE VIDA
[pt] PROFESSOR-PESQUISADOR
[pt] ENSINO DE MATEMATICA
[en] TEACHING PRACTICE
[en] INSURGENT PRACTICW
[en] MATHEMATICS IN THE EARLY YEARS
[en] LIFE HISTORY
[en] TEACHER-RESEARCHER
[en] TEACHING OF MATHEMATICS
description [pt] Esta dissertação de mestrado tem como objeto de investigação as práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental de forma a superar as práticas tradicionais hegemônicas. A partir de uma investigação qualitativa utilizando recursos inspirados na metodologia história de vida, foram realizadas entrevistas com quatro professores polivalentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e lecionam matemática com práticas não tradicionais. O objetivo principal da investigação foi entender de que forma suas trajetórias pessoais, formativas e profissionais foram atravessadas pelo ensino de matemática e de que maneira essas trajetórias transformaram suas práticas docentes. Em diálogo com autores como Nóvoa, Goodson, Candau e Boaler, os resultados da pesquisa, dentro de suas limitações metodológicas, apontaram que a capacidade dos professores entrevistados de romper com as práticas ditas tradicionais e apresentar práticas docentes insurgentes está ligada a sua atuação como professor pesquisador, evidenciando o caráter reflexivo de sua prática. Dessa forma, o rompimento com as práticas tradicionais está conectado com o fato desses professores não serem especialistas em matemática, mas sim conhecedores da profissão docente.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68640
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=68640&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817789518395211776