CULTURA, IDENTIDADE E MEDIAÇÃO: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@2
Resumo: Este trabalho teve como objetivo traçar a trajetória de vida de uma professora da Educação Básica brasileira dos dias atuais. Pretendeu-se realizar um estudo de caso etnográfico do cotidiano dessa professora que atua simultaneamente em espaços escolares distintos, quais sejam, uma escola da rede pública e outra particular, a primeira situada em uma favela da cidade do Rio de Janeiro. Os principais conceitos trabalhados foram cultura na perspectiva antropológica vista a partir da busca de significados das relações sociais situadas em diversos contextos; identidade englobando a construção de uma trajetória que inclui memória, numa visão retrospectiva, projeto, numa visão prospectiva, diante de um campo de possibilidades; e mediação através do pertencimento e da participação de um sujeito que vive em múltiplos mundos sociais e neles desempenha diferentes papéis. As análises feitas incidem primeiramente sobre as escolas, suas práticas, suas rotinas, seus principais atores. Em seguida, pretendeu-se reconstruir a trajetória individual dessa professora a partir de sua história de vida e das relações e práticas sociais concretas estabelecidas em cada universo. Finalmente, a mediação surgiu como parte integrante da identidade do professor que transita por espaços sócio-culturais distintos e estabelece canais de comunicação entre eles.
id PUC_RIO-1_c8ca48873c9fc47cd88a54f710a6132f
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4271
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCULTURA, IDENTIDADE E MEDIAÇÃO: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORACULTURE,IDENTITY AND MEDIATION : THE DALLY LIFE OF A TEACHER2003-04-25TANIA DAUSTER17871689720lattes.cnpq.br/7319562402263888SONIA KRAMERTANIA DAUSTERMYRIAM LINS DE BARROSANA MARIA BASTOS LOUREIROPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREste trabalho teve como objetivo traçar a trajetória de vida de uma professora da Educação Básica brasileira dos dias atuais. Pretendeu-se realizar um estudo de caso etnográfico do cotidiano dessa professora que atua simultaneamente em espaços escolares distintos, quais sejam, uma escola da rede pública e outra particular, a primeira situada em uma favela da cidade do Rio de Janeiro. Os principais conceitos trabalhados foram cultura na perspectiva antropológica vista a partir da busca de significados das relações sociais situadas em diversos contextos; identidade englobando a construção de uma trajetória que inclui memória, numa visão retrospectiva, projeto, numa visão prospectiva, diante de um campo de possibilidades; e mediação através do pertencimento e da participação de um sujeito que vive em múltiplos mundos sociais e neles desempenha diferentes papéis. As análises feitas incidem primeiramente sobre as escolas, suas práticas, suas rotinas, seus principais atores. Em seguida, pretendeu-se reconstruir a trajetória individual dessa professora a partir de sua história de vida e das relações e práticas sociais concretas estabelecidas em cada universo. Finalmente, a mediação surgiu como parte integrante da identidade do professor que transita por espaços sócio-culturais distintos e estabelece canais de comunicação entre eles.The objetive of this study is to trace the life trajectory of a present day Brazilian Elementary School teacher. It also intends to undertake an ethnographic case study about the daily life of this teacher who works both in a public and in a private school, the former located in a slum of the city of Rio de Janeiro. In this study, the main concepts are culture, in an anthropological perspective from the search of meaning of the social relations established in different contexts; identity, embodying the building of a life trajectory that includes memory, from a retrospective view, project, from a prospective view, in a field of possibilities; and mediation, through the belonging and participation of a person who lives in multiple social worlds where he plays different roles. The analysis focuses primarily on the schools, their practices, their routines, and their major actors. Additionally, also part of this study is the reconstruction of the life trajectory of this teacher from the standpoint of her life history and her relations and concrete social practice established in each universe. Finally, the mediation emerges as an important part of the teacher`s identity as he moves through distinct social and cultural spaces and establishes communication channels between them.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:37:21Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4271Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv CULTURA, IDENTIDADE E MEDIAÇÃO: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv CULTURE,IDENTITY AND MEDIATION : THE DALLY LIFE OF A TEACHER
title CULTURA, IDENTIDADE E MEDIAÇÃO: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORA
spellingShingle CULTURA, IDENTIDADE E MEDIAÇÃO: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORA
ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
title_short CULTURA, IDENTIDADE E MEDIAÇÃO: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORA
title_full CULTURA, IDENTIDADE E MEDIAÇÃO: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORA
title_fullStr CULTURA, IDENTIDADE E MEDIAÇÃO: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORA
title_full_unstemmed CULTURA, IDENTIDADE E MEDIAÇÃO: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORA
title_sort CULTURA, IDENTIDADE E MEDIAÇÃO: O COTIDIANO DE UMA PROFESSORA
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
author_facet ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TANIA DAUSTER
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 17871689720
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7319562402263888
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SONIA KRAMER
dc.contributor.referee2.fl_str_mv TANIA DAUSTER
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MYRIAM LINS DE BARROS
dc.contributor.author.fl_str_mv ANA MARIA BASTOS LOUREIRO
contributor_str_mv TANIA DAUSTER
SONIA KRAMER
TANIA DAUSTER
MYRIAM LINS DE BARROS
description Este trabalho teve como objetivo traçar a trajetória de vida de uma professora da Educação Básica brasileira dos dias atuais. Pretendeu-se realizar um estudo de caso etnográfico do cotidiano dessa professora que atua simultaneamente em espaços escolares distintos, quais sejam, uma escola da rede pública e outra particular, a primeira situada em uma favela da cidade do Rio de Janeiro. Os principais conceitos trabalhados foram cultura na perspectiva antropológica vista a partir da busca de significados das relações sociais situadas em diversos contextos; identidade englobando a construção de uma trajetória que inclui memória, numa visão retrospectiva, projeto, numa visão prospectiva, diante de um campo de possibilidades; e mediação através do pertencimento e da participação de um sujeito que vive em múltiplos mundos sociais e neles desempenha diferentes papéis. As análises feitas incidem primeiramente sobre as escolas, suas práticas, suas rotinas, seus principais atores. Em seguida, pretendeu-se reconstruir a trajetória individual dessa professora a partir de sua história de vida e das relações e práticas sociais concretas estabelecidas em cada universo. Finalmente, a mediação surgiu como parte integrante da identidade do professor que transita por espaços sócio-culturais distintos e estabelece canais de comunicação entre eles.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4271@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324877868204032