[pt] A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO COMO PRINCÍPIO DE VIDA DIVINA NA VIDA HUMANA: ESTUDO DA DEMONSTRAÇÃO TEOLÓGICA DA DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO EM SANTO ATANÁSIO
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28587@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28587@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28587 |
Resumo: | [pt] Este trabalho visa analisar a ação do Espírito Santo sobre o ser humano. Agindo no homem todo, corpo e alma, abrangendo as suas duas faculdades, a inteligência e a vontade, o Espírito Santo santifica, ilumina, vivifica, cura, e finalmente diviniza o homem. Para que ele possa realizar estas funções, faz-se mister que o Espírito Santo esteja acima do homem, é preciso que seja divino, ele não pode ser uma criatura, tal como o homem, como imaginavam alguns cristãos. Para tanto, esta pesquisa pretende estudar algumas questões referentes à terceira pessoa da Santíssima Trindade, mais especificamente, às relações do Espírito Santo com o Pai e o Filho e a sua natureza divina. Partindo de um estudo da pneumatologia dos primeiros séculos do cristianismo e, principalmente do século IV, quando ocorreram os grandes debates em torno da divindade do Espírito Santo que culminaram nas decisões do Concilio em 381, quando foi declarada a divindade do Espírito Santo. O fundamento dessa pesquisa são as cartas de Atanásio a Serapião, que analisam diretamente este tema. E uma vez fundamentada a questão da divindade do Espírito Santo, torna-se exequível esta pesquisa. |
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[pt] A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO COMO PRINCÍPIO DE VIDA DIVINA NA VIDA HUMANA: ESTUDO DA DEMONSTRAÇÃO TEOLÓGICA DA DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO EM SANTO ATANÁSIO[en] THE STUDY OF THE THEOLOGICAL STATEMENT OF THE DIVINITY OF THE HOLY SPIRIT IN ST ATHANASIUS DIVINITY OF THE HOLY SPIRIT AS A PRINCIPLE OF DIVINE LIFE IN HUMAN LIFE [pt] FE[pt] HERESIA[pt] ORTODOXIA[pt] DIVINDADE[pt] PNEUMATOLOGIA[pt] SER HUMANO[pt] TRINDADE[pt] ESPIRITO SANTO[pt] PAI[pt] FILHO[en] FAITH[en] HERESY[en] ORTHODOXY[en] PNEUMATOLOGY[en] HUMAN BEING[en] TRINITY[en] HOLY GHOST[en] FATHER[en] SON[pt] Este trabalho visa analisar a ação do Espírito Santo sobre o ser humano. Agindo no homem todo, corpo e alma, abrangendo as suas duas faculdades, a inteligência e a vontade, o Espírito Santo santifica, ilumina, vivifica, cura, e finalmente diviniza o homem. Para que ele possa realizar estas funções, faz-se mister que o Espírito Santo esteja acima do homem, é preciso que seja divino, ele não pode ser uma criatura, tal como o homem, como imaginavam alguns cristãos. Para tanto, esta pesquisa pretende estudar algumas questões referentes à terceira pessoa da Santíssima Trindade, mais especificamente, às relações do Espírito Santo com o Pai e o Filho e a sua natureza divina. Partindo de um estudo da pneumatologia dos primeiros séculos do cristianismo e, principalmente do século IV, quando ocorreram os grandes debates em torno da divindade do Espírito Santo que culminaram nas decisões do Concilio em 381, quando foi declarada a divindade do Espírito Santo. O fundamento dessa pesquisa são as cartas de Atanásio a Serapião, que analisam diretamente este tema. E uma vez fundamentada a questão da divindade do Espírito Santo, torna-se exequível esta pesquisa.[en] This work aims to analyze the role played by the Holy Spirit over the human being regard his intelligence and will. His action sanctifies, enlightens, cure, brings life and deifies men and women. His sanctifying action bears his efficiency and reality over the creature as once conceived by former Christians. In order to clearly define the divine nature and role of the Blessed Trinity s Third Person, this work aims to answer some of the questions especially concerned to the relations between the Holy Spirit, the Father and the Son. From the pneumatology study of the first centuries of Christian era, especially the IV century, characterized by the importance of debates which culminated on the decisions taken by the Council of 381 AD stating the divinity of the Holy Spirit. Its documental references are the letters written by Athanasius and Serapion over the subject, which gives basis for divinity of the Holy Spirit and possibility of its present research.MAXWELLPAULO CEZAR COSTAPAULO HENRIQUE DE GOUVEA COELHO2017-01-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28587@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28587@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28587porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:28587Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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