AUCTIONS AS ALLOCATIVE MECHANISM FOR MANDATORY TRAFFIC INSURANCE IN BRAZIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60130@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60130@2 |
Resumo: | O desenho atual de mercado do seguro obrigatório de veículos no Brasil tem apresentado questionamentos em relação ao seu modelo, destacando ineficiência na transferência de recursos dos proprietários de veículos para as vítimas de acidentes de trânsito e ausência de incentivo à eficiência na gestão dos recursos. Este é um mecanismo de alta complexidade, com natureza híbrida (parcela destinada a políticas públicas e parcela de natureza indenizatória) cujo desenho é um desafio constante ao regulador brasileiro. Com o objetivo de mitigar os problemas apresentados, fornecemos uma opção ao modelo atual em que o governo define diretamente a seguradora responsável e o valor de prêmio cobrado. Este estudo propõe-se um novo desenho de mercado, com a utilização de leilões em um processo mais transparente e eficiente para alocação e descoberta de preço para o Seguro DPVAT. Em um leilão reverso multiunidade de preço uniforme, as seguradoras ofertam quantidades e valor de prêmio por categoria de veículo e Unidade da Federação. Os resultados indicam que a estrutura da indústria de seguros e as decisões do governo possuem papel fundamental no desempenho do mercado. |
id |
PUC_RIO-1_ca3e7aa627adf95bde798bbb1638b271 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:60130 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAUCTIONS AS ALLOCATIVE MECHANISM FOR MANDATORY TRAFFIC INSURANCE IN BRAZIL LEILÕES COMO MECANISMO ALOCATIVO PARA O SEGURO OBRIGATÓRIO DE TRÂNSITO NO BRASIL 2022-05-06ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO33201340782lattes.cnpq.br/9228786571948060MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS74724940700lattes.cnpq.br/7716452648404925MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS74724940700lattes.cnpq.br/7716452648404925MARCO ANTONIO GUIMARAES DIASANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTOMARCO ANTONIO GUIMARAES DIASMARCELO CABUS KLOTZLECARLOS ALBERTO GONCALVES DA SILVA06753199608lattes.cnpq.br/8996868863184954TIAGO MOREIRA DE FARIAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO desenho atual de mercado do seguro obrigatório de veículos no Brasil tem apresentado questionamentos em relação ao seu modelo, destacando ineficiência na transferência de recursos dos proprietários de veículos para as vítimas de acidentes de trânsito e ausência de incentivo à eficiência na gestão dos recursos. Este é um mecanismo de alta complexidade, com natureza híbrida (parcela destinada a políticas públicas e parcela de natureza indenizatória) cujo desenho é um desafio constante ao regulador brasileiro. Com o objetivo de mitigar os problemas apresentados, fornecemos uma opção ao modelo atual em que o governo define diretamente a seguradora responsável e o valor de prêmio cobrado. Este estudo propõe-se um novo desenho de mercado, com a utilização de leilões em um processo mais transparente e eficiente para alocação e descoberta de preço para o Seguro DPVAT. Em um leilão reverso multiunidade de preço uniforme, as seguradoras ofertam quantidades e valor de prêmio por categoria de veículo e Unidade da Federação. Os resultados indicam que a estrutura da indústria de seguros e as decisões do governo possuem papel fundamental no desempenho do mercado.The current market design of mandatory vehicle insurance in Brazil has raised questions regarding its model highlighting inefficiency in the transfer of resources from vehicle owners to victims of traffic accidents and lack of incentive for efficiency in resource management. This is a highly complex mechanism with a hybrid nature (public policies and private insurance) whose design is a constant challenge for the Brazilian regulator. Looking to mitigate some of the problems, we provide an option to the current model in which the government directly defines the insurance company and the premium. This study proposes a new market design, using auctions for a more transparent and efficient process for allocation and price discovery for DPVAT Insurance. In a uniform reverse multi-unit auction, insurers bid quantities and premium by vehicle category and State. The results indicate that structure of the insurance industry and government decisions play a key role in market performance. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60130@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60130@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:07:37Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:60130Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
AUCTIONS AS ALLOCATIVE MECHANISM FOR MANDATORY TRAFFIC INSURANCE IN BRAZIL |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
LEILÕES COMO MECANISMO ALOCATIVO PARA O SEGURO OBRIGATÓRIO DE TRÂNSITO NO BRASIL |
title |
AUCTIONS AS ALLOCATIVE MECHANISM FOR MANDATORY TRAFFIC INSURANCE IN BRAZIL |
spellingShingle |
AUCTIONS AS ALLOCATIVE MECHANISM FOR MANDATORY TRAFFIC INSURANCE IN BRAZIL TIAGO MOREIRA DE FARIA |
title_short |
AUCTIONS AS ALLOCATIVE MECHANISM FOR MANDATORY TRAFFIC INSURANCE IN BRAZIL |
title_full |
AUCTIONS AS ALLOCATIVE MECHANISM FOR MANDATORY TRAFFIC INSURANCE IN BRAZIL |
title_fullStr |
AUCTIONS AS ALLOCATIVE MECHANISM FOR MANDATORY TRAFFIC INSURANCE IN BRAZIL |
title_full_unstemmed |
AUCTIONS AS ALLOCATIVE MECHANISM FOR MANDATORY TRAFFIC INSURANCE IN BRAZIL |
title_sort |
AUCTIONS AS ALLOCATIVE MECHANISM FOR MANDATORY TRAFFIC INSURANCE IN BRAZIL |
author |
TIAGO MOREIRA DE FARIA |
author_facet |
TIAGO MOREIRA DE FARIA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
33201340782 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9228786571948060 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
74724940700 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7716452648404925 |
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv |
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS |
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv |
74724940700 |
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7716452648404925 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
MARCELO CABUS KLOTZLE |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
CARLOS ALBERTO GONCALVES DA SILVA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
06753199608 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/8996868863184954 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TIAGO MOREIRA DE FARIA |
contributor_str_mv |
ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS MARCELO CABUS KLOTZLE CARLOS ALBERTO GONCALVES DA SILVA |
description |
O desenho atual de mercado do seguro obrigatório de veículos no Brasil tem apresentado questionamentos em relação ao seu modelo, destacando ineficiência na transferência de recursos dos proprietários de veículos para as vítimas de acidentes de trânsito e ausência de incentivo à eficiência na gestão dos recursos. Este é um mecanismo de alta complexidade, com natureza híbrida (parcela destinada a políticas públicas e parcela de natureza indenizatória) cujo desenho é um desafio constante ao regulador brasileiro. Com o objetivo de mitigar os problemas apresentados, fornecemos uma opção ao modelo atual em que o governo define diretamente a seguradora responsável e o valor de prêmio cobrado. Este estudo propõe-se um novo desenho de mercado, com a utilização de leilões em um processo mais transparente e eficiente para alocação e descoberta de preço para o Seguro DPVAT. Em um leilão reverso multiunidade de preço uniforme, as seguradoras ofertam quantidades e valor de prêmio por categoria de veículo e Unidade da Federação. Os resultados indicam que a estrutura da indústria de seguros e as decisões do governo possuem papel fundamental no desempenho do mercado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60130@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60130@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60130@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60130@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324964916789248 |