CONTROL STRATEGIES APPLIED TO GROUND VEHICLES HANDLING PROBLEM IN PRE-DEFINED CLOSED TRAJECTORIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDO HEY
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12328@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12328@2
Resumo: Apresenta-se o uso das ferramentas lineares de Controle Clássico (Lugar Geométrico das Raízes) e Moderno (Realimentação de Estado e de Saída e Alocação de Pólos) para estabelecer os ajustes dos controladores adotados no problema de acompanhamento de trajetórias em traçados fechados por veículos terrestres, procurando reproduzir o comportamento do ser humano no comando deste tipo de sistema. Os modelos adotados para o veículo são lineares (funções de transferência e matrizes de estado e de entrada), porém a caracterização da trajetória fechada é geometricamente não-linear. Verifica-se deste modo como o projeto de um controle linear satisfaz as condições não lineares associadas. Os conceitos e ferramentas conhecidos são aplicados em diversos tipo de traçados, para diferentes condições do veículo - velocidade, limites de esterçamento, etc - e, a partir das simulações realizadas, são analisadas as características de comportamento do veículo - acelerações, estabilidade, etc - e comparadas as previsões dos projetos lineares com os resultados encontrados. É feita ainda uma breve introdução ao emprego do Controle Ótimo no problema de acompanhamento de traçados, utilizando um modelo bastante simplificado do veículo, e verificando as condições necessárias para se estabelecer a trajetória ótima em um traçado aberto, dado como critério o tempo mínimo para percorrê-lo.
id PUC_RIO-1_cab9c81845b9f26839cd32d1f41f0228
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:12328
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCONTROL STRATEGIES APPLIED TO GROUND VEHICLES HANDLING PROBLEM IN PRE-DEFINED CLOSED TRAJECTORIES ESTRATÉGIAS DE CONTROLE APLICADAS AO PROBLEMA DE DIRIGIBILIDADE DE VEÍCULOS TERRESTRES EM TRAJETÓRIAS FECHADAS PRÉ-DEFINIDAS 2008-03-14MARCO ANTONIO MEGGIOLARO01450282750lattes.cnpq.br/1259500926303809MARCO ANTONIO MEGGIOLARO01450282750lattes.cnpq.br/1259500926303809MAURO SPERANZA NETO75207150782lattes.cnpq.br/5379579615510416MAURO SPERANZA NETO75207150782lattes.cnpq.br/5379579615510416RICARDO TANSCHEITMARCO ANTONIO MEGGIOLAROMAURO SPERANZA NETOMAURO SPERANZA NETOALEXANDRE DE LIMA SPINOLA09126027755FERNANDO HEYPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA MECÂNICAPUC-RioBRApresenta-se o uso das ferramentas lineares de Controle Clássico (Lugar Geométrico das Raízes) e Moderno (Realimentação de Estado e de Saída e Alocação de Pólos) para estabelecer os ajustes dos controladores adotados no problema de acompanhamento de trajetórias em traçados fechados por veículos terrestres, procurando reproduzir o comportamento do ser humano no comando deste tipo de sistema. Os modelos adotados para o veículo são lineares (funções de transferência e matrizes de estado e de entrada), porém a caracterização da trajetória fechada é geometricamente não-linear. Verifica-se deste modo como o projeto de um controle linear satisfaz as condições não lineares associadas. Os conceitos e ferramentas conhecidos são aplicados em diversos tipo de traçados, para diferentes condições do veículo - velocidade, limites de esterçamento, etc - e, a partir das simulações realizadas, são analisadas as características de comportamento do veículo - acelerações, estabilidade, etc - e comparadas as previsões dos projetos lineares com os resultados encontrados. É feita ainda uma breve introdução ao emprego do Controle Ótimo no problema de acompanhamento de traçados, utilizando um modelo bastante simplificado do veículo, e verificando as condições necessárias para se estabelecer a trajetória ótima em um traçado aberto, dado como critério o tempo mínimo para percorrê-lo.The use of classic and modern linear control tools (root locus and output regulation) is presented to determine the parameters of controllers used to follow a pre-defined closed path, in a way to approach the vehicle behavior and human actions when driving a car. The car is represented by linear models (transfer functions, state-space matrix), but the relation between the car and the closed path is non linear. It is verified how the project of a linear controller deals with the non linear characteristics of the closed loop. The concepts and tools of linear control are applied to some kinds of paths in different vehicle conditions (speed, steering angle limits, etc), and the results of simulations show the characteristics of the car, like accelerations, stability and position on the track. It`s also presented a little introduction to the problem of determine an optimal trajectory to run a corner, given the initial and final velocities and initial and final positions. In this case a very simple model is considered and the solution is based on open paths analysis.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12328@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12328@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:02:20Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12328Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv CONTROL STRATEGIES APPLIED TO GROUND VEHICLES HANDLING PROBLEM IN PRE-DEFINED CLOSED TRAJECTORIES
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE CONTROLE APLICADAS AO PROBLEMA DE DIRIGIBILIDADE DE VEÍCULOS TERRESTRES EM TRAJETÓRIAS FECHADAS PRÉ-DEFINIDAS
title CONTROL STRATEGIES APPLIED TO GROUND VEHICLES HANDLING PROBLEM IN PRE-DEFINED CLOSED TRAJECTORIES
spellingShingle CONTROL STRATEGIES APPLIED TO GROUND VEHICLES HANDLING PROBLEM IN PRE-DEFINED CLOSED TRAJECTORIES
FERNANDO HEY
title_short CONTROL STRATEGIES APPLIED TO GROUND VEHICLES HANDLING PROBLEM IN PRE-DEFINED CLOSED TRAJECTORIES
title_full CONTROL STRATEGIES APPLIED TO GROUND VEHICLES HANDLING PROBLEM IN PRE-DEFINED CLOSED TRAJECTORIES
title_fullStr CONTROL STRATEGIES APPLIED TO GROUND VEHICLES HANDLING PROBLEM IN PRE-DEFINED CLOSED TRAJECTORIES
title_full_unstemmed CONTROL STRATEGIES APPLIED TO GROUND VEHICLES HANDLING PROBLEM IN PRE-DEFINED CLOSED TRAJECTORIES
title_sort CONTROL STRATEGIES APPLIED TO GROUND VEHICLES HANDLING PROBLEM IN PRE-DEFINED CLOSED TRAJECTORIES
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author FERNANDO HEY
author_facet FERNANDO HEY
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 01450282750
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARCO ANTONIO MEGGIOLARO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01450282750
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1259500926303809
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv MARCO ANTONIO MEGGIOLARO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1259500926303809
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 75207150782
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5379579615510416
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv 75207150782
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5379579615510416
dc.contributor.referee1.fl_str_mv RICARDO TANSCHEIT
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARCO ANTONIO MEGGIOLARO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MAURO SPERANZA NETO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ALEXANDRE DE LIMA SPINOLA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09126027755
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDO HEY
contributor_str_mv MARCO ANTONIO MEGGIOLARO
MARCO ANTONIO MEGGIOLARO
MAURO SPERANZA NETO
MAURO SPERANZA NETO
RICARDO TANSCHEIT
MARCO ANTONIO MEGGIOLARO
MAURO SPERANZA NETO
MAURO SPERANZA NETO
ALEXANDRE DE LIMA SPINOLA
description Apresenta-se o uso das ferramentas lineares de Controle Clássico (Lugar Geométrico das Raízes) e Moderno (Realimentação de Estado e de Saída e Alocação de Pólos) para estabelecer os ajustes dos controladores adotados no problema de acompanhamento de trajetórias em traçados fechados por veículos terrestres, procurando reproduzir o comportamento do ser humano no comando deste tipo de sistema. Os modelos adotados para o veículo são lineares (funções de transferência e matrizes de estado e de entrada), porém a caracterização da trajetória fechada é geometricamente não-linear. Verifica-se deste modo como o projeto de um controle linear satisfaz as condições não lineares associadas. Os conceitos e ferramentas conhecidos são aplicados em diversos tipo de traçados, para diferentes condições do veículo - velocidade, limites de esterçamento, etc - e, a partir das simulações realizadas, são analisadas as características de comportamento do veículo - acelerações, estabilidade, etc - e comparadas as previsões dos projetos lineares com os resultados encontrados. É feita ainda uma breve introdução ao emprego do Controle Ótimo no problema de acompanhamento de traçados, utilizando um modelo bastante simplificado do veículo, e verificando as condições necessárias para se estabelecer a trajetória ótima em um traçado aberto, dado como critério o tempo mínimo para percorrê-lo.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12328@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12328@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12328@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12328@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA MECÂNICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324898949824512