[pt] A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA ANPED

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA CAROLINA BRASIL DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25775@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25775@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25775
Resumo: [pt] O presente trabalho teve por objetivo analisar a penetração da educação ambiental crítica nos artigos publicados na ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – nos períodos entre 2005 e 2013. Para chegar ao objetivo da pesquisa, os trabalhos publicados no período citado acima, foram classificados de acordo com seu eixo temático. Ao todo, foram identificados 27 eixos temáticos, sendo a maior parte dos trabalhos inseridos no eixo intitulado educação ambiental crítica. Dessa forma privilegiou-se a análise do mesmo. O referencial teórico foi construído a partir do trabalho de Henrique Leff. A metodologia utilizada na presente análise foi construída a partir das proposições de L. Bardin, tratando-se portando de uma análise qualitativa construída por meio da análise de conteúdo. Quanto aos resultados foi possível notar que os artigos analisados se apresentam de maneira crítica segundo as categorias de análise que foram utilizadas bem como a compatibilidade do referencial teórico adotado. Os artigos se mostraram coerentes não havendo contradições em seus discursos proferidos. Entretanto algumas limitações na produção intelectual investigada puderam ser identificadas. Dentre essas limitações podemos destacar a falta de diálogo com os clássicos do campo da educação ambiental, bem como a falta de profundidade nas discussões de alguns conceitos.
id PUC_RIO-1_cabec1bf950fbee0cccf82308cbda816
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:25775
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA ANPED [en] THE PENETRATION OF CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION IN ARTICLES PUBLISHED IN ANPED [pt] EDUCACAO AMBIENTAL CRITICA[pt] EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL[pt] ANPED[pt] O presente trabalho teve por objetivo analisar a penetração da educação ambiental crítica nos artigos publicados na ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – nos períodos entre 2005 e 2013. Para chegar ao objetivo da pesquisa, os trabalhos publicados no período citado acima, foram classificados de acordo com seu eixo temático. Ao todo, foram identificados 27 eixos temáticos, sendo a maior parte dos trabalhos inseridos no eixo intitulado educação ambiental crítica. Dessa forma privilegiou-se a análise do mesmo. O referencial teórico foi construído a partir do trabalho de Henrique Leff. A metodologia utilizada na presente análise foi construída a partir das proposições de L. Bardin, tratando-se portando de uma análise qualitativa construída por meio da análise de conteúdo. Quanto aos resultados foi possível notar que os artigos analisados se apresentam de maneira crítica segundo as categorias de análise que foram utilizadas bem como a compatibilidade do referencial teórico adotado. Os artigos se mostraram coerentes não havendo contradições em seus discursos proferidos. Entretanto algumas limitações na produção intelectual investigada puderam ser identificadas. Dentre essas limitações podemos destacar a falta de diálogo com os clássicos do campo da educação ambiental, bem como a falta de profundidade nas discussões de alguns conceitos.[en] This study aimed to analyze the penetration of critical environmental education in articles published in ANPEd – National Association of Graduate Studies and Research in Education – in the period between 2005 and 2013. To reach the goal of the research work published in the period cited above were classified according to its theme axis. In all, 27 themes were identified, most of the works entered in the axis entitled critical environmental education. Thus it focused on the analysis of it. The theoretical framework was built from the Henry Leff work. The methodology used in this analysis was built from the propositions of Bardin, in the case of carrying a qualitative analysis built through content analysis. As for the results it was noticeable that the articles analyzed are presented critically by category of analysis that were used as well as the compatibility of the theoretical framework adopted. Articles proved consistent with no contradictions in their speeches. However some limitations in intellectual production investigated could be identified. Among these limitations we can highlight the lack of dialogue with the classics of the environmental education field as well as the lack of depth in discussions of concepts.MAXWELLRALPH INGS BANNELLANA CAROLINA BRASIL DE OLIVEIRA2016-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25775@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25775@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25775porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-24T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25775Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA ANPED
[en] THE PENETRATION OF CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION IN ARTICLES PUBLISHED IN ANPED
title [pt] A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA ANPED
spellingShingle [pt] A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA ANPED
ANA CAROLINA BRASIL DE OLIVEIRA
[pt] EDUCACAO AMBIENTAL CRITICA
[pt] EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL
[pt] ANPED
title_short [pt] A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA ANPED
title_full [pt] A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA ANPED
title_fullStr [pt] A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA ANPED
title_full_unstemmed [pt] A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA ANPED
title_sort [pt] A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA ANPED
author ANA CAROLINA BRASIL DE OLIVEIRA
author_facet ANA CAROLINA BRASIL DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RALPH INGS BANNELL
dc.contributor.author.fl_str_mv ANA CAROLINA BRASIL DE OLIVEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] EDUCACAO AMBIENTAL CRITICA
[pt] EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL
[pt] ANPED
topic [pt] EDUCACAO AMBIENTAL CRITICA
[pt] EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL
[pt] ANPED
description [pt] O presente trabalho teve por objetivo analisar a penetração da educação ambiental crítica nos artigos publicados na ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – nos períodos entre 2005 e 2013. Para chegar ao objetivo da pesquisa, os trabalhos publicados no período citado acima, foram classificados de acordo com seu eixo temático. Ao todo, foram identificados 27 eixos temáticos, sendo a maior parte dos trabalhos inseridos no eixo intitulado educação ambiental crítica. Dessa forma privilegiou-se a análise do mesmo. O referencial teórico foi construído a partir do trabalho de Henrique Leff. A metodologia utilizada na presente análise foi construída a partir das proposições de L. Bardin, tratando-se portando de uma análise qualitativa construída por meio da análise de conteúdo. Quanto aos resultados foi possível notar que os artigos analisados se apresentam de maneira crítica segundo as categorias de análise que foram utilizadas bem como a compatibilidade do referencial teórico adotado. Os artigos se mostraram coerentes não havendo contradições em seus discursos proferidos. Entretanto algumas limitações na produção intelectual investigada puderam ser identificadas. Dentre essas limitações podemos destacar a falta de diálogo com os clássicos do campo da educação ambiental, bem como a falta de profundidade nas discussões de alguns conceitos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25775@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25775@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25775
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25775@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25775@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822593658617856