[pt] A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA ANPED
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25775@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25775@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25775 |
Resumo: | [pt] O presente trabalho teve por objetivo analisar a penetração da educação ambiental crítica nos artigos publicados na ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – nos períodos entre 2005 e 2013. Para chegar ao objetivo da pesquisa, os trabalhos publicados no período citado acima, foram classificados de acordo com seu eixo temático. Ao todo, foram identificados 27 eixos temáticos, sendo a maior parte dos trabalhos inseridos no eixo intitulado educação ambiental crítica. Dessa forma privilegiou-se a análise do mesmo. O referencial teórico foi construído a partir do trabalho de Henrique Leff. A metodologia utilizada na presente análise foi construída a partir das proposições de L. Bardin, tratando-se portando de uma análise qualitativa construída por meio da análise de conteúdo. Quanto aos resultados foi possível notar que os artigos analisados se apresentam de maneira crítica segundo as categorias de análise que foram utilizadas bem como a compatibilidade do referencial teórico adotado. Os artigos se mostraram coerentes não havendo contradições em seus discursos proferidos. Entretanto algumas limitações na produção intelectual investigada puderam ser identificadas. Dentre essas limitações podemos destacar a falta de diálogo com os clássicos do campo da educação ambiental, bem como a falta de profundidade nas discussões de alguns conceitos. |
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[pt] A PENETRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NA ANPED [en] THE PENETRATION OF CRITICAL ENVIRONMENTAL EDUCATION IN ARTICLES PUBLISHED IN ANPED [pt] EDUCACAO AMBIENTAL CRITICA[pt] EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL[pt] ANPED[pt] O presente trabalho teve por objetivo analisar a penetração da educação ambiental crítica nos artigos publicados na ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – nos períodos entre 2005 e 2013. Para chegar ao objetivo da pesquisa, os trabalhos publicados no período citado acima, foram classificados de acordo com seu eixo temático. Ao todo, foram identificados 27 eixos temáticos, sendo a maior parte dos trabalhos inseridos no eixo intitulado educação ambiental crítica. Dessa forma privilegiou-se a análise do mesmo. O referencial teórico foi construído a partir do trabalho de Henrique Leff. A metodologia utilizada na presente análise foi construída a partir das proposições de L. Bardin, tratando-se portando de uma análise qualitativa construída por meio da análise de conteúdo. Quanto aos resultados foi possível notar que os artigos analisados se apresentam de maneira crítica segundo as categorias de análise que foram utilizadas bem como a compatibilidade do referencial teórico adotado. Os artigos se mostraram coerentes não havendo contradições em seus discursos proferidos. Entretanto algumas limitações na produção intelectual investigada puderam ser identificadas. Dentre essas limitações podemos destacar a falta de diálogo com os clássicos do campo da educação ambiental, bem como a falta de profundidade nas discussões de alguns conceitos.[en] This study aimed to analyze the penetration of critical environmental education in articles published in ANPEd – National Association of Graduate Studies and Research in Education – in the period between 2005 and 2013. To reach the goal of the research work published in the period cited above were classified according to its theme axis. In all, 27 themes were identified, most of the works entered in the axis entitled critical environmental education. Thus it focused on the analysis of it. The theoretical framework was built from the Henry Leff work. The methodology used in this analysis was built from the propositions of Bardin, in the case of carrying a qualitative analysis built through content analysis. As for the results it was noticeable that the articles analyzed are presented critically by category of analysis that were used as well as the compatibility of the theoretical framework adopted. Articles proved consistent with no contradictions in their speeches. However some limitations in intellectual production investigated could be identified. Among these limitations we can highlight the lack of dialogue with the classics of the environmental education field as well as the lack of depth in discussions of concepts.MAXWELLRALPH INGS BANNELLANA CAROLINA BRASIL DE OLIVEIRA2016-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25775@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25775@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25775porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-24T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25775Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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