CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de educação popular (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24854 |
Resumo: | O presente texto analisa a produção acadêmica da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) em relação à concepção de educação presente no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Desenvolveu-se uma pesquisa documental, na qual foram avaliados materiais do sítio do Movimento, o Dossiê MST Escola e a pesquisa de cinco Grupos de Trabalho (GT) da ANPED de 2000-2010, envolvendo uma análise de 923 trabalhos, dos quais 17 foram selecionados, com base nos resumos dos artigos que tratavam da temática educação no MST. A concepção de educação popular do movimento sustenta-se no referencial freireano e na diferença de classes como fator de exclusão dos sujeitos das classes populares. Os artigos desvelaram o processo dialético na relação intrínseca entre a concepção de mundo, homem e educação. Os princípios filosóficos e pedagógicos estiveram presentes naqueles que consideraram a educação como um terreno de lutas para a transformação social. Identificamos, ainda, propostas pautadas no humanismo e no socialismo, em que estão valorizados o coletivo, a partilha e a justiça social. Todas as publicações, por fim, apontaram para conceitos-chave das relações estabelecidas, como a dialogicidade, a participação ativa dos estudantes, a construção coletiva, a gestão compartilhada, o processo de formação ético-política e a reflexão-ação crítica para a transformação social. |
id |
UFU-13_7f081b58c2fef7d19a1157cd3df9b0df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24854 |
network_acronym_str |
UFU-13 |
network_name_str |
Revista de educação popular (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPEDEducação PopularMSTANPEDO presente texto analisa a produção acadêmica da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) em relação à concepção de educação presente no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Desenvolveu-se uma pesquisa documental, na qual foram avaliados materiais do sítio do Movimento, o Dossiê MST Escola e a pesquisa de cinco Grupos de Trabalho (GT) da ANPED de 2000-2010, envolvendo uma análise de 923 trabalhos, dos quais 17 foram selecionados, com base nos resumos dos artigos que tratavam da temática educação no MST. A concepção de educação popular do movimento sustenta-se no referencial freireano e na diferença de classes como fator de exclusão dos sujeitos das classes populares. Os artigos desvelaram o processo dialético na relação intrínseca entre a concepção de mundo, homem e educação. Os princípios filosóficos e pedagógicos estiveram presentes naqueles que consideraram a educação como um terreno de lutas para a transformação social. Identificamos, ainda, propostas pautadas no humanismo e no socialismo, em que estão valorizados o coletivo, a partilha e a justiça social. Todas as publicações, por fim, apontaram para conceitos-chave das relações estabelecidas, como a dialogicidade, a participação ativa dos estudantes, a construção coletiva, a gestão compartilhada, o processo de formação ético-política e a reflexão-ação crítica para a transformação social.Universidade Federal de Uberlândia2014-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2485410.14393/rep-v13n12014-art03Revista de Educação Popular; v. 13 n. 1 (2014): Revista de Educação Popular; 36-521982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24854/14613https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Clarice Carolina Ortiz deRichter, Leonice MatildeMendes, Rafael MartinsFerreira, Sirlei Aparecida Martins2023-03-29T18:03:14Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24854Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T18:03:14Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED |
title |
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED |
spellingShingle |
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED Camargo, Clarice Carolina Ortiz de Educação Popular MST ANPED |
title_short |
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED |
title_full |
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED |
title_fullStr |
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED |
title_sort |
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED |
author |
Camargo, Clarice Carolina Ortiz de |
author_facet |
Camargo, Clarice Carolina Ortiz de Richter, Leonice Matilde Mendes, Rafael Martins Ferreira, Sirlei Aparecida Martins |
author_role |
author |
author2 |
Richter, Leonice Matilde Mendes, Rafael Martins Ferreira, Sirlei Aparecida Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Clarice Carolina Ortiz de Richter, Leonice Matilde Mendes, Rafael Martins Ferreira, Sirlei Aparecida Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Popular MST ANPED |
topic |
Educação Popular MST ANPED |
description |
O presente texto analisa a produção acadêmica da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) em relação à concepção de educação presente no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Desenvolveu-se uma pesquisa documental, na qual foram avaliados materiais do sítio do Movimento, o Dossiê MST Escola e a pesquisa de cinco Grupos de Trabalho (GT) da ANPED de 2000-2010, envolvendo uma análise de 923 trabalhos, dos quais 17 foram selecionados, com base nos resumos dos artigos que tratavam da temática educação no MST. A concepção de educação popular do movimento sustenta-se no referencial freireano e na diferença de classes como fator de exclusão dos sujeitos das classes populares. Os artigos desvelaram o processo dialético na relação intrínseca entre a concepção de mundo, homem e educação. Os princípios filosóficos e pedagógicos estiveram presentes naqueles que consideraram a educação como um terreno de lutas para a transformação social. Identificamos, ainda, propostas pautadas no humanismo e no socialismo, em que estão valorizados o coletivo, a partilha e a justiça social. Todas as publicações, por fim, apontaram para conceitos-chave das relações estabelecidas, como a dialogicidade, a participação ativa dos estudantes, a construção coletiva, a gestão compartilhada, o processo de formação ético-política e a reflexão-ação crítica para a transformação social. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24854 10.14393/rep-v13n12014-art03 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24854 |
identifier_str_mv |
10.14393/rep-v13n12014-art03 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24854/14613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Popular; v. 13 n. 1 (2014): Revista de Educação Popular; 36-52 1982-7660 1678-5622 reponame:Revista de educação popular (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista de educação popular (Online) |
collection |
Revista de educação popular (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br |
_version_ |
1797068897384398848 |