CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Clarice Carolina Ortiz de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Richter, Leonice Matilde, Mendes, Rafael Martins, Ferreira, Sirlei Aparecida Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24854
Resumo: O presente texto analisa a produção acadêmica da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) em relação à concepção de educação presente no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Desenvolveu-se uma pesquisa documental, na qual foram avaliados materiais do sítio do Movimento, o Dossiê MST Escola e a pesquisa de cinco Grupos de Trabalho (GT) da ANPED de 2000-2010, envolvendo uma análise de 923 trabalhos, dos quais 17 foram selecionados, com base nos resumos dos artigos que tratavam da temática educação no MST. A concepção de educação popular do movimento sustenta-se no referencial freireano e na diferença de classes como fator de exclusão dos sujeitos das classes populares. Os artigos desvelaram o processo dialético na relação intrínseca entre a concepção de mundo, homem e educação. Os princípios filosóficos e pedagógicos estiveram presentes naqueles que consideraram a educação como um terreno de lutas para a transformação social. Identificamos, ainda, propostas pautadas no humanismo e no socialismo, em que estão valorizados o coletivo, a partilha e a justiça social. Todas as publicações, por fim, apontaram para conceitos-chave das relações estabelecidas, como a dialogicidade, a participação ativa dos estudantes, a construção coletiva, a gestão compartilhada, o processo de formação ético-política e a reflexão-ação crítica para a transformação social.
id UFU-13_7f081b58c2fef7d19a1157cd3df9b0df
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24854
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPEDEducação PopularMSTANPEDO presente texto analisa a produção acadêmica da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) em relação à concepção de educação presente no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Desenvolveu-se uma pesquisa documental, na qual foram avaliados materiais do sítio do Movimento, o Dossiê MST Escola e a pesquisa de cinco Grupos de Trabalho (GT) da ANPED de 2000-2010, envolvendo uma análise de 923 trabalhos, dos quais 17 foram selecionados, com base nos resumos dos artigos que tratavam da temática educação no MST. A concepção de educação popular do movimento sustenta-se no referencial freireano e na diferença de classes como fator de exclusão dos sujeitos das classes populares. Os artigos desvelaram o processo dialético na relação intrínseca entre a concepção de mundo, homem e educação. Os princípios filosóficos e pedagógicos estiveram presentes naqueles que consideraram a educação como um terreno de lutas para a transformação social. Identificamos, ainda, propostas pautadas no humanismo e no socialismo, em que estão valorizados o coletivo, a partilha e a justiça social. Todas as publicações, por fim, apontaram para conceitos-chave das relações estabelecidas, como a dialogicidade, a participação ativa dos estudantes, a construção coletiva, a gestão compartilhada, o processo de formação ético-política e a reflexão-ação crítica para a transformação social.Universidade Federal de Uberlândia2014-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2485410.14393/rep-v13n12014-art03Revista de Educação Popular; v. 13 n. 1 (2014): Revista de Educação Popular; 36-521982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24854/14613https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Clarice Carolina Ortiz deRichter, Leonice MatildeMendes, Rafael MartinsFerreira, Sirlei Aparecida Martins2023-03-29T18:03:14Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24854Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T18:03:14Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED
title CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED
spellingShingle CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED
Camargo, Clarice Carolina Ortiz de
Educação Popular
MST
ANPED
title_short CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED
title_full CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED
title_fullStr CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED
title_full_unstemmed CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED
title_sort CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO MST: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ANPED
author Camargo, Clarice Carolina Ortiz de
author_facet Camargo, Clarice Carolina Ortiz de
Richter, Leonice Matilde
Mendes, Rafael Martins
Ferreira, Sirlei Aparecida Martins
author_role author
author2 Richter, Leonice Matilde
Mendes, Rafael Martins
Ferreira, Sirlei Aparecida Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Clarice Carolina Ortiz de
Richter, Leonice Matilde
Mendes, Rafael Martins
Ferreira, Sirlei Aparecida Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Popular
MST
ANPED
topic Educação Popular
MST
ANPED
description O presente texto analisa a produção acadêmica da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) em relação à concepção de educação presente no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Desenvolveu-se uma pesquisa documental, na qual foram avaliados materiais do sítio do Movimento, o Dossiê MST Escola e a pesquisa de cinco Grupos de Trabalho (GT) da ANPED de 2000-2010, envolvendo uma análise de 923 trabalhos, dos quais 17 foram selecionados, com base nos resumos dos artigos que tratavam da temática educação no MST. A concepção de educação popular do movimento sustenta-se no referencial freireano e na diferença de classes como fator de exclusão dos sujeitos das classes populares. Os artigos desvelaram o processo dialético na relação intrínseca entre a concepção de mundo, homem e educação. Os princípios filosóficos e pedagógicos estiveram presentes naqueles que consideraram a educação como um terreno de lutas para a transformação social. Identificamos, ainda, propostas pautadas no humanismo e no socialismo, em que estão valorizados o coletivo, a partilha e a justiça social. Todas as publicações, por fim, apontaram para conceitos-chave das relações estabelecidas, como a dialogicidade, a participação ativa dos estudantes, a construção coletiva, a gestão compartilhada, o processo de formação ético-política e a reflexão-ação crítica para a transformação social.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24854
10.14393/rep-v13n12014-art03
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24854
identifier_str_mv 10.14393/rep-v13n12014-art03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24854/14613
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 13 n. 1 (2014): Revista de Educação Popular; 36-52
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897384398848