[pt] NENHUM DE VOCÊS O CONHECE BEM: A ATOPIA SOCRÁTICA E SEUS ELEMENTOS ERÓTICOS E DIONISÍACOS NO BANQUETE DE PLATÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46643&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46643&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46643 |
Resumo: | [pt] Esta tese parte de uma provocação enunciada pela personagem Alcibíades em seu discurso no diálogo Banquete de Platão: Nenhum de vocês o conhece bem. Esta frase versa a respeito da ininteligibilidade e consequente incomparabilidade de Sócrates, identificada pelo simposiasta como atopía, um não-lugar. Partindo, então, deste termo, buscamos aqui analisar as pistas que a personagem que discursa sobre o filósofo apresenta acerca dele, correlacionandoas a outras que ocorrem na obra platônica em geral e que consolidam a atopia de Sócrates. Assim, desenvolvemos uma análise de Sócrates enquanto um ser atópico tanto em sua fisionomia, como em seu comportamento e palavras, sendo estas três áreas da vida do filósofo o que chamamos nesta tese de eixos, bases metodológicas segundo as quais desenvolveremos a análise da sua atopia. Como fio condutor principal de todos estes eixos, teremos a presença central das figuras divinas de Eros e Dioniso, ambas apresentadas no Banquete como sendo os principais referenciais a partir dos quais Sócrates viverá a sua atopia. No campo de Eros, analisaremos o fundamento da narrativa de Diotima acerca deste deus, com seu caráter intermediário e daimônico, que será associado a Sócrates de forma evidente na fala da sacerdotisa de Mantineia. Já quanto ao aspecto dionisíaco, ele surgirá permeando todo o diálogo, mas será encontrado, em especial, na figura dos sátiros e silenos, seres mitológicos do círculo dionisíaco que serão associados a Sócrates por Alcibíades. Postulamos, assim, como tese central deste trabalho, que Sócrates é atópos porque a sua filosofia será um exercício integrado de seu corpo, de seus atos e de suas palavras, como partes de seu ser erótico e dionisíaco. |
id |
PUC_RIO-1_cb96ac3e95e9e4a2fd0ce7a32eea29d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:46643 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] NENHUM DE VOCÊS O CONHECE BEM: A ATOPIA SOCRÁTICA E SEUS ELEMENTOS ERÓTICOS E DIONISÍACOS NO BANQUETE DE PLATÃO[en] NONE OF YOU KNOW HIM WELL: THE SOCRATIC ATOPY AND THE EROTICS AND DIONYSIAC ELEMENTS IN THE PLATO S SYMPOSIUM[pt] PLATAO[pt] ATOPIA[pt] DIONISO[pt] BANQUETE[pt] SOCRATES[pt] EROS[en] PLATO[en] ATOPY[en] DIONYSIUS[en] SYMPOSIUM[en] SOCRATES[en] EROS[pt] Esta tese parte de uma provocação enunciada pela personagem Alcibíades em seu discurso no diálogo Banquete de Platão: Nenhum de vocês o conhece bem. Esta frase versa a respeito da ininteligibilidade e consequente incomparabilidade de Sócrates, identificada pelo simposiasta como atopía, um não-lugar. Partindo, então, deste termo, buscamos aqui analisar as pistas que a personagem que discursa sobre o filósofo apresenta acerca dele, correlacionandoas a outras que ocorrem na obra platônica em geral e que consolidam a atopia de Sócrates. Assim, desenvolvemos uma análise de Sócrates enquanto um ser atópico tanto em sua fisionomia, como em seu comportamento e palavras, sendo estas três áreas da vida do filósofo o que chamamos nesta tese de eixos, bases metodológicas segundo as quais desenvolveremos a análise da sua atopia. Como fio condutor principal de todos estes eixos, teremos a presença central das figuras divinas de Eros e Dioniso, ambas apresentadas no Banquete como sendo os principais referenciais a partir dos quais Sócrates viverá a sua atopia. No campo de Eros, analisaremos o fundamento da narrativa de Diotima acerca deste deus, com seu caráter intermediário e daimônico, que será associado a Sócrates de forma evidente na fala da sacerdotisa de Mantineia. Já quanto ao aspecto dionisíaco, ele surgirá permeando todo o diálogo, mas será encontrado, em especial, na figura dos sátiros e silenos, seres mitológicos do círculo dionisíaco que serão associados a Sócrates por Alcibíades. Postulamos, assim, como tese central deste trabalho, que Sócrates é atópos porque a sua filosofia será um exercício integrado de seu corpo, de seus atos e de suas palavras, como partes de seu ser erótico e dionisíaco.[en] This thesis is part of a provocation enunciated by the character Alcibiades in his speech in Plato s Symposium dialogue: None of you know him well. This phrase concerns the unintelligibility and consequent incomparability of Socrates, identified by the symposiasta as atopy, a non-place. Beginning from this term, we reach to analyze the clues that the character speeches about the philosopher presents about him, correlating them to others, that occurs in the Platonic piece in general and that consolidates the atopy of Socrates. Thus, we developed an analysis of Socrates as an atopic being both in his physiognomy as in his behavior and words, these three areas of the philosopher s life being what we call this thesis of axes, methodological bases according to which we ll develop the analysis of his atopy. As the main thread of all these axes, we will have the central presence of the divine figures of Eros and Dionysus, both presented at the Symposium as the main references from which Socrates will live his atopy. In Eros field, we will analyze the foundation of Diotima s narrative about this god, with his intermediate and daimonic character, which will be associated with Socrates in an evident way in the speech of the priestess of Mantineia. In the matter of the Dionysian aspect, it will appear permeating the whole dialogue, but will be found, in particular, in the figure of the satyrs and silenos, mythological beings of the Dionysian circle that will be associated with Socrates by Alcibiades. We postulate, therefore, as the central thesis of this work, that Socrates is atomic because his philosophy will be an integrated exercise of his body, his acts and his words, as parts of his erotic and Dionysian being.MAXWELLLUISA SEVERO BUARQUE DE HOLANDAANDRÉ MIRANDA DECOTELLI DA SILVA2020-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46643&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46643&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46643porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:46643Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] NENHUM DE VOCÊS O CONHECE BEM: A ATOPIA SOCRÁTICA E SEUS ELEMENTOS ERÓTICOS E DIONISÍACOS NO BANQUETE DE PLATÃO [en] NONE OF YOU KNOW HIM WELL: THE SOCRATIC ATOPY AND THE EROTICS AND DIONYSIAC ELEMENTS IN THE PLATO S SYMPOSIUM |
title |
[pt] NENHUM DE VOCÊS O CONHECE BEM: A ATOPIA SOCRÁTICA E SEUS ELEMENTOS ERÓTICOS E DIONISÍACOS NO BANQUETE DE PLATÃO |
spellingShingle |
[pt] NENHUM DE VOCÊS O CONHECE BEM: A ATOPIA SOCRÁTICA E SEUS ELEMENTOS ERÓTICOS E DIONISÍACOS NO BANQUETE DE PLATÃO ANDRÉ MIRANDA DECOTELLI DA SILVA [pt] PLATAO [pt] ATOPIA [pt] DIONISO [pt] BANQUETE [pt] SOCRATES [pt] EROS [en] PLATO [en] ATOPY [en] DIONYSIUS [en] SYMPOSIUM [en] SOCRATES [en] EROS |
title_short |
[pt] NENHUM DE VOCÊS O CONHECE BEM: A ATOPIA SOCRÁTICA E SEUS ELEMENTOS ERÓTICOS E DIONISÍACOS NO BANQUETE DE PLATÃO |
title_full |
[pt] NENHUM DE VOCÊS O CONHECE BEM: A ATOPIA SOCRÁTICA E SEUS ELEMENTOS ERÓTICOS E DIONISÍACOS NO BANQUETE DE PLATÃO |
title_fullStr |
[pt] NENHUM DE VOCÊS O CONHECE BEM: A ATOPIA SOCRÁTICA E SEUS ELEMENTOS ERÓTICOS E DIONISÍACOS NO BANQUETE DE PLATÃO |
title_full_unstemmed |
[pt] NENHUM DE VOCÊS O CONHECE BEM: A ATOPIA SOCRÁTICA E SEUS ELEMENTOS ERÓTICOS E DIONISÍACOS NO BANQUETE DE PLATÃO |
title_sort |
[pt] NENHUM DE VOCÊS O CONHECE BEM: A ATOPIA SOCRÁTICA E SEUS ELEMENTOS ERÓTICOS E DIONISÍACOS NO BANQUETE DE PLATÃO |
author |
ANDRÉ MIRANDA DECOTELLI DA SILVA |
author_facet |
ANDRÉ MIRANDA DECOTELLI DA SILVA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LUISA SEVERO BUARQUE DE HOLANDA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRÉ MIRANDA DECOTELLI DA SILVA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] PLATAO [pt] ATOPIA [pt] DIONISO [pt] BANQUETE [pt] SOCRATES [pt] EROS [en] PLATO [en] ATOPY [en] DIONYSIUS [en] SYMPOSIUM [en] SOCRATES [en] EROS |
topic |
[pt] PLATAO [pt] ATOPIA [pt] DIONISO [pt] BANQUETE [pt] SOCRATES [pt] EROS [en] PLATO [en] ATOPY [en] DIONYSIUS [en] SYMPOSIUM [en] SOCRATES [en] EROS |
description |
[pt] Esta tese parte de uma provocação enunciada pela personagem Alcibíades em seu discurso no diálogo Banquete de Platão: Nenhum de vocês o conhece bem. Esta frase versa a respeito da ininteligibilidade e consequente incomparabilidade de Sócrates, identificada pelo simposiasta como atopía, um não-lugar. Partindo, então, deste termo, buscamos aqui analisar as pistas que a personagem que discursa sobre o filósofo apresenta acerca dele, correlacionandoas a outras que ocorrem na obra platônica em geral e que consolidam a atopia de Sócrates. Assim, desenvolvemos uma análise de Sócrates enquanto um ser atópico tanto em sua fisionomia, como em seu comportamento e palavras, sendo estas três áreas da vida do filósofo o que chamamos nesta tese de eixos, bases metodológicas segundo as quais desenvolveremos a análise da sua atopia. Como fio condutor principal de todos estes eixos, teremos a presença central das figuras divinas de Eros e Dioniso, ambas apresentadas no Banquete como sendo os principais referenciais a partir dos quais Sócrates viverá a sua atopia. No campo de Eros, analisaremos o fundamento da narrativa de Diotima acerca deste deus, com seu caráter intermediário e daimônico, que será associado a Sócrates de forma evidente na fala da sacerdotisa de Mantineia. Já quanto ao aspecto dionisíaco, ele surgirá permeando todo o diálogo, mas será encontrado, em especial, na figura dos sátiros e silenos, seres mitológicos do círculo dionisíaco que serão associados a Sócrates por Alcibíades. Postulamos, assim, como tese central deste trabalho, que Sócrates é atópos porque a sua filosofia será um exercício integrado de seu corpo, de seus atos e de suas palavras, como partes de seu ser erótico e dionisíaco. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46643&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46643&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46643 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46643&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46643&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821790170697957376 |