[en] DEDICATION, FRUSTRATION, SUCCESS, DOUBTS: THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES THROUGH THE PATHS OF TEACHERS OF ENGLISH
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12650 |
Resumo: | [pt] Este estudo discute o processo social de (re)configuração das identidades profissionais de professores de inglês como língua estrangeira analisando narrativas que emergem em entrevistas de pesquisa. Para tal foram entrevistados quatro professores individualmente. A análise se volta para a (re)criação das trajetórias profissionais e de estudo de cada um dos entrevistados, discutindo o caminho seguido por eles até o presente momento, assim como possíveis futuros projetos de atuação profissional. Os sentidos construídos são interpretados a partir dos estudos da Sociolingüística Interacional e levando em consideração sua inserção na cena contemporânea. Veremos como essa funciona na (re)configuração das relações de trabalho, na produção de discurso e no processo constante de (re)construção das identidades. São analisadas a co-construção de narrativas e explicações na articulação de suas trajetórias profissionais, de seus percursos nos estudos, de seus futuros projetos assim como de suas identidades profissionais. As trajetórias e projetos são analisados com base na observação da construção do ponto das narrativas, das avaliações realizadas, do desenvolvimento das explicações, da criação de relações de coerência. No caso dos dois primeiros professores entrevistados, os projetos envolvem desenvolver e aperfeiçoar a formação acadêmica para dar continuidade ao exercício do magistério, vencendo os desafios encontrados; já para as duas outras professoras entrevistadas há um desejo, permeado por dúvidas, de desenvolver projetos que acarretem mudanças em sua atuação profissional. A caracterização e a função das narrativas, as crenças dos professores acerca de sua atuação e de sua valorização social ou falta dela e a constituição da profissão de professor de inglês, bem como o desenvolvimento de suas carreiras e algumas particularidades do ensino de inglês são discutidas, considerando a atualidade. Nesse contexto emergem tantas formas novas de ser profissional, e constantes reconfigurações, escolhas, mudanças, novos caminhos, novas realidades e reconstituições identitárias. |
id |
PUC_RIO-1_cbe86a71b4030ffe96509d5f566b5b53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:12650 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] DEDICATION, FRUSTRATION, SUCCESS, DOUBTS: THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES THROUGH THE PATHS OF TEACHERS OF ENGLISH[pt] DEDICAÇÃO, FRUSTRAÇÃO, SUCESSO, DÚVIDAS: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES DE INGLÊS[pt] TRABALHO[pt] CARREIRA[pt] PROJETO[en] IDENTITY[en] CAREER[en] PROJECT[en] WORK[pt] Este estudo discute o processo social de (re)configuração das identidades profissionais de professores de inglês como língua estrangeira analisando narrativas que emergem em entrevistas de pesquisa. Para tal foram entrevistados quatro professores individualmente. A análise se volta para a (re)criação das trajetórias profissionais e de estudo de cada um dos entrevistados, discutindo o caminho seguido por eles até o presente momento, assim como possíveis futuros projetos de atuação profissional. Os sentidos construídos são interpretados a partir dos estudos da Sociolingüística Interacional e levando em consideração sua inserção na cena contemporânea. Veremos como essa funciona na (re)configuração das relações de trabalho, na produção de discurso e no processo constante de (re)construção das identidades. São analisadas a co-construção de narrativas e explicações na articulação de suas trajetórias profissionais, de seus percursos nos estudos, de seus futuros projetos assim como de suas identidades profissionais. As trajetórias e projetos são analisados com base na observação da construção do ponto das narrativas, das avaliações realizadas, do desenvolvimento das explicações, da criação de relações de coerência. No caso dos dois primeiros professores entrevistados, os projetos envolvem desenvolver e aperfeiçoar a formação acadêmica para dar continuidade ao exercício do magistério, vencendo os desafios encontrados; já para as duas outras professoras entrevistadas há um desejo, permeado por dúvidas, de desenvolver projetos que acarretem mudanças em sua atuação profissional. A caracterização e a função das narrativas, as crenças dos professores acerca de sua atuação e de sua valorização social ou falta dela e a constituição da profissão de professor de inglês, bem como o desenvolvimento de suas carreiras e algumas particularidades do ensino de inglês são discutidas, considerando a atualidade. Nesse contexto emergem tantas formas novas de ser profissional, e constantes reconfigurações, escolhas, mudanças, novos caminhos, novas realidades e reconstituições identitárias.[en] This study discusses the social process of reconfiguration of professional identities of teachers of English as a foreign language through the analysis of narratives elicited during research interviews. For this research project I interviewed four teachers individually. The analysis is carried on envisioning the re-creation of the professional and the academic paths the teachers have followed until now and also their possible professional future projects. The constructed meanings are interpreted according to the studies of Interactional Sociolinguistics and are situated in the contemporary scene. This scene will be contemplated based on its influence on the reconfiguration of work relations, on the production of discourse and on the constant process of reshaping and reconstructing identities. The analysis focuses on the co-construction of narratives and explanations, in order to redefine professional and academic paths, future projects and professional identities. The trajectories and projects are analyzed based on the observation of the elaboration of the central point of the narratives, on the evaluations proposed, on the development of explanations, on the creation of coherence relations. Projects these that involve a continuous dedication to the teaching profession, in spite of all its problems, for the first two teachers interviewed; while presenting doubts and probable professional changes for the other two teachers. The characterization and function of narratives, teachers´ beliefs concerning their professional acting and the social value given to it or not, the making of teaching as a profession, as much as the development of their careers and some particular traces of English teaching are discussed, taking into consideration the contemporary scenario. In this context emerge new ways of being a professional, facilitating new choices, changes, paths, realities and identity reconfigurations.MAXWELLLILIANA CABRAL BASTOSANA TEREZA VIEIRA MACHADO ROLLEMBERG2008-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12650porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12650Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] DEDICATION, FRUSTRATION, SUCCESS, DOUBTS: THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES THROUGH THE PATHS OF TEACHERS OF ENGLISH [pt] DEDICAÇÃO, FRUSTRAÇÃO, SUCESSO, DÚVIDAS: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES DE INGLÊS |
title |
[en] DEDICATION, FRUSTRATION, SUCCESS, DOUBTS: THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES THROUGH THE PATHS OF TEACHERS OF ENGLISH |
spellingShingle |
[en] DEDICATION, FRUSTRATION, SUCCESS, DOUBTS: THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES THROUGH THE PATHS OF TEACHERS OF ENGLISH ANA TEREZA VIEIRA MACHADO ROLLEMBERG [pt] TRABALHO [pt] CARREIRA [pt] PROJETO [en] IDENTITY [en] CAREER [en] PROJECT [en] WORK |
title_short |
[en] DEDICATION, FRUSTRATION, SUCCESS, DOUBTS: THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES THROUGH THE PATHS OF TEACHERS OF ENGLISH |
title_full |
[en] DEDICATION, FRUSTRATION, SUCCESS, DOUBTS: THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES THROUGH THE PATHS OF TEACHERS OF ENGLISH |
title_fullStr |
[en] DEDICATION, FRUSTRATION, SUCCESS, DOUBTS: THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES THROUGH THE PATHS OF TEACHERS OF ENGLISH |
title_full_unstemmed |
[en] DEDICATION, FRUSTRATION, SUCCESS, DOUBTS: THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES THROUGH THE PATHS OF TEACHERS OF ENGLISH |
title_sort |
[en] DEDICATION, FRUSTRATION, SUCCESS, DOUBTS: THE CONSTRUCTION OF PROFESSIONAL IDENTITIES THROUGH THE PATHS OF TEACHERS OF ENGLISH |
author |
ANA TEREZA VIEIRA MACHADO ROLLEMBERG |
author_facet |
ANA TEREZA VIEIRA MACHADO ROLLEMBERG |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LILIANA CABRAL BASTOS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANA TEREZA VIEIRA MACHADO ROLLEMBERG |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] TRABALHO [pt] CARREIRA [pt] PROJETO [en] IDENTITY [en] CAREER [en] PROJECT [en] WORK |
topic |
[pt] TRABALHO [pt] CARREIRA [pt] PROJETO [en] IDENTITY [en] CAREER [en] PROJECT [en] WORK |
description |
[pt] Este estudo discute o processo social de (re)configuração das identidades profissionais de professores de inglês como língua estrangeira analisando narrativas que emergem em entrevistas de pesquisa. Para tal foram entrevistados quatro professores individualmente. A análise se volta para a (re)criação das trajetórias profissionais e de estudo de cada um dos entrevistados, discutindo o caminho seguido por eles até o presente momento, assim como possíveis futuros projetos de atuação profissional. Os sentidos construídos são interpretados a partir dos estudos da Sociolingüística Interacional e levando em consideração sua inserção na cena contemporânea. Veremos como essa funciona na (re)configuração das relações de trabalho, na produção de discurso e no processo constante de (re)construção das identidades. São analisadas a co-construção de narrativas e explicações na articulação de suas trajetórias profissionais, de seus percursos nos estudos, de seus futuros projetos assim como de suas identidades profissionais. As trajetórias e projetos são analisados com base na observação da construção do ponto das narrativas, das avaliações realizadas, do desenvolvimento das explicações, da criação de relações de coerência. No caso dos dois primeiros professores entrevistados, os projetos envolvem desenvolver e aperfeiçoar a formação acadêmica para dar continuidade ao exercício do magistério, vencendo os desafios encontrados; já para as duas outras professoras entrevistadas há um desejo, permeado por dúvidas, de desenvolver projetos que acarretem mudanças em sua atuação profissional. A caracterização e a função das narrativas, as crenças dos professores acerca de sua atuação e de sua valorização social ou falta dela e a constituição da profissão de professor de inglês, bem como o desenvolvimento de suas carreiras e algumas particularidades do ensino de inglês são discutidas, considerando a atualidade. Nesse contexto emergem tantas formas novas de ser profissional, e constantes reconfigurações, escolhas, mudanças, novos caminhos, novas realidades e reconstituições identitárias. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12650 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822570439999488 |