[en] ART & NATURE: PHILOSOPHICAL INTEGRATED CIRCUITS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ADRIANA MARIA RAPOSO ITALO
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5262@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5262@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5262
Resumo: [pt] Minha pesquisa tem por objetivo examinar a suposta distinção entre arte e natureza no interior de uma análise crítica da chamada crise de fundamentos. Isto é, a crise do projeto fundacionista moderno, a rejeição pós-moderna à metafísica em geral e à idéia de fundamento em particular, suas relações com as rupturas impostas pelas novas tecnologias e suas conseqüências na visão de mundo e de humanidade. Arte e natureza não constituem domínios fundamentalmente distintos, ou ainda, não há heterogeneidade ontológica entre aquilo que se faz por si mesmo (natureza) e aquilo que se fabrica (arte). Com efeito, a enorme dificuldade em determinar e definir precisamente a realidade designada pelo termo natureza levou ao reconhecimento de que a eficácia da idéia de natureza é proporcional à sua imprecisão. A quebra do Tabu do Natural, isto é, a suspensão da crença de que nada do que é tecnicamente fabricado pode igualar-se à essência dos trabalhos da natureza, significou um convite à reavaliação das fronteiras entre natural e artificial. Do cálculo ao algoritmo, e destes às tecnologias da informação e biotecnologias, metáforas transformaram-se em máquinas e ferramentas, e máquinas em potentes metáforas cujo valor heurístico apresenta-se, em última instância, na indiscernibilidade entre natureza e cultura. A tecnologia contemporânea revela e disponibiliza a realidade como artefato. Isto é, como arte e fato. Ars gratia artis.
id PUC_RIO-1_cda47af35c5a42f65bae51925a1c374c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:5262
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] ART & NATURE: PHILOSOPHICAL INTEGRATED CIRCUITS[pt] ARTE E NATUREZA : CIRCUITOS FILOSÓFICOS INTEGRADOS[pt] ARTE[pt] NATURAL[pt] ARTIFICIAL[pt] NATUREZA[pt] TECNOLOGIA DA INFORMACAO-TI[en] ART[en] NATURAL[en] ARTIFICIAL[en] NATURE[en] INFORMATION TECHNOLOGY-IT[pt] Minha pesquisa tem por objetivo examinar a suposta distinção entre arte e natureza no interior de uma análise crítica da chamada crise de fundamentos. Isto é, a crise do projeto fundacionista moderno, a rejeição pós-moderna à metafísica em geral e à idéia de fundamento em particular, suas relações com as rupturas impostas pelas novas tecnologias e suas conseqüências na visão de mundo e de humanidade. Arte e natureza não constituem domínios fundamentalmente distintos, ou ainda, não há heterogeneidade ontológica entre aquilo que se faz por si mesmo (natureza) e aquilo que se fabrica (arte). Com efeito, a enorme dificuldade em determinar e definir precisamente a realidade designada pelo termo natureza levou ao reconhecimento de que a eficácia da idéia de natureza é proporcional à sua imprecisão. A quebra do Tabu do Natural, isto é, a suspensão da crença de que nada do que é tecnicamente fabricado pode igualar-se à essência dos trabalhos da natureza, significou um convite à reavaliação das fronteiras entre natural e artificial. Do cálculo ao algoritmo, e destes às tecnologias da informação e biotecnologias, metáforas transformaram-se em máquinas e ferramentas, e máquinas em potentes metáforas cujo valor heurístico apresenta-se, em última instância, na indiscernibilidade entre natureza e cultura. A tecnologia contemporânea revela e disponibiliza a realidade como artefato. Isto é, como arte e fato. Ars gratia artis.[en] The purpose of my research is to examine the presumed distinction between Art and Nature within a critical analysis of the so called crisis of foundations. I.e., the crisis of the foundationlist modern project, the post- modern rejection of metaphysics in general and of the idea of a foundation in particular, its relationships with the ruptures imposed by the new technologies and its consequences on the perception of the world and of humanity. Art and Nature do not constitute fundamentally different domains, or yet, there is no ontological heterogeneity between that which is self-made (Nature) and that which is manufactured (Art). In effect, the great difficulty in precisely determining and defining the reality referred to by the term nature has led to the acknowledgement of the fact that the efficacy of the idea of nature is proportional to its imprecision. The lifting up of the Taboo of the Natural, that is, the suspension in the belief that nothing which is technically manufactured can be put on a par to the essence of nature`s doings, was an invitation to a re-assessment of the frontiers between natural and artificial. From calculus to algorithms, and from these to information technology and biotechnology, metaphors transform themselves into machines and tools, and machines into powerful metaphors whose heuristic value lies, in last instance, in the indiscernibility between nature and culture. Contemporary technology reveals and makes reality available as an artifact - i.e. art and fact. Ars gratia artis.MAXWELLDANILO MARCONDES DE SOUZA FILHODANILO MARCONDES DE SOUZA FILHOADRIANA MARIA RAPOSO ITALO2004-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5262@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5262@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5262porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-23T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:5262Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-05-23T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] ART & NATURE: PHILOSOPHICAL INTEGRATED CIRCUITS
[pt] ARTE E NATUREZA : CIRCUITOS FILOSÓFICOS INTEGRADOS
title [en] ART & NATURE: PHILOSOPHICAL INTEGRATED CIRCUITS
spellingShingle [en] ART & NATURE: PHILOSOPHICAL INTEGRATED CIRCUITS
ADRIANA MARIA RAPOSO ITALO
[pt] ARTE
[pt] NATURAL
[pt] ARTIFICIAL
[pt] NATUREZA
[pt] TECNOLOGIA DA INFORMACAO-TI
[en] ART
[en] NATURAL
[en] ARTIFICIAL
[en] NATURE
[en] INFORMATION TECHNOLOGY-IT
title_short [en] ART & NATURE: PHILOSOPHICAL INTEGRATED CIRCUITS
title_full [en] ART & NATURE: PHILOSOPHICAL INTEGRATED CIRCUITS
title_fullStr [en] ART & NATURE: PHILOSOPHICAL INTEGRATED CIRCUITS
title_full_unstemmed [en] ART & NATURE: PHILOSOPHICAL INTEGRATED CIRCUITS
title_sort [en] ART & NATURE: PHILOSOPHICAL INTEGRATED CIRCUITS
author ADRIANA MARIA RAPOSO ITALO
author_facet ADRIANA MARIA RAPOSO ITALO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANILO MARCONDES DE SOUZA FILHO
DANILO MARCONDES DE SOUZA FILHO
dc.contributor.author.fl_str_mv ADRIANA MARIA RAPOSO ITALO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ARTE
[pt] NATURAL
[pt] ARTIFICIAL
[pt] NATUREZA
[pt] TECNOLOGIA DA INFORMACAO-TI
[en] ART
[en] NATURAL
[en] ARTIFICIAL
[en] NATURE
[en] INFORMATION TECHNOLOGY-IT
topic [pt] ARTE
[pt] NATURAL
[pt] ARTIFICIAL
[pt] NATUREZA
[pt] TECNOLOGIA DA INFORMACAO-TI
[en] ART
[en] NATURAL
[en] ARTIFICIAL
[en] NATURE
[en] INFORMATION TECHNOLOGY-IT
description [pt] Minha pesquisa tem por objetivo examinar a suposta distinção entre arte e natureza no interior de uma análise crítica da chamada crise de fundamentos. Isto é, a crise do projeto fundacionista moderno, a rejeição pós-moderna à metafísica em geral e à idéia de fundamento em particular, suas relações com as rupturas impostas pelas novas tecnologias e suas conseqüências na visão de mundo e de humanidade. Arte e natureza não constituem domínios fundamentalmente distintos, ou ainda, não há heterogeneidade ontológica entre aquilo que se faz por si mesmo (natureza) e aquilo que se fabrica (arte). Com efeito, a enorme dificuldade em determinar e definir precisamente a realidade designada pelo termo natureza levou ao reconhecimento de que a eficácia da idéia de natureza é proporcional à sua imprecisão. A quebra do Tabu do Natural, isto é, a suspensão da crença de que nada do que é tecnicamente fabricado pode igualar-se à essência dos trabalhos da natureza, significou um convite à reavaliação das fronteiras entre natural e artificial. Do cálculo ao algoritmo, e destes às tecnologias da informação e biotecnologias, metáforas transformaram-se em máquinas e ferramentas, e máquinas em potentes metáforas cujo valor heurístico apresenta-se, em última instância, na indiscernibilidade entre natureza e cultura. A tecnologia contemporânea revela e disponibiliza a realidade como artefato. Isto é, como arte e fato. Ars gratia artis.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5262@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5262@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5262
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5262@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5262@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822550323068928