CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@2 |
Resumo: | A tecnologia flex fuel foi desenvolvida pelo centro de pesquisas da Bosch do Brasil e lançado comercialmente no país em 2003. O conceito desse automóvel originou-se da possibilidade do carro utilizar como combustível álcool, gasolina ou qualquer proporção de mistura entre os dois em um mesmo tanque de combustível. Essa flexibilidade na escolha do combustível do carro flex fuel e a existência de incerteza com relação ao preço do álcool e da gasolina, agregam valor ao automóvel, pois o consumidor pode escolher o combustível mais barato toda vez que abastece o veículo. Este trabalho busca valorar essa vantagem do carro flex fuel em relação ao automóvel movido apenas à gasolina através da avaliação por Opções Reais, utilizando o Método de Simulação com Fluxos de Caixa Dinâmicos, e comparar as vantagens da Simulação de Monte Carlo em relação ao modelo de Árvore de Decisão Quadrinomial. Os resultados indicam que a opção inerente ao carro flex fuel é relevante para a decisão de adquirir um veiculo flex fuel e pode representar de 5% a 10% do seu valor. |
id |
PUC_RIO-1_ce8d12fc54eeb1a75641d98f8260112a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:10553 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAISFLEX FUEL CAR: A REAL OPTION VALUATION2007-03-12LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO06357520187lattes.cnpq.br/4445790203781215LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO06357520187lattes.cnpq.br/4445790203781215MARCO ANTONIO GUIMARAES DIASLUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAOMARCO ANTONIO GUIMARAES DIASFERNANDO NASCIMENTO DE OLIVEIRAFERNANDO NASCIMENTO DE OLIVEIRA09521025794MARIANA DE LEMOS ALVESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRA tecnologia flex fuel foi desenvolvida pelo centro de pesquisas da Bosch do Brasil e lançado comercialmente no país em 2003. O conceito desse automóvel originou-se da possibilidade do carro utilizar como combustível álcool, gasolina ou qualquer proporção de mistura entre os dois em um mesmo tanque de combustível. Essa flexibilidade na escolha do combustível do carro flex fuel e a existência de incerteza com relação ao preço do álcool e da gasolina, agregam valor ao automóvel, pois o consumidor pode escolher o combustível mais barato toda vez que abastece o veículo. Este trabalho busca valorar essa vantagem do carro flex fuel em relação ao automóvel movido apenas à gasolina através da avaliação por Opções Reais, utilizando o Método de Simulação com Fluxos de Caixa Dinâmicos, e comparar as vantagens da Simulação de Monte Carlo em relação ao modelo de Árvore de Decisão Quadrinomial. Os resultados indicam que a opção inerente ao carro flex fuel é relevante para a decisão de adquirir um veiculo flex fuel e pode representar de 5% a 10% do seu valor.The flex fuel car technology was developed by the Bosch Research Center in Brazil, and the firs model was launched in the market in 2003. The concept of flex fuel automobile derived from the possibility of using ethanol, gas or any proportion of this mixture in a fuel tank. The fuel flexibility and its price volatility add value to the vehicle because the consumer has the option to choose the cheapest fuel each time he needs it. We perform the valuation of the flex fuel automobile using Real Options Approach to Dynamic Cash Flow Simulation. The results show that the value of the flex fuel option is significant and can represent from 5% to 10% of the price of the automobile. We also compare this method to the quadrinomial decision tree model and show that while both provide similar results, the simulation method is similar and less computationally intensive.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:55:23Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10553Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
FLEX FUEL CAR: A REAL OPTION VALUATION |
title |
CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS |
spellingShingle |
CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS MARIANA DE LEMOS ALVES |
title_short |
CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS |
title_full |
CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS |
title_fullStr |
CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS |
title_full_unstemmed |
CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS |
title_sort |
CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
MARIANA DE LEMOS ALVES |
author_facet |
MARIANA DE LEMOS ALVES |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
06357520187 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
06357520187 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4445790203781215 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4445790203781215 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
FERNANDO NASCIMENTO DE OLIVEIRA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
FERNANDO NASCIMENTO DE OLIVEIRA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
09521025794 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARIANA DE LEMOS ALVES |
contributor_str_mv |
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS FERNANDO NASCIMENTO DE OLIVEIRA FERNANDO NASCIMENTO DE OLIVEIRA |
description |
A tecnologia flex fuel foi desenvolvida pelo centro de pesquisas da Bosch do Brasil e lançado comercialmente no país em 2003. O conceito desse automóvel originou-se da possibilidade do carro utilizar como combustível álcool, gasolina ou qualquer proporção de mistura entre os dois em um mesmo tanque de combustível. Essa flexibilidade na escolha do combustível do carro flex fuel e a existência de incerteza com relação ao preço do álcool e da gasolina, agregam valor ao automóvel, pois o consumidor pode escolher o combustível mais barato toda vez que abastece o veículo. Este trabalho busca valorar essa vantagem do carro flex fuel em relação ao automóvel movido apenas à gasolina através da avaliação por Opções Reais, utilizando o Método de Simulação com Fluxos de Caixa Dinâmicos, e comparar as vantagens da Simulação de Monte Carlo em relação ao modelo de Árvore de Decisão Quadrinomial. Os resultados indicam que a opção inerente ao carro flex fuel é relevante para a decisão de adquirir um veiculo flex fuel e pode representar de 5% a 10% do seu valor. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324894890786816 |