CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIANA DE LEMOS ALVES
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@2
Resumo: A tecnologia flex fuel foi desenvolvida pelo centro de pesquisas da Bosch do Brasil e lançado comercialmente no país em 2003. O conceito desse automóvel originou-se da possibilidade do carro utilizar como combustível álcool, gasolina ou qualquer proporção de mistura entre os dois em um mesmo tanque de combustível. Essa flexibilidade na escolha do combustível do carro flex fuel e a existência de incerteza com relação ao preço do álcool e da gasolina, agregam valor ao automóvel, pois o consumidor pode escolher o combustível mais barato toda vez que abastece o veículo. Este trabalho busca valorar essa vantagem do carro flex fuel em relação ao automóvel movido apenas à gasolina através da avaliação por Opções Reais, utilizando o Método de Simulação com Fluxos de Caixa Dinâmicos, e comparar as vantagens da Simulação de Monte Carlo em relação ao modelo de Árvore de Decisão Quadrinomial. Os resultados indicam que a opção inerente ao carro flex fuel é relevante para a decisão de adquirir um veiculo flex fuel e pode representar de 5% a 10% do seu valor.
id PUC_RIO-1_ce8d12fc54eeb1a75641d98f8260112a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:10553
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAISFLEX FUEL CAR: A REAL OPTION VALUATION2007-03-12LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO06357520187lattes.cnpq.br/4445790203781215LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO06357520187lattes.cnpq.br/4445790203781215MARCO ANTONIO GUIMARAES DIASLUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAOMARCO ANTONIO GUIMARAES DIASFERNANDO NASCIMENTO DE OLIVEIRAFERNANDO NASCIMENTO DE OLIVEIRA09521025794MARIANA DE LEMOS ALVESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRA tecnologia flex fuel foi desenvolvida pelo centro de pesquisas da Bosch do Brasil e lançado comercialmente no país em 2003. O conceito desse automóvel originou-se da possibilidade do carro utilizar como combustível álcool, gasolina ou qualquer proporção de mistura entre os dois em um mesmo tanque de combustível. Essa flexibilidade na escolha do combustível do carro flex fuel e a existência de incerteza com relação ao preço do álcool e da gasolina, agregam valor ao automóvel, pois o consumidor pode escolher o combustível mais barato toda vez que abastece o veículo. Este trabalho busca valorar essa vantagem do carro flex fuel em relação ao automóvel movido apenas à gasolina através da avaliação por Opções Reais, utilizando o Método de Simulação com Fluxos de Caixa Dinâmicos, e comparar as vantagens da Simulação de Monte Carlo em relação ao modelo de Árvore de Decisão Quadrinomial. Os resultados indicam que a opção inerente ao carro flex fuel é relevante para a decisão de adquirir um veiculo flex fuel e pode representar de 5% a 10% do seu valor.The flex fuel car technology was developed by the Bosch Research Center in Brazil, and the firs model was launched in the market in 2003. The concept of flex fuel automobile derived from the possibility of using ethanol, gas or any proportion of this mixture in a fuel tank. The fuel flexibility and its price volatility add value to the vehicle because the consumer has the option to choose the cheapest fuel each time he needs it. We perform the valuation of the flex fuel automobile using Real Options Approach to Dynamic Cash Flow Simulation. The results show that the value of the flex fuel option is significant and can represent from 5% to 10% of the price of the automobile. We also compare this method to the quadrinomial decision tree model and show that while both provide similar results, the simulation method is similar and less computationally intensive.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:55:23Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10553Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv FLEX FUEL CAR: A REAL OPTION VALUATION
title CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS
spellingShingle CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS
MARIANA DE LEMOS ALVES
title_short CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS
title_full CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS
title_fullStr CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS
title_full_unstemmed CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS
title_sort CARRO FLEX FUEL: UMA AVALIAÇÃO POR OPÇÕES REAIS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MARIANA DE LEMOS ALVES
author_facet MARIANA DE LEMOS ALVES
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 06357520187
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 06357520187
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4445790203781215
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4445790203781215
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv FERNANDO NASCIMENTO DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv FERNANDO NASCIMENTO DE OLIVEIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09521025794
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIANA DE LEMOS ALVES
contributor_str_mv LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS
LUIZ EDUARDO TEIXEIRA BRANDAO
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS
FERNANDO NASCIMENTO DE OLIVEIRA
FERNANDO NASCIMENTO DE OLIVEIRA
description A tecnologia flex fuel foi desenvolvida pelo centro de pesquisas da Bosch do Brasil e lançado comercialmente no país em 2003. O conceito desse automóvel originou-se da possibilidade do carro utilizar como combustível álcool, gasolina ou qualquer proporção de mistura entre os dois em um mesmo tanque de combustível. Essa flexibilidade na escolha do combustível do carro flex fuel e a existência de incerteza com relação ao preço do álcool e da gasolina, agregam valor ao automóvel, pois o consumidor pode escolher o combustível mais barato toda vez que abastece o veículo. Este trabalho busca valorar essa vantagem do carro flex fuel em relação ao automóvel movido apenas à gasolina através da avaliação por Opções Reais, utilizando o Método de Simulação com Fluxos de Caixa Dinâmicos, e comparar as vantagens da Simulação de Monte Carlo em relação ao modelo de Árvore de Decisão Quadrinomial. Os resultados indicam que a opção inerente ao carro flex fuel é relevante para a decisão de adquirir um veiculo flex fuel e pode representar de 5% a 10% do seu valor.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10553@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324894890786816