[pt] CONJUNTOS DE CONSIDERAÇÃO E ESCOLHAS DE MARCAS NA BAIXA RENDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MURILO CARRAZEDO M DA COSTA FILHO
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24475@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24475@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24475
Resumo: [pt] O crescente potencial de consumo na baixa renda é um fenômeno que vem ganhando destaque crescente tanto no meio empresarial quanto no acadêmico. À medida que o consumo neste segmento ganha dimensões cada vez mais relevantes, faz-se necessário entender o comportamento desse consumidor, que durante muito tempo foi negligenciado pelo marketing. Em especial, os aspectos relacionados à escolha de marcas e influência da variável preço nas escolhas desses consumidores são de particular interesse às empresas no que tange ao posicionamento de suas ofertas na tentativa de capturar uma fatia desse mercado. A noção de que os consumidores de baixa renda são conscientes de marca ganhou impulso com as ideias lançadas por Prahalad (2005), mas é preciso cautela para se evitar generalizações. Esta dissertação procurou entender como os consumidores de baixa renda formam os seus conjuntos de consideração (grupo seleto de marcas que os consumidores criam para reduzir o universo de opções a um número cognitivamente gerenciável), e que mecanismos utilizam para realizar suas escolhas finais. Baseado em entrevistas em profundidade, investigaram-se aspectos ligados à formação de conjuntos de consideração para categorias de produtos típicos de compras de supermercados e de tomada de decisão habitual. Os resultados apontam para seis fatores que parecem influenciar a consideração e escolha de marcas na baixa renda, que podem atuar de forma distinta para cada categoria e para cada consumidor. O estudo revela que os processos decisórios na baixa renda assumem contornos complexos e específicos, permeados por dois vetores de sentidos opostos: o desejo por qualidade, por um lado, e a restrição orçamentária, por outro. A noção de que os consumidores de baixa renda são conscientes de marca não pode ser generalizada, já que motivações diferentes para tomada de decisão parecem existir para cada categoria e/ou grupamentos de consumidores.
id PUC_RIO-1_cf3cec910995e2728488d18c3ab3b87d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:24475
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] CONJUNTOS DE CONSIDERAÇÃO E ESCOLHAS DE MARCAS NA BAIXA RENDA [en] EVOKED SETS AND BRAND CHOICES OF LOW-INCOME CONSUMERS [pt] CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA[pt] ESCOLHA DE MARCAS[pt] CONJUNTO DE CONSIDERACAO[en] LOWER INCOME CONSUMER[pt] O crescente potencial de consumo na baixa renda é um fenômeno que vem ganhando destaque crescente tanto no meio empresarial quanto no acadêmico. À medida que o consumo neste segmento ganha dimensões cada vez mais relevantes, faz-se necessário entender o comportamento desse consumidor, que durante muito tempo foi negligenciado pelo marketing. Em especial, os aspectos relacionados à escolha de marcas e influência da variável preço nas escolhas desses consumidores são de particular interesse às empresas no que tange ao posicionamento de suas ofertas na tentativa de capturar uma fatia desse mercado. A noção de que os consumidores de baixa renda são conscientes de marca ganhou impulso com as ideias lançadas por Prahalad (2005), mas é preciso cautela para se evitar generalizações. Esta dissertação procurou entender como os consumidores de baixa renda formam os seus conjuntos de consideração (grupo seleto de marcas que os consumidores criam para reduzir o universo de opções a um número cognitivamente gerenciável), e que mecanismos utilizam para realizar suas escolhas finais. Baseado em entrevistas em profundidade, investigaram-se aspectos ligados à formação de conjuntos de consideração para categorias de produtos típicos de compras de supermercados e de tomada de decisão habitual. Os resultados apontam para seis fatores que parecem influenciar a consideração e escolha de marcas na baixa renda, que podem atuar de forma distinta para cada categoria e para cada consumidor. O estudo revela que os processos decisórios na baixa renda assumem contornos complexos e específicos, permeados por dois vetores de sentidos opostos: o desejo por qualidade, por um lado, e a restrição orçamentária, por outro. A noção de que os consumidores de baixa renda são conscientes de marca não pode ser generalizada, já que motivações diferentes para tomada de decisão parecem existir para cada categoria e/ou grupamentos de consumidores.[en] The increasing consumption potential within the low income population is a phenomenon that has been gaining increasing prominence in both the business world and in academia. As consumption in this segment increases steadily, it is necessary to understand the behavior of these consumers, who have long been neglected by marketing. In particular, the aspects related to brand selection and the influence of price in the choice process are of particular interest to companies regarding the positioning of their offerings in an attempt to capture a share of this market. The notion that low-income consumers are brand-conscious gained momentum after the ideas launched by Prahalad (2005), but caution is needed to avoid generalizations. This dissertation sought to understand how low-income consumers form their consideration sets (select group of brands that consumers form to reduce the universe of options to a cognitively manageable number), and the mechanisms they engender to accomplish their final choices. Based on indepth interviews, the study investigated the factors affecting consideration set formation within typical FMCG categories. Findings show that six factors appear to influence the consideration and choice of brands within low-income consumers, and that each may act differently for each category and for each consumer. The study reveals that decision-making within low-income consumers assumes complex and specific contours, permeated by two vectors of opposite directions: the desire for quality, on one hand, and budget constraint, on the other. The notion that low-income consumers are brand-conscious cannot be generalized, since different motivations for decision making seem to exist for each category and / or groups of consumers.MAXWELLPAULO CESAR DE MENDONCA MOTTAMURILO CARRAZEDO M DA COSTA FILHO2015-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24475@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24475@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24475porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-09T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24475Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] CONJUNTOS DE CONSIDERAÇÃO E ESCOLHAS DE MARCAS NA BAIXA RENDA
[en] EVOKED SETS AND BRAND CHOICES OF LOW-INCOME CONSUMERS
title [pt] CONJUNTOS DE CONSIDERAÇÃO E ESCOLHAS DE MARCAS NA BAIXA RENDA
spellingShingle [pt] CONJUNTOS DE CONSIDERAÇÃO E ESCOLHAS DE MARCAS NA BAIXA RENDA
MURILO CARRAZEDO M DA COSTA FILHO
[pt] CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA
[pt] ESCOLHA DE MARCAS
[pt] CONJUNTO DE CONSIDERACAO
[en] LOWER INCOME CONSUMER
title_short [pt] CONJUNTOS DE CONSIDERAÇÃO E ESCOLHAS DE MARCAS NA BAIXA RENDA
title_full [pt] CONJUNTOS DE CONSIDERAÇÃO E ESCOLHAS DE MARCAS NA BAIXA RENDA
title_fullStr [pt] CONJUNTOS DE CONSIDERAÇÃO E ESCOLHAS DE MARCAS NA BAIXA RENDA
title_full_unstemmed [pt] CONJUNTOS DE CONSIDERAÇÃO E ESCOLHAS DE MARCAS NA BAIXA RENDA
title_sort [pt] CONJUNTOS DE CONSIDERAÇÃO E ESCOLHAS DE MARCAS NA BAIXA RENDA
author MURILO CARRAZEDO M DA COSTA FILHO
author_facet MURILO CARRAZEDO M DA COSTA FILHO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
dc.contributor.author.fl_str_mv MURILO CARRAZEDO M DA COSTA FILHO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA
[pt] ESCOLHA DE MARCAS
[pt] CONJUNTO DE CONSIDERACAO
[en] LOWER INCOME CONSUMER
topic [pt] CONSUMIDOR DE BAIXA RENDA
[pt] ESCOLHA DE MARCAS
[pt] CONJUNTO DE CONSIDERACAO
[en] LOWER INCOME CONSUMER
description [pt] O crescente potencial de consumo na baixa renda é um fenômeno que vem ganhando destaque crescente tanto no meio empresarial quanto no acadêmico. À medida que o consumo neste segmento ganha dimensões cada vez mais relevantes, faz-se necessário entender o comportamento desse consumidor, que durante muito tempo foi negligenciado pelo marketing. Em especial, os aspectos relacionados à escolha de marcas e influência da variável preço nas escolhas desses consumidores são de particular interesse às empresas no que tange ao posicionamento de suas ofertas na tentativa de capturar uma fatia desse mercado. A noção de que os consumidores de baixa renda são conscientes de marca ganhou impulso com as ideias lançadas por Prahalad (2005), mas é preciso cautela para se evitar generalizações. Esta dissertação procurou entender como os consumidores de baixa renda formam os seus conjuntos de consideração (grupo seleto de marcas que os consumidores criam para reduzir o universo de opções a um número cognitivamente gerenciável), e que mecanismos utilizam para realizar suas escolhas finais. Baseado em entrevistas em profundidade, investigaram-se aspectos ligados à formação de conjuntos de consideração para categorias de produtos típicos de compras de supermercados e de tomada de decisão habitual. Os resultados apontam para seis fatores que parecem influenciar a consideração e escolha de marcas na baixa renda, que podem atuar de forma distinta para cada categoria e para cada consumidor. O estudo revela que os processos decisórios na baixa renda assumem contornos complexos e específicos, permeados por dois vetores de sentidos opostos: o desejo por qualidade, por um lado, e a restrição orçamentária, por outro. A noção de que os consumidores de baixa renda são conscientes de marca não pode ser generalizada, já que motivações diferentes para tomada de decisão parecem existir para cada categoria e/ou grupamentos de consumidores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24475@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24475@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24475
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24475@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24475@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822590445780992