[en] CONCERNING THE POSSIBILITY OF ANOTHER FORM OF PERCEPTION
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4192@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4192@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4192 |
Resumo: | [pt] Este trabalho tem por objetivo pensar uma possibilidade: a da existência de um olhar cujos fundamentos não estejam localizados no campo social e no campo da cultura. Motiva- se pela idéia de que o olhar manifesto por um sujeito não nasce pronto - ou seja, não é um traço ou uma qualidade acabada que o sujeito traz consigo ao nascer -, contudo, também não seria o estrito produto do meio no qual ele se insere, mas algo que vai se formando e se transformando aos poucos (e sempre), em função de um cruzamento entre essência e cultura. O exercício do olhar situar-se-ia, então, no espaço de interseção entre algo que vem de nós e algo que nos vem de fora, entre algo intrínseco à cada indivíduo e algo referente ao mundo exterior; entre uma essência e a ação promovida pela cultura, pela sociedade e pela experiência vivida no cotidiano. A exploração do tema transcorre por vias diversas: como o pensamento filosófico, as ciências biológicas, a crença religiosa e o senso comum, pelas quais busca-se apresentar e discutir possibilidades que permitam pensar a validade de um olhar não cultural. Como estudo de caso, é proposto uma sistematização do pensamento de Wassily Kandinsky. Considerando que olhar e representar sejam formas de construção da realidade, o objetivo é buscar compreender como Kandinsky olhava e como representava o mundo e, em que medida, pode-se encontrar uma correspondência entre o seu modelo teórico e a sua forma de representar. |
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[en] CONCERNING THE POSSIBILITY OF ANOTHER FORM OF PERCEPTION [pt] DA POSSIBILIDADE DE UM OUTRO OLHAR [pt] DESIGN[pt] ESSENCIA[pt] REPRESENTACAO[pt] CONHECIMENTO[pt] PERCEPCAO[en] DESIGN[en] ESSENCE[en] REPRESENTATION[en] KNOWLEDGE[en] PERCEPTION[pt] Este trabalho tem por objetivo pensar uma possibilidade: a da existência de um olhar cujos fundamentos não estejam localizados no campo social e no campo da cultura. Motiva- se pela idéia de que o olhar manifesto por um sujeito não nasce pronto - ou seja, não é um traço ou uma qualidade acabada que o sujeito traz consigo ao nascer -, contudo, também não seria o estrito produto do meio no qual ele se insere, mas algo que vai se formando e se transformando aos poucos (e sempre), em função de um cruzamento entre essência e cultura. O exercício do olhar situar-se-ia, então, no espaço de interseção entre algo que vem de nós e algo que nos vem de fora, entre algo intrínseco à cada indivíduo e algo referente ao mundo exterior; entre uma essência e a ação promovida pela cultura, pela sociedade e pela experiência vivida no cotidiano. A exploração do tema transcorre por vias diversas: como o pensamento filosófico, as ciências biológicas, a crença religiosa e o senso comum, pelas quais busca-se apresentar e discutir possibilidades que permitam pensar a validade de um olhar não cultural. Como estudo de caso, é proposto uma sistematização do pensamento de Wassily Kandinsky. Considerando que olhar e representar sejam formas de construção da realidade, o objetivo é buscar compreender como Kandinsky olhava e como representava o mundo e, em que medida, pode-se encontrar uma correspondência entre o seu modelo teórico e a sua forma de representar.[en] This dissertation aims at examining the possibility of conceiving a form of perception that would not be based on cultural and social structures and influences. It is motivated by the idea that perception, as experienced by an individual, is not born with him - it is not a skill that man brings with him when he is born -, however, it is also not a strict product of the environment where he lives, but something that keeps growing and constantly taking form, due to the crossing between essence and culture. The exercise of perception is located in the intersection of something that comes from our inner essence and something that comes from outside, something that belongs to each individual and something that refers to the external world, between an essence and the action promoted by culture, society and the experiences of daily life. The development of this theme is pursued along different paths and references: philosophical thought, biological sciences, faith and common sense, thus making it possible to examine and to discuss the validity of a non- cultural form of perception. A systematization of Wassily Kandinskys ideas is proposed as a case study. Considering that perception and representation are forms of construction of reality, the aim is to try to understand how Kandinsky looked at, and how he represented the world, and if there was a relation between his theoretical model and his form of representation.MAXWELLALBERTO CIPINIUKALEXANDRA DE ALMEIDA2003-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4192@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4192@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4192porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4192Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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