As cores e as formas dos cheiros: as correspondências entre os sentidos do olfato e da visão em frascos de perfumes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Assis Peres
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-21122017-095951/
Resumo: O presente projeto tem por objetivo investigar as correspondências entre os sentidos da visão e do olfato, por meio do design de frascos de perfumes. Isto é, objetiva-se investigar quais cores e formas melhor representam determinados cheiros. O interesse pelo tema reside no potencial para crescimento apresentado pelo mercado de perfumaria brasileiro. O país se encontra entre os maiores consumidores de fragrâncias do mundo. O design de embalagem como campo de atuação diretamente relacionado à comercialização de fragrâncias apresenta, por consequência, potencial para crescimento. Parte-se da hipótese de que é possível atribuir significados aos cheiros tal como temos atribuído às cores, às formas, às texturas e à tipografia na prática do design. Argumentamos que, na medida em que compreendermos melhor os efeitos dos cheiros e os significados que as pessoas a eles atribuem, será possível representá-los graficamente com mais eficácia. Sabe-se que traduzir cheiros em imagens não é uma tarefa muito fácil. Além de o cheiro evocar percepções que variam de indivíduo a indivíduo, sabe-se que os humanos possuem dificuldades de visualizá-los e verbalizá-los. Apesar disso, o levantamento de dados realizado através por meio de revisão bibliográfica, somado às pesquisas iniciais realizadas, aponta para a possibilidade de se estabelecer alguns padrões de associação entre as cores, as formas e os cheiros. Para averiguar essa hipótese, o projeto se desenvolveu basicamente por meio de dois eixos. O primeiro deles tratou da percepção dos cheiros, no qual o objetivo foi avaliar a tradução de estímulos olfativos em estímulos visuais. Para tanto, foram realizados experimentos nos quais um grupo de pessoas analisou, às cegas, um perfume. O segundo eixo tratou da representação dos cheiros, tendo como objetivo analisar como os estímulos olfativos são coletivamente traduzidos em estímulos visuais pela indústria da perfumaria. O estudo se encerra com uma análise comparativa entre os dados obtidos em ambos os eixos. Apresentamos as relações existentes entre os estímulos olfativos, verbais e visuais a fim de capacitar os profissionais que atuam na área da perfumaria na utilização de uma retórica visual e verbal em maior consonância com os cheiros dos perfumes.
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Parte-se da hipótese de que é possível atribuir significados aos cheiros tal como temos atribuído às cores, às formas, às texturas e à tipografia na prática do design. Argumentamos que, na medida em que compreendermos melhor os efeitos dos cheiros e os significados que as pessoas a eles atribuem, será possível representá-los graficamente com mais eficácia. Sabe-se que traduzir cheiros em imagens não é uma tarefa muito fácil. Além de o cheiro evocar percepções que variam de indivíduo a indivíduo, sabe-se que os humanos possuem dificuldades de visualizá-los e verbalizá-los. Apesar disso, o levantamento de dados realizado através por meio de revisão bibliográfica, somado às pesquisas iniciais realizadas, aponta para a possibilidade de se estabelecer alguns padrões de associação entre as cores, as formas e os cheiros. Para averiguar essa hipótese, o projeto se desenvolveu basicamente por meio de dois eixos. O primeiro deles tratou da percepção dos cheiros, no qual o objetivo foi avaliar a tradução de estímulos olfativos em estímulos visuais. Para tanto, foram realizados experimentos nos quais um grupo de pessoas analisou, às cegas, um perfume. O segundo eixo tratou da representação dos cheiros, tendo como objetivo analisar como os estímulos olfativos são coletivamente traduzidos em estímulos visuais pela indústria da perfumaria. O estudo se encerra com uma análise comparativa entre os dados obtidos em ambos os eixos. Apresentamos as relações existentes entre os estímulos olfativos, verbais e visuais a fim de capacitar os profissionais que atuam na área da perfumaria na utilização de uma retórica visual e verbal em maior consonância com os cheiros dos perfumes.The present project aims to investigate the correspondences between the senses of sight and smell through the design of bottles of perfumes. That is, it aims to investigate which colors and shapes can better represent certain smells. The interest in the theme lies in the potential for growth presented by the Brazilian perfumery market. Brazil is among the largest consumers of fragrance in the world. Packaging design as a field of knowledge directly related to the commercialization of fragrances presents, as a consequence, potential for growth. It is hypothesized that it is possible to attribute meanings to smells as we have attributed to colors, shapes, textures, and typography in design practice. We argue that as we better understand the effects of smells and the meanings people attribute to them, it will be possible to represent them graphically more effectively. It is known that translating smells into pictures is not a very easy task. In addition to the scent evoking perceptions that vary from individual to individual, it is known that humans have difficulty visualizing and verbalizing them. In spite of this, the data collection carried out through a bibliographic review, added to the initial research carried out, points to the possibility of establishing some patterns of association between colors, forms and smells. To verify this hypothesis, the project was conducted through two axes. The first axis dealt with the perception of odors, where the objective was to evaluate the translation of olfactory stimuli in visual stimuli. For this, were carried out experiments where a group of people analyzed the blinds a perfume. While the second axis dealt with the representation of the scents, aiming to analyze how olfactory stimuli are collectively translated into visual stimuli by the perfume industry. The study concludes with a comparative analysis between the data obtained in both axes. We present the relationships between olfactory, verbal and visual stimuli so as to enable professionals working in the area of perfumery to use visual and verbal rhetoric in greater consonance with the scents of perfumes.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMazzilli, Clice de Toledo SanjarSilva, Camila Assis Peres2017-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-21122017-095951/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-21122017-095951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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