[en] DATA VISUALIZATION: THE PERSUASIVE SPEECH OF VISUAL ATTRIBUTES IN INFOGRAPHICS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANIEL MOURA NOGUEIRA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24672@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24672@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24672
Resumo: [pt] Esta dissertação aborda o tema do discurso persuasivo nos infográficos, um dos produtos do Design da Informação. Os infográficos são amplamente usados como ferramenta de comunicação pela mídia, com o intuito de transmitir informações de modo sintético, rápido e atraente por meio de representações visuais diagramáticas. Examina e analisa os atributos visuais dos gráficos e infográficos sob o ponto de vista da retórica visual. Investiga o uso do ferramental disponível para a elaboração de visualizações de dados persuasivas, que comuniquem de forma eloquente e eficiente o discurso desejado, obtendo a adesão do leitor. Os aportes teóricos da pesquisa se encontram na proposta de uma Retórica do Design, de Almeida Junior, fundamentada na Nova Retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, nas investigações sobre a Percepção Visual voltada à visualização de dados, nas pesquisas de Colin Ware e Stephen Few, e na Semiótica de Charles Sanders Peirce, como elemento transdisciplinar, perpassando pelos diferentes tópicos como forma de integrá-los. Foram tomados, como casos exemplares, infográficos da seção Jornais da Sexta Mostra Nacional de Infografia de 2012, o Infolide. Os infográficos analisados mostram a intensa presença de recursos e ferramentas de persuasão na infografia impressa. Como resultado, chegou-se à conclusão de que é possível o designer intensificar o poder persuasivo dos seus infográficos, aprofundando-se acerca dos sistemas cognitivos da linguagem que regem a compreensão do leitor, ou seja, do seu auditório.
id PUC_RIO-1_d0c5cc9584d4a89814ab5485ab00b6cd
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:24672
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] DATA VISUALIZATION: THE PERSUASIVE SPEECH OF VISUAL ATTRIBUTES IN INFOGRAPHICS[pt] VISUALIZAÇÃO DE DADOS: O DISCURSO PERSUASIVO DOS ATRIBUTOS VISUAIS NOS INFOGRáFICOS[pt] PERSUASAO[pt] ATRIBUTOS VISUAIS[pt] PERCEPCAO VISUAL[pt] DISCURSO VISUAL[pt] RETORICA DO DESIGN[pt] VISUALIZACAO DE DADOS[pt] INFOGRAFICO[pt] DESIGN DA INFORMACAO[en] PERSUASION[en] DATA VISUALIZATION[en] INFOGRAPHIC[en] INFORMATION DESIGN[pt] Esta dissertação aborda o tema do discurso persuasivo nos infográficos, um dos produtos do Design da Informação. Os infográficos são amplamente usados como ferramenta de comunicação pela mídia, com o intuito de transmitir informações de modo sintético, rápido e atraente por meio de representações visuais diagramáticas. Examina e analisa os atributos visuais dos gráficos e infográficos sob o ponto de vista da retórica visual. Investiga o uso do ferramental disponível para a elaboração de visualizações de dados persuasivas, que comuniquem de forma eloquente e eficiente o discurso desejado, obtendo a adesão do leitor. Os aportes teóricos da pesquisa se encontram na proposta de uma Retórica do Design, de Almeida Junior, fundamentada na Nova Retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, nas investigações sobre a Percepção Visual voltada à visualização de dados, nas pesquisas de Colin Ware e Stephen Few, e na Semiótica de Charles Sanders Peirce, como elemento transdisciplinar, perpassando pelos diferentes tópicos como forma de integrá-los. Foram tomados, como casos exemplares, infográficos da seção Jornais da Sexta Mostra Nacional de Infografia de 2012, o Infolide. Os infográficos analisados mostram a intensa presença de recursos e ferramentas de persuasão na infografia impressa. Como resultado, chegou-se à conclusão de que é possível o designer intensificar o poder persuasivo dos seus infográficos, aprofundando-se acerca dos sistemas cognitivos da linguagem que regem a compreensão do leitor, ou seja, do seu auditório.[en] This dissertation addresses the topic of persuasive speech in infographics, one of the products of the Information Design. The infographics are widely used as a communication tool by the media, in order to transmit information in a synthetic, fast and attractive way using visual diagrammatic representations. Examines and analyzes the visual attributes of the data graphs and infographics from the point of view of visual rhetoric. Investigates the use of the tools available for developing compelling data visualizations that communicate eloquently and efficiently the desired speech, with the adherence of the reader. The theoretical references of the research are the proposal of a Rhetoric of Design, by Almeida Junior, based on the New Rhetoric of Chaïm Perelman and Lucie Olbrechts- Tyteca, the investigations on Visual Perception oriented to data visualization, in surveys of Colin Ware and Stephen Few, and the Semiotics of Charles Sanders Peirce, as a transdisciplinary element, passing through the different topics, integrating them. Were taken, as special cases, infographics from the Newspapers section of the 6th National Exhibition Infographics 2012, Infolide. The analyzed infographics show the intense presence of persuasive tools in printed infographics. As a result, the conclusion that the designer can enhance the persuasive power of their infographics deepening his knowledge about cognitive and language systems that govern the reader s understanding, ie, of his audience.MAXWELLVERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMADANIEL MOURA NOGUEIRA2015-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24672@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24672@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24672porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24672Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] DATA VISUALIZATION: THE PERSUASIVE SPEECH OF VISUAL ATTRIBUTES IN INFOGRAPHICS
[pt] VISUALIZAÇÃO DE DADOS: O DISCURSO PERSUASIVO DOS ATRIBUTOS VISUAIS NOS INFOGRáFICOS
title [en] DATA VISUALIZATION: THE PERSUASIVE SPEECH OF VISUAL ATTRIBUTES IN INFOGRAPHICS
spellingShingle [en] DATA VISUALIZATION: THE PERSUASIVE SPEECH OF VISUAL ATTRIBUTES IN INFOGRAPHICS
DANIEL MOURA NOGUEIRA
[pt] PERSUASAO
[pt] ATRIBUTOS VISUAIS
[pt] PERCEPCAO VISUAL
[pt] DISCURSO VISUAL
[pt] RETORICA DO DESIGN
[pt] VISUALIZACAO DE DADOS
[pt] INFOGRAFICO
[pt] DESIGN DA INFORMACAO
[en] PERSUASION
[en] DATA VISUALIZATION
[en] INFOGRAPHIC
[en] INFORMATION DESIGN
title_short [en] DATA VISUALIZATION: THE PERSUASIVE SPEECH OF VISUAL ATTRIBUTES IN INFOGRAPHICS
title_full [en] DATA VISUALIZATION: THE PERSUASIVE SPEECH OF VISUAL ATTRIBUTES IN INFOGRAPHICS
title_fullStr [en] DATA VISUALIZATION: THE PERSUASIVE SPEECH OF VISUAL ATTRIBUTES IN INFOGRAPHICS
title_full_unstemmed [en] DATA VISUALIZATION: THE PERSUASIVE SPEECH OF VISUAL ATTRIBUTES IN INFOGRAPHICS
title_sort [en] DATA VISUALIZATION: THE PERSUASIVE SPEECH OF VISUAL ATTRIBUTES IN INFOGRAPHICS
author DANIEL MOURA NOGUEIRA
author_facet DANIEL MOURA NOGUEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VERA LUCIA MOREIRA DOS SANTOS NOJIMA
dc.contributor.author.fl_str_mv DANIEL MOURA NOGUEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] PERSUASAO
[pt] ATRIBUTOS VISUAIS
[pt] PERCEPCAO VISUAL
[pt] DISCURSO VISUAL
[pt] RETORICA DO DESIGN
[pt] VISUALIZACAO DE DADOS
[pt] INFOGRAFICO
[pt] DESIGN DA INFORMACAO
[en] PERSUASION
[en] DATA VISUALIZATION
[en] INFOGRAPHIC
[en] INFORMATION DESIGN
topic [pt] PERSUASAO
[pt] ATRIBUTOS VISUAIS
[pt] PERCEPCAO VISUAL
[pt] DISCURSO VISUAL
[pt] RETORICA DO DESIGN
[pt] VISUALIZACAO DE DADOS
[pt] INFOGRAFICO
[pt] DESIGN DA INFORMACAO
[en] PERSUASION
[en] DATA VISUALIZATION
[en] INFOGRAPHIC
[en] INFORMATION DESIGN
description [pt] Esta dissertação aborda o tema do discurso persuasivo nos infográficos, um dos produtos do Design da Informação. Os infográficos são amplamente usados como ferramenta de comunicação pela mídia, com o intuito de transmitir informações de modo sintético, rápido e atraente por meio de representações visuais diagramáticas. Examina e analisa os atributos visuais dos gráficos e infográficos sob o ponto de vista da retórica visual. Investiga o uso do ferramental disponível para a elaboração de visualizações de dados persuasivas, que comuniquem de forma eloquente e eficiente o discurso desejado, obtendo a adesão do leitor. Os aportes teóricos da pesquisa se encontram na proposta de uma Retórica do Design, de Almeida Junior, fundamentada na Nova Retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, nas investigações sobre a Percepção Visual voltada à visualização de dados, nas pesquisas de Colin Ware e Stephen Few, e na Semiótica de Charles Sanders Peirce, como elemento transdisciplinar, perpassando pelos diferentes tópicos como forma de integrá-los. Foram tomados, como casos exemplares, infográficos da seção Jornais da Sexta Mostra Nacional de Infografia de 2012, o Infolide. Os infográficos analisados mostram a intensa presença de recursos e ferramentas de persuasão na infografia impressa. Como resultado, chegou-se à conclusão de que é possível o designer intensificar o poder persuasivo dos seus infográficos, aprofundando-se acerca dos sistemas cognitivos da linguagem que regem a compreensão do leitor, ou seja, do seu auditório.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24672@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24672@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24672
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24672@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24672@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822591018303488