[pt] MULHER, SEDUÇÃO E CONSUMO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDIARA PEDROSO PETTERLE
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6989@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6989@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6989
Resumo: [pt] A intenção deste trabalho é lançar um olhar sobre algumas representações da mulher na publicidade - mais especificamente na de perfumes e cosméticos -, mapeando, a partir da fala de informantes-consumidoras, as suas relações com o imaginário social acerca do feminino. No conjunto de peças publicitárias analisadas, temos imagens de mulheres misturadas a flores, águas, pedras e cristais, dominando ou tornando-se animais, ou ainda em situações de extrema sedução (como femmes fatales). Diante dessas representações publicitárias, buscamos encontrar alguns dos significados que cercam o universo da produção de imagens da mulher na publicidade e na cultura contemporânea. A sedução e as relações com o sexo oposto, com o poder e com o consumo aparecem como questões-chave para a compreensão de algumas elaborações do feminino na comunicação de massa.
id PUC_RIO-1_d22edbe01c5fc1c1ed905a8cd9185315
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:6989
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] MULHER, SEDUÇÃO E CONSUMO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS[en] WOMAN, SEDUCTION AND CONSUMPTION: THE PORTRAYAL OF WOMAN IN MAGAZINE ADVERTISEMENTS[pt] PROPAGANDA[pt] CONSUMO[pt] SEDUCAO[pt] PUBLICIDADE[pt] MULHER[pt] REPRESENTACOES SOCIAIS[en] ADVERTISING[en] CONSUMPTION[en] SEDUCTION[en] PUBLICITY[en] WOMAN[en] IDENTITY[en] SOCIAL REPRESENTATIONS[pt] A intenção deste trabalho é lançar um olhar sobre algumas representações da mulher na publicidade - mais especificamente na de perfumes e cosméticos -, mapeando, a partir da fala de informantes-consumidoras, as suas relações com o imaginário social acerca do feminino. No conjunto de peças publicitárias analisadas, temos imagens de mulheres misturadas a flores, águas, pedras e cristais, dominando ou tornando-se animais, ou ainda em situações de extrema sedução (como femmes fatales). Diante dessas representações publicitárias, buscamos encontrar alguns dos significados que cercam o universo da produção de imagens da mulher na publicidade e na cultura contemporânea. A sedução e as relações com o sexo oposto, com o poder e com o consumo aparecem como questões-chave para a compreensão de algumas elaborações do feminino na comunicação de massa.[en] The aim of this work is to look at some of the woman´s portrayals in magazine`s advertisement - more specifically on ads of cosmetics and perfumes - and to examine, from the discourse of young college students (female), some links between the representation of woman on mass media and its social meaning. The ads under scrutiny show the image of woman mixed with flowers, water, stones and crystals, dominating wild animals or even appearing in very seductive scenes (as femmes fatales). Considering such sort of portrayals, this study tries to interpret some of the meanings that make up the universe of representations of women in advertising as well as in the contemporary culture. The ideas of sexual seduction, power and consumption appear over the interviewees´ speeches as important issues concerning woman`s representation on media and gender roles.MAXWELLEVERARDO PEREIRA G ROCHAANDIARA PEDROSO PETTERLE2005-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6989@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6989@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6989porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6989Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] MULHER, SEDUÇÃO E CONSUMO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
[en] WOMAN, SEDUCTION AND CONSUMPTION: THE PORTRAYAL OF WOMAN IN MAGAZINE ADVERTISEMENTS
title [pt] MULHER, SEDUÇÃO E CONSUMO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
spellingShingle [pt] MULHER, SEDUÇÃO E CONSUMO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
ANDIARA PEDROSO PETTERLE
[pt] PROPAGANDA
[pt] CONSUMO
[pt] SEDUCAO
[pt] PUBLICIDADE
[pt] MULHER
[pt] REPRESENTACOES SOCIAIS
[en] ADVERTISING
[en] CONSUMPTION
[en] SEDUCTION
[en] PUBLICITY
[en] WOMAN
[en] IDENTITY
[en] SOCIAL REPRESENTATIONS
title_short [pt] MULHER, SEDUÇÃO E CONSUMO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
title_full [pt] MULHER, SEDUÇÃO E CONSUMO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
title_fullStr [pt] MULHER, SEDUÇÃO E CONSUMO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
title_full_unstemmed [pt] MULHER, SEDUÇÃO E CONSUMO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
title_sort [pt] MULHER, SEDUÇÃO E CONSUMO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NOS ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
author ANDIARA PEDROSO PETTERLE
author_facet ANDIARA PEDROSO PETTERLE
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv EVERARDO PEREIRA G ROCHA
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDIARA PEDROSO PETTERLE
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] PROPAGANDA
[pt] CONSUMO
[pt] SEDUCAO
[pt] PUBLICIDADE
[pt] MULHER
[pt] REPRESENTACOES SOCIAIS
[en] ADVERTISING
[en] CONSUMPTION
[en] SEDUCTION
[en] PUBLICITY
[en] WOMAN
[en] IDENTITY
[en] SOCIAL REPRESENTATIONS
topic [pt] PROPAGANDA
[pt] CONSUMO
[pt] SEDUCAO
[pt] PUBLICIDADE
[pt] MULHER
[pt] REPRESENTACOES SOCIAIS
[en] ADVERTISING
[en] CONSUMPTION
[en] SEDUCTION
[en] PUBLICITY
[en] WOMAN
[en] IDENTITY
[en] SOCIAL REPRESENTATIONS
description [pt] A intenção deste trabalho é lançar um olhar sobre algumas representações da mulher na publicidade - mais especificamente na de perfumes e cosméticos -, mapeando, a partir da fala de informantes-consumidoras, as suas relações com o imaginário social acerca do feminino. No conjunto de peças publicitárias analisadas, temos imagens de mulheres misturadas a flores, águas, pedras e cristais, dominando ou tornando-se animais, ou ainda em situações de extrema sedução (como femmes fatales). Diante dessas representações publicitárias, buscamos encontrar alguns dos significados que cercam o universo da produção de imagens da mulher na publicidade e na cultura contemporânea. A sedução e as relações com o sexo oposto, com o poder e com o consumo aparecem como questões-chave para a compreensão de algumas elaborações do feminino na comunicação de massa.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6989@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6989@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6989
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6989@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6989@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822554391543808