AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRUNO HENRIQUE CASTELO BRANCO
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@2
Resumo: Esse estudo investiga em que medida o desenvolvimento e introdução de novas aeronaves moldam a estrutura da rede das companhias aéreas. Argumento que aeronaves modernas são mais eficientes e adequadas para operar voos entre cidades menores e menos centrais, favorecendo assim o serviço em mais mercados na periferia da rede. Com dados sobre o tráfego aéreo dos Estados Unidos, utilizo um arcabouço de escolha discreta para modelar as decisões de entrada das companhias e a subsequente escolha de aeronave em cada mercado. Experimentos contrafactuais mostram que, caso o desenvolvimento de tecnologia tivesse cessado em 1999, a rede de tráfego aéreo como um todo estaria mais centralizada, a maioria das companhias estariam operando redes mais centradas em torno de hubs, alcançando menos cidades e servindo menos mercados.
id PUC_RIO-1_d28c967268a4cd82271fe175fd9f5dea
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:31947
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS TECNOLOGIA DE AVIAÇÃO E REDES DE TRÁFEGO AÉREO 2017-07-28PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA10381293700lattes.cnpq.br/6953990450492492PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA10381293700lattes.cnpq.br/6953990450492492LEONARDO BANDEIRA REZENDE01672139708lattes.cnpq.br/9707169827151889PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZAFABIO ADRIANO MIESSI SANCHESLEONARDO BANDEIRA REZENDEPEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZAPEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA36659298819lattes.cnpq.br/9565329357114372BRUNO HENRIQUE CASTELO BRANCOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ECONOMIAPUC-RioBREsse estudo investiga em que medida o desenvolvimento e introdução de novas aeronaves moldam a estrutura da rede das companhias aéreas. Argumento que aeronaves modernas são mais eficientes e adequadas para operar voos entre cidades menores e menos centrais, favorecendo assim o serviço em mais mercados na periferia da rede. Com dados sobre o tráfego aéreo dos Estados Unidos, utilizo um arcabouço de escolha discreta para modelar as decisões de entrada das companhias e a subsequente escolha de aeronave em cada mercado. Experimentos contrafactuais mostram que, caso o desenvolvimento de tecnologia tivesse cessado em 1999, a rede de tráfego aéreo como um todo estaria mais centralizada, a maioria das companhias estariam operando redes mais centradas em torno de hubs, alcançando menos cidades e servindo menos mercados.This paper studies to what extent the development of new aircraft shapes airlines network structure. I argue that modern aircraft are more efficient and well suited to operate flights between smaller and less central cities, hence favoring the service of more markets in the periphery of the network. Using U.S. air traffic data, I employ a discrete choice framework to model airlines entry decisions and the subsequent aircraft choice to each market. Counterfactual experiments show that had aircraft technology ceased to improve in 1999, the air traffic network as a whole would be more centralized, airlines would be operating more hub-centered networks, reaching fewer cities, and serving fewer markets.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@2engreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:22Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:31947Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv TECNOLOGIA DE AVIAÇÃO E REDES DE TRÁFEGO AÉREO
title AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS
spellingShingle AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS
BRUNO HENRIQUE CASTELO BRANCO
title_short AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS
title_full AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS
title_fullStr AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS
title_full_unstemmed AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS
title_sort AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS
author BRUNO HENRIQUE CASTELO BRANCO
author_facet BRUNO HENRIQUE CASTELO BRANCO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 10381293700
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 10381293700
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6953990450492492
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6953990450492492
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv LEONARDO BANDEIRA REZENDE
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 01672139708
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9707169827151889
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv FABIO ADRIANO MIESSI SANCHES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LEONARDO BANDEIRA REZENDE
dc.contributor.referee4.fl_str_mv PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 36659298819
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9565329357114372
dc.contributor.author.fl_str_mv BRUNO HENRIQUE CASTELO BRANCO
contributor_str_mv PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA
PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA
LEONARDO BANDEIRA REZENDE
PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA
FABIO ADRIANO MIESSI SANCHES
LEONARDO BANDEIRA REZENDE
PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA
PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA
description Esse estudo investiga em que medida o desenvolvimento e introdução de novas aeronaves moldam a estrutura da rede das companhias aéreas. Argumento que aeronaves modernas são mais eficientes e adequadas para operar voos entre cidades menores e menos centrais, favorecendo assim o serviço em mais mercados na periferia da rede. Com dados sobre o tráfego aéreo dos Estados Unidos, utilizo um arcabouço de escolha discreta para modelar as decisões de entrada das companhias e a subsequente escolha de aeronave em cada mercado. Experimentos contrafactuais mostram que, caso o desenvolvimento de tecnologia tivesse cessado em 1999, a rede de tráfego aéreo como um todo estaria mais centralizada, a maioria das companhias estariam operando redes mais centradas em torno de hubs, alcançando menos cidades e servindo menos mercados.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@2
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ECONOMIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324934245941248