AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@2 |
Resumo: | Esse estudo investiga em que medida o desenvolvimento e introdução de novas aeronaves moldam a estrutura da rede das companhias aéreas. Argumento que aeronaves modernas são mais eficientes e adequadas para operar voos entre cidades menores e menos centrais, favorecendo assim o serviço em mais mercados na periferia da rede. Com dados sobre o tráfego aéreo dos Estados Unidos, utilizo um arcabouço de escolha discreta para modelar as decisões de entrada das companhias e a subsequente escolha de aeronave em cada mercado. Experimentos contrafactuais mostram que, caso o desenvolvimento de tecnologia tivesse cessado em 1999, a rede de tráfego aéreo como um todo estaria mais centralizada, a maioria das companhias estariam operando redes mais centradas em torno de hubs, alcançando menos cidades e servindo menos mercados. |
id |
PUC_RIO-1_d28c967268a4cd82271fe175fd9f5dea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:31947 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS TECNOLOGIA DE AVIAÇÃO E REDES DE TRÁFEGO AÉREO 2017-07-28PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA10381293700lattes.cnpq.br/6953990450492492PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA10381293700lattes.cnpq.br/6953990450492492LEONARDO BANDEIRA REZENDE01672139708lattes.cnpq.br/9707169827151889PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZAFABIO ADRIANO MIESSI SANCHESLEONARDO BANDEIRA REZENDEPEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZAPEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA36659298819lattes.cnpq.br/9565329357114372BRUNO HENRIQUE CASTELO BRANCOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ECONOMIAPUC-RioBREsse estudo investiga em que medida o desenvolvimento e introdução de novas aeronaves moldam a estrutura da rede das companhias aéreas. Argumento que aeronaves modernas são mais eficientes e adequadas para operar voos entre cidades menores e menos centrais, favorecendo assim o serviço em mais mercados na periferia da rede. Com dados sobre o tráfego aéreo dos Estados Unidos, utilizo um arcabouço de escolha discreta para modelar as decisões de entrada das companhias e a subsequente escolha de aeronave em cada mercado. Experimentos contrafactuais mostram que, caso o desenvolvimento de tecnologia tivesse cessado em 1999, a rede de tráfego aéreo como um todo estaria mais centralizada, a maioria das companhias estariam operando redes mais centradas em torno de hubs, alcançando menos cidades e servindo menos mercados.This paper studies to what extent the development of new aircraft shapes airlines network structure. I argue that modern aircraft are more efficient and well suited to operate flights between smaller and less central cities, hence favoring the service of more markets in the periphery of the network. Using U.S. air traffic data, I employ a discrete choice framework to model airlines entry decisions and the subsequent aircraft choice to each market. Counterfactual experiments show that had aircraft technology ceased to improve in 1999, the air traffic network as a whole would be more centralized, airlines would be operating more hub-centered networks, reaching fewer cities, and serving fewer markets.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@2engreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:22Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:31947Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
TECNOLOGIA DE AVIAÇÃO E REDES DE TRÁFEGO AÉREO |
title |
AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS |
spellingShingle |
AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS BRUNO HENRIQUE CASTELO BRANCO |
title_short |
AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS |
title_full |
AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS |
title_fullStr |
AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS |
title_full_unstemmed |
AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS |
title_sort |
AVIATION TECHNOLOGY AND AIR TRAFFIC NETWORKS |
author |
BRUNO HENRIQUE CASTELO BRANCO |
author_facet |
BRUNO HENRIQUE CASTELO BRANCO |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
10381293700 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
10381293700 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/6953990450492492 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/6953990450492492 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
LEONARDO BANDEIRA REZENDE |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
01672139708 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9707169827151889 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
FABIO ADRIANO MIESSI SANCHES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
LEONARDO BANDEIRA REZENDE |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
36659298819 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9565329357114372 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRUNO HENRIQUE CASTELO BRANCO |
contributor_str_mv |
PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA LEONARDO BANDEIRA REZENDE PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA FABIO ADRIANO MIESSI SANCHES LEONARDO BANDEIRA REZENDE PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA PEDRO CARVALHO LOUREIRO DE SOUZA |
description |
Esse estudo investiga em que medida o desenvolvimento e introdução de novas aeronaves moldam a estrutura da rede das companhias aéreas. Argumento que aeronaves modernas são mais eficientes e adequadas para operar voos entre cidades menores e menos centrais, favorecendo assim o serviço em mais mercados na periferia da rede. Com dados sobre o tráfego aéreo dos Estados Unidos, utilizo um arcabouço de escolha discreta para modelar as decisões de entrada das companhias e a subsequente escolha de aeronave em cada mercado. Experimentos contrafactuais mostram que, caso o desenvolvimento de tecnologia tivesse cessado em 1999, a rede de tráfego aéreo como um todo estaria mais centralizada, a maioria das companhias estariam operando redes mais centradas em torno de hubs, alcançando menos cidades e servindo menos mercados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=31947@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ECONOMIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324934245941248 |