A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@2
Resumo: A capacidade de se desenvolver e aprender com o outro e a natureza inacabada do ser humano são fatores motivadores desta tese. Este trabalho investigativo resgata um desejo de entender e refletir sobre questões relativas à construção reflexiva, ética e afetiva do professor de línguas, através do discurso, a partir da experiência e da interação social. Fundamentada pelos princípios da Prática Exploratória, tais como integrar todos no trabalho, trabalhar para o desenvolvimento mútuo, trabalhar para entender e priorizar a qualidade de vida na sala de aula, e pela teoria sócio-histórica-cultural de Vygotsky, portanto, essa pesquisa busca esses entendimentos sobre questões relativas à formação inicial do professor de línguas. É uma pesquisa qualitativa, dentro do paradigma participativo e colaborativo, realizada com professores em formação inicial que participam de um projeto de Iniciação à Docência, em uma universidade estadual, na cidade do Rio de Janeiro. Construtos da Sociolinguística Interacional, como as noções de enquadre, footing e pistas de contextualização são norteadores da microanálise de dados gerados a partir de gravações dos encontros do grupo em áudio e de relatórios escritos pelos futuros professores. Esses entendimentos apontam para a construção conjunta de saberes e práticas do professor de línguas como parte do desenvolvimento humano, que é construído na interação social com o outro. Os encontros analisados, os relatórios, a sessão reflexiva e pôsteres apresentados pelos alunos-professores mostram a relevância do trabalho reflexivo e cooperativo, mediado pela construção de andaimes emocionais e de conteúdo, para o desenvolvimento mútuo, de alunos-professores e professoras-orientadoras.
id PUC_RIO-1_d3be3123713d894234fb0e5ac4878032
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:24050
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICOEXPLORATORY PRACTICE IN ENGLISH TEACHER EDUCATION: REFLECTION AND ETHICS IN PEDAGOGIC PRACTICE2014-02-10INES KAYON DE MILLER44264771749lattes.cnpq.br/5922755610417448INES KAYON DE MILLERADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGAISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRABEATRIZ DE CASTRO BARRETORICARDO LUIZ TEIXEIRA DE ALMEIDA02387284712RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ESTUDOS DA LINGUAGEMPUC-RioBRA capacidade de se desenvolver e aprender com o outro e a natureza inacabada do ser humano são fatores motivadores desta tese. Este trabalho investigativo resgata um desejo de entender e refletir sobre questões relativas à construção reflexiva, ética e afetiva do professor de línguas, através do discurso, a partir da experiência e da interação social. Fundamentada pelos princípios da Prática Exploratória, tais como integrar todos no trabalho, trabalhar para o desenvolvimento mútuo, trabalhar para entender e priorizar a qualidade de vida na sala de aula, e pela teoria sócio-histórica-cultural de Vygotsky, portanto, essa pesquisa busca esses entendimentos sobre questões relativas à formação inicial do professor de línguas. É uma pesquisa qualitativa, dentro do paradigma participativo e colaborativo, realizada com professores em formação inicial que participam de um projeto de Iniciação à Docência, em uma universidade estadual, na cidade do Rio de Janeiro. Construtos da Sociolinguística Interacional, como as noções de enquadre, footing e pistas de contextualização são norteadores da microanálise de dados gerados a partir de gravações dos encontros do grupo em áudio e de relatórios escritos pelos futuros professores. Esses entendimentos apontam para a construção conjunta de saberes e práticas do professor de línguas como parte do desenvolvimento humano, que é construído na interação social com o outro. Os encontros analisados, os relatórios, a sessão reflexiva e pôsteres apresentados pelos alunos-professores mostram a relevância do trabalho reflexivo e cooperativo, mediado pela construção de andaimes emocionais e de conteúdo, para o desenvolvimento mútuo, de alunos-professores e professoras-orientadoras.The capacity human beings have to develop and learn with others and the unfinished nature of the human being are factors which motivate this thesis. This investigative work rescues a desire to understand and reflect about issues concerning the reflective, ethical and affective construction of the language teacher, through discursive, experiential and social interaction. This research is based on the Principles of Exploratory Practice, such as integrating everybody, work for mutual development, work for understanding and prioritize quality of classroom life, and on Vygotskian socio-historical-cultural theory, thus aiming to enrich understandings of language teacher initial development. It is a qualitative research, within the participatory and collaborative paradigm, conducted with teachers who take part of a project for initial teacher education, in a state university in Rio de Janeiro. Constructs from Interactional Sociolinguistics, such as the notions of frame, footing and contextualization cues are used to analyze the data, which were generated from audio recordings of the group meetings and written reports. These understandings point to the construction of the language teacher identity as part of human development, constructed in the interaction with others. The meetings which were analyzed, the reports, the reflective session and the posters presented by the teacher-learners show the relevance of the reflective and cooperative work, mediated by the construction of emotional and content scaffoldings in order to provide teacher learners and teacher educators mutual development.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:22:45Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24050Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv EXPLORATORY PRACTICE IN ENGLISH TEACHER EDUCATION: REFLECTION AND ETHICS IN PEDAGOGIC PRACTICE
title A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO
spellingShingle A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO
RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES
title_short A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO
title_full A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO
title_fullStr A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO
title_full_unstemmed A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO
title_sort A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES
author_facet RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv INES KAYON DE MILLER
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44264771749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5922755610417448
dc.contributor.referee1.fl_str_mv INES KAYON DE MILLER
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv BEATRIZ DE CASTRO BARRETO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv RICARDO LUIZ TEIXEIRA DE ALMEIDA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02387284712
dc.contributor.author.fl_str_mv RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES
contributor_str_mv INES KAYON DE MILLER
INES KAYON DE MILLER
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
ISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA
BEATRIZ DE CASTRO BARRETO
RICARDO LUIZ TEIXEIRA DE ALMEIDA
description A capacidade de se desenvolver e aprender com o outro e a natureza inacabada do ser humano são fatores motivadores desta tese. Este trabalho investigativo resgata um desejo de entender e refletir sobre questões relativas à construção reflexiva, ética e afetiva do professor de línguas, através do discurso, a partir da experiência e da interação social. Fundamentada pelos princípios da Prática Exploratória, tais como integrar todos no trabalho, trabalhar para o desenvolvimento mútuo, trabalhar para entender e priorizar a qualidade de vida na sala de aula, e pela teoria sócio-histórica-cultural de Vygotsky, portanto, essa pesquisa busca esses entendimentos sobre questões relativas à formação inicial do professor de línguas. É uma pesquisa qualitativa, dentro do paradigma participativo e colaborativo, realizada com professores em formação inicial que participam de um projeto de Iniciação à Docência, em uma universidade estadual, na cidade do Rio de Janeiro. Construtos da Sociolinguística Interacional, como as noções de enquadre, footing e pistas de contextualização são norteadores da microanálise de dados gerados a partir de gravações dos encontros do grupo em áudio e de relatórios escritos pelos futuros professores. Esses entendimentos apontam para a construção conjunta de saberes e práticas do professor de línguas como parte do desenvolvimento humano, que é construído na interação social com o outro. Os encontros analisados, os relatórios, a sessão reflexiva e pôsteres apresentados pelos alunos-professores mostram a relevância do trabalho reflexivo e cooperativo, mediado pela construção de andaimes emocionais e de conteúdo, para o desenvolvimento mútuo, de alunos-professores e professoras-orientadoras.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324919312121856