A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@2 |
Resumo: | A capacidade de se desenvolver e aprender com o outro e a natureza inacabada do ser humano são fatores motivadores desta tese. Este trabalho investigativo resgata um desejo de entender e refletir sobre questões relativas à construção reflexiva, ética e afetiva do professor de línguas, através do discurso, a partir da experiência e da interação social. Fundamentada pelos princípios da Prática Exploratória, tais como integrar todos no trabalho, trabalhar para o desenvolvimento mútuo, trabalhar para entender e priorizar a qualidade de vida na sala de aula, e pela teoria sócio-histórica-cultural de Vygotsky, portanto, essa pesquisa busca esses entendimentos sobre questões relativas à formação inicial do professor de línguas. É uma pesquisa qualitativa, dentro do paradigma participativo e colaborativo, realizada com professores em formação inicial que participam de um projeto de Iniciação à Docência, em uma universidade estadual, na cidade do Rio de Janeiro. Construtos da Sociolinguística Interacional, como as noções de enquadre, footing e pistas de contextualização são norteadores da microanálise de dados gerados a partir de gravações dos encontros do grupo em áudio e de relatórios escritos pelos futuros professores. Esses entendimentos apontam para a construção conjunta de saberes e práticas do professor de línguas como parte do desenvolvimento humano, que é construído na interação social com o outro. Os encontros analisados, os relatórios, a sessão reflexiva e pôsteres apresentados pelos alunos-professores mostram a relevância do trabalho reflexivo e cooperativo, mediado pela construção de andaimes emocionais e de conteúdo, para o desenvolvimento mútuo, de alunos-professores e professoras-orientadoras. |
id |
PUC_RIO-1_d3be3123713d894234fb0e5ac4878032 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:24050 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICOEXPLORATORY PRACTICE IN ENGLISH TEACHER EDUCATION: REFLECTION AND ETHICS IN PEDAGOGIC PRACTICE2014-02-10INES KAYON DE MILLER44264771749lattes.cnpq.br/5922755610417448INES KAYON DE MILLERADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGAISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRABEATRIZ DE CASTRO BARRETORICARDO LUIZ TEIXEIRA DE ALMEIDA02387284712RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ESTUDOS DA LINGUAGEMPUC-RioBRA capacidade de se desenvolver e aprender com o outro e a natureza inacabada do ser humano são fatores motivadores desta tese. Este trabalho investigativo resgata um desejo de entender e refletir sobre questões relativas à construção reflexiva, ética e afetiva do professor de línguas, através do discurso, a partir da experiência e da interação social. Fundamentada pelos princípios da Prática Exploratória, tais como integrar todos no trabalho, trabalhar para o desenvolvimento mútuo, trabalhar para entender e priorizar a qualidade de vida na sala de aula, e pela teoria sócio-histórica-cultural de Vygotsky, portanto, essa pesquisa busca esses entendimentos sobre questões relativas à formação inicial do professor de línguas. É uma pesquisa qualitativa, dentro do paradigma participativo e colaborativo, realizada com professores em formação inicial que participam de um projeto de Iniciação à Docência, em uma universidade estadual, na cidade do Rio de Janeiro. Construtos da Sociolinguística Interacional, como as noções de enquadre, footing e pistas de contextualização são norteadores da microanálise de dados gerados a partir de gravações dos encontros do grupo em áudio e de relatórios escritos pelos futuros professores. Esses entendimentos apontam para a construção conjunta de saberes e práticas do professor de línguas como parte do desenvolvimento humano, que é construído na interação social com o outro. Os encontros analisados, os relatórios, a sessão reflexiva e pôsteres apresentados pelos alunos-professores mostram a relevância do trabalho reflexivo e cooperativo, mediado pela construção de andaimes emocionais e de conteúdo, para o desenvolvimento mútuo, de alunos-professores e professoras-orientadoras.The capacity human beings have to develop and learn with others and the unfinished nature of the human being are factors which motivate this thesis. This investigative work rescues a desire to understand and reflect about issues concerning the reflective, ethical and affective construction of the language teacher, through discursive, experiential and social interaction. This research is based on the Principles of Exploratory Practice, such as integrating everybody, work for mutual development, work for understanding and prioritize quality of classroom life, and on Vygotskian socio-historical-cultural theory, thus aiming to enrich understandings of language teacher initial development. It is a qualitative research, within the participatory and collaborative paradigm, conducted with teachers who take part of a project for initial teacher education, in a state university in Rio de Janeiro. Constructs from Interactional Sociolinguistics, such as the notions of frame, footing and contextualization cues are used to analyze the data, which were generated from audio recordings of the group meetings and written reports. These understandings point to the construction of the language teacher identity as part of human development, constructed in the interaction with others. The meetings which were analyzed, the reports, the reflective session and the posters presented by the teacher-learners show the relevance of the reflective and cooperative work, mediated by the construction of emotional and content scaffoldings in order to provide teacher learners and teacher educators mutual development.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:22:45Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24050Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
EXPLORATORY PRACTICE IN ENGLISH TEACHER EDUCATION: REFLECTION AND ETHICS IN PEDAGOGIC PRACTICE |
title |
A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO |
spellingShingle |
A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES |
title_short |
A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO |
title_full |
A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO |
title_fullStr |
A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO |
title_sort |
A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: REFLEXÃO E ÉTICA NO FAZER PEDAGÓGICO |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES |
author_facet |
RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
INES KAYON DE MILLER |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
44264771749 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5922755610417448 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
INES KAYON DE MILLER |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
BEATRIZ DE CASTRO BARRETO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
RICARDO LUIZ TEIXEIRA DE ALMEIDA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
02387284712 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RENATA LOPES DE ALMEIDA RODRIGUES |
contributor_str_mv |
INES KAYON DE MILLER INES KAYON DE MILLER ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA ISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA BEATRIZ DE CASTRO BARRETO RICARDO LUIZ TEIXEIRA DE ALMEIDA |
description |
A capacidade de se desenvolver e aprender com o outro e a natureza inacabada do ser humano são fatores motivadores desta tese. Este trabalho investigativo resgata um desejo de entender e refletir sobre questões relativas à construção reflexiva, ética e afetiva do professor de línguas, através do discurso, a partir da experiência e da interação social. Fundamentada pelos princípios da Prática Exploratória, tais como integrar todos no trabalho, trabalhar para o desenvolvimento mútuo, trabalhar para entender e priorizar a qualidade de vida na sala de aula, e pela teoria sócio-histórica-cultural de Vygotsky, portanto, essa pesquisa busca esses entendimentos sobre questões relativas à formação inicial do professor de línguas. É uma pesquisa qualitativa, dentro do paradigma participativo e colaborativo, realizada com professores em formação inicial que participam de um projeto de Iniciação à Docência, em uma universidade estadual, na cidade do Rio de Janeiro. Construtos da Sociolinguística Interacional, como as noções de enquadre, footing e pistas de contextualização são norteadores da microanálise de dados gerados a partir de gravações dos encontros do grupo em áudio e de relatórios escritos pelos futuros professores. Esses entendimentos apontam para a construção conjunta de saberes e práticas do professor de línguas como parte do desenvolvimento humano, que é construído na interação social com o outro. Os encontros analisados, os relatórios, a sessão reflexiva e pôsteres apresentados pelos alunos-professores mostram a relevância do trabalho reflexivo e cooperativo, mediado pela construção de andaimes emocionais e de conteúdo, para o desenvolvimento mútuo, de alunos-professores e professoras-orientadoras. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24050@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324919312121856 |