Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Dória da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7591
Resumo: This study seeks to reflect on the beliefs of English-speaking teachers at a public high school in Alagoas. This qualitative work is based on the theoretical studies of Barcelos (2006, 2012) and Makiyama (2015), and adopts lesson observation and a questionnaire to survey are three English teachers who work in a public school in Palmeira dos Índios, a town located in the countryside of Alagoas. The results of this study reveal four most recurring beliefs related to English teaching and learning process, they are the ones that students have no interest in learning English, teaching English is not effective at school, the good English teacher needs to have linguistic and methodological knowledge and that the teacher has to have flexible teaching. These negative beliefs of teachers in this area make them perpetuate and reinforce the way of teaching in this educational space.
id UFAL_667065b665b477fd434012b75b8d5751
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7591
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógicoBeliefs of teachers in basic education: reflections in the english language teaching processDiscursoEnsino de língua inglesaEducação básicaCrençasDiscourseEnglish teachingBasic educationBeliefsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThis study seeks to reflect on the beliefs of English-speaking teachers at a public high school in Alagoas. This qualitative work is based on the theoretical studies of Barcelos (2006, 2012) and Makiyama (2015), and adopts lesson observation and a questionnaire to survey are three English teachers who work in a public school in Palmeira dos Índios, a town located in the countryside of Alagoas. The results of this study reveal four most recurring beliefs related to English teaching and learning process, they are the ones that students have no interest in learning English, teaching English is not effective at school, the good English teacher needs to have linguistic and methodological knowledge and that the teacher has to have flexible teaching. These negative beliefs of teachers in this area make them perpetuate and reinforce the way of teaching in this educational space.O presente estudo busca fazer uma reflexão acerca das crenças de professores de língua inglesa de uma escola pública no ensino médio no interior de Alagoas. Este trabalho, de natureza qualitativa, tem como base teórica os estudos de Barcelos (2006, 2012) e Makiyama (2013, 2015), e utilizou-se de observação de aulas e aplicação de questionário para o levantamento de dados. Os participantes deste estudo são três professores de inglês que atuam em uma escola pública, na cidade de Palmeira dos Índios, situada no interior de Alagoas. Os resultados deste estudo revelam quatro crenças mais recorrentes no que diz respeito ao ensino e aprendizagem de inglês, são elas que os alunos não tem interesse para aprender inglês, o ensino de inglês não é eficaz na escola, o bom professor de inglês precisa ter conhecimento lingüístico e metodológico e que o professor tem que ter um ensino flexível. Essas crenças negativas dos professores neste âmbito fazem com que eles perpetuem e reforcem a forma de se ensinar nesse espaço educacional.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de Letras(Inglês)UFALMakiyama, Simonehttp://lattes.cnpq.br/9001144889171337Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/9738522066891266Pitombeira, Cátia Venezianohttp://lattes.cnpq.br/5795698668844195Silva, Fernanda Dória da2021-02-20T00:51:28Z2021-02-042021-02-20T00:51:28Z2020-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Fernanda Dória da. Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-02-20T00:51:28Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7591Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-02-20T00:51:28Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico
Beliefs of teachers in basic education: reflections in the english language teaching process
title Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico
spellingShingle Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico
Silva, Fernanda Dória da
Discurso
Ensino de língua inglesa
Educação básica
Crenças
Discourse
English teaching
Basic education
Beliefs
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico
title_full Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico
title_fullStr Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico
title_full_unstemmed Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico
title_sort Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico
author Silva, Fernanda Dória da
author_facet Silva, Fernanda Dória da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Makiyama, Simone
http://lattes.cnpq.br/9001144889171337
Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da
http://lattes.cnpq.br/9738522066891266
Pitombeira, Cátia Veneziano
http://lattes.cnpq.br/5795698668844195
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda Dória da
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Ensino de língua inglesa
Educação básica
Crenças
Discourse
English teaching
Basic education
Beliefs
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Discurso
Ensino de língua inglesa
Educação básica
Crenças
Discourse
English teaching
Basic education
Beliefs
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This study seeks to reflect on the beliefs of English-speaking teachers at a public high school in Alagoas. This qualitative work is based on the theoretical studies of Barcelos (2006, 2012) and Makiyama (2015), and adopts lesson observation and a questionnaire to survey are three English teachers who work in a public school in Palmeira dos Índios, a town located in the countryside of Alagoas. The results of this study reveal four most recurring beliefs related to English teaching and learning process, they are the ones that students have no interest in learning English, teaching English is not effective at school, the good English teacher needs to have linguistic and methodological knowledge and that the teacher has to have flexible teaching. These negative beliefs of teachers in this area make them perpetuate and reinforce the way of teaching in this educational space.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-29
2021-02-20T00:51:28Z
2021-02-04
2021-02-20T00:51:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Fernanda Dória da. Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7591
identifier_str_mv SILVA, Fernanda Dória da. Crenças de professores no ensino de língua inglesa na educação básica: reflexos do fazer pedagógico. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Letras(Inglês)
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Letras(Inglês)
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233749774991360