[pt] CURAR COM CURTA: A PROGRAMAÇÃO, CURADORIA E AURA DE CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS EM TRÊS FESTIVAIS DE CINEMA BRASILEIRO ENTRE 2017 - 2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60361@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60361@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60361 |
Resumo: | [pt] Este trabalho discute a ascensão do cinema digital e o papel da curadoria na programação e seleção de curtas-metragens brasileiros contemporâneos em três festivais de cinema: Cine PE - Festival do Audiovisual, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e na Mostra de Cinema de Tiradentes. O recorte temporal se dá entre os anos de 2017 e 2021 por conta do encontro entre uma progressiva popularização ao acesso dos sensores digitais e a imersão do Brasil em uma severa e polarizante crise político-social. O trabalho retoma e analisa a noção de aura, tal como proposta por Walter Benjamin em seu ensaio A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica; retoma igualmente a ideia de programação e curadoria como formas de pós-produção, tal como proposta por Thomas Elsaesser. Um dos objetivos é analisar a mudança de cenário - favorecida pela entrada da tecnologia do digital - onde o curta-metragem brasileiro passa a ter um valor simbólico e cultural gradativamente mais significativo. Os três festivais de cinema, já citados, foram escolhidos porque suas curadorias ou condições de acontecimento sofreram grandes reviravoltas em função dos diferentes contextos político-sociais do país. Por fim, interessa discutir o papel da curadoria e dos festivais dentro do processo de legitimação histórica e artística de filmes assim como a relação entre os realizadores e a construção de um imaginário sobre o cinema nacional |
id |
PUC_RIO-1_d3d4b0dcbda6259f22aef09282b49a71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:60361 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] CURAR COM CURTA: A PROGRAMAÇÃO, CURADORIA E AURA DE CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS EM TRÊS FESTIVAIS DE CINEMA BRASILEIRO ENTRE 2017 - 2021[en] CURAR COM CURTA: THE TRANSFORMATIONS, PROGRAMMING AND AURA OF SHORT FILMS SELECTED AT THREE BRAZILIAN FILM FESTIVALS BETWEEN 2017 - 2021[pt] POS-PRODUCAO[pt] CURADORIA[pt] CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORANEO[pt] FESTIVAIS DE CINEMA[pt] CINEMA DIGITAL[pt] CURTA-METRAGEM[pt] AURA[en] POST PRODUCTION[en] CURATORSHIP[en] CONTEMPORARY BRAZILIAN CINEMA[en] FILM FESTIVAL[en] DIGITAL CINEMA[en] SHORT FILM[en] AURA[pt] Este trabalho discute a ascensão do cinema digital e o papel da curadoria na programação e seleção de curtas-metragens brasileiros contemporâneos em três festivais de cinema: Cine PE - Festival do Audiovisual, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e na Mostra de Cinema de Tiradentes. O recorte temporal se dá entre os anos de 2017 e 2021 por conta do encontro entre uma progressiva popularização ao acesso dos sensores digitais e a imersão do Brasil em uma severa e polarizante crise político-social. O trabalho retoma e analisa a noção de aura, tal como proposta por Walter Benjamin em seu ensaio A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica; retoma igualmente a ideia de programação e curadoria como formas de pós-produção, tal como proposta por Thomas Elsaesser. Um dos objetivos é analisar a mudança de cenário - favorecida pela entrada da tecnologia do digital - onde o curta-metragem brasileiro passa a ter um valor simbólico e cultural gradativamente mais significativo. Os três festivais de cinema, já citados, foram escolhidos porque suas curadorias ou condições de acontecimento sofreram grandes reviravoltas em função dos diferentes contextos político-sociais do país. Por fim, interessa discutir o papel da curadoria e dos festivais dentro do processo de legitimação histórica e artística de filmes assim como a relação entre os realizadores e a construção de um imaginário sobre o cinema nacional[en] This study discusses the rise of digital cinema and the role of curatorship in the programming and selection of contemporary Brazilian short films in three film festivals: Cine PE - Festival do Audiovisual, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro and Mostra de Cinema de Tiradentes. The time frame takes place between the years 2017 and 2021 due to the encounter between a progressive popularization of access to digital sensors with the immersion of Brazil in a severe and polarizing political-social crisis. The study resumes and analyzes the notion of aura, as proposed by Walter Benjamin in his essay The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction; and it also takes up the idea of programming and curation as forms of post-production, as proposed by Thomas Elsaesser. One of the objectives is to analyze the change in scenario - favored by the entry of digital technology - where the Brazilian short film starts to have a gradually more significant symbolic and cultural value. The three aforementioned film festivals were chosen because their curatorship or event conditions underwent major upheavals due to the different political and social contexts in the country. Lastly, it is relevant for the study to discuss the role of curatorship and festivals within the process of historical and artistic legitimation of films as well as the relationship between filmmakers and the construction of an imaginary about national cinema. MAXWELLANDREA FRANCA MARTINSLEONARDO ROCHA MARTINELLI SILVA2022-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60361@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60361@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60361porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:60361Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-10-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] CURAR COM CURTA: A PROGRAMAÇÃO, CURADORIA E AURA DE CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS EM TRÊS FESTIVAIS DE CINEMA BRASILEIRO ENTRE 2017 - 2021 [en] CURAR COM CURTA: THE TRANSFORMATIONS, PROGRAMMING AND AURA OF SHORT FILMS SELECTED AT THREE BRAZILIAN FILM FESTIVALS BETWEEN 2017 - 2021 |
title |
[pt] CURAR COM CURTA: A PROGRAMAÇÃO, CURADORIA E AURA DE CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS EM TRÊS FESTIVAIS DE CINEMA BRASILEIRO ENTRE 2017 - 2021 |
spellingShingle |
[pt] CURAR COM CURTA: A PROGRAMAÇÃO, CURADORIA E AURA DE CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS EM TRÊS FESTIVAIS DE CINEMA BRASILEIRO ENTRE 2017 - 2021 LEONARDO ROCHA MARTINELLI SILVA [pt] POS-PRODUCAO [pt] CURADORIA [pt] CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORANEO [pt] FESTIVAIS DE CINEMA [pt] CINEMA DIGITAL [pt] CURTA-METRAGEM [pt] AURA [en] POST PRODUCTION [en] CURATORSHIP [en] CONTEMPORARY BRAZILIAN CINEMA [en] FILM FESTIVAL [en] DIGITAL CINEMA [en] SHORT FILM [en] AURA |
title_short |
[pt] CURAR COM CURTA: A PROGRAMAÇÃO, CURADORIA E AURA DE CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS EM TRÊS FESTIVAIS DE CINEMA BRASILEIRO ENTRE 2017 - 2021 |
title_full |
[pt] CURAR COM CURTA: A PROGRAMAÇÃO, CURADORIA E AURA DE CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS EM TRÊS FESTIVAIS DE CINEMA BRASILEIRO ENTRE 2017 - 2021 |
title_fullStr |
[pt] CURAR COM CURTA: A PROGRAMAÇÃO, CURADORIA E AURA DE CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS EM TRÊS FESTIVAIS DE CINEMA BRASILEIRO ENTRE 2017 - 2021 |
title_full_unstemmed |
[pt] CURAR COM CURTA: A PROGRAMAÇÃO, CURADORIA E AURA DE CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS EM TRÊS FESTIVAIS DE CINEMA BRASILEIRO ENTRE 2017 - 2021 |
title_sort |
[pt] CURAR COM CURTA: A PROGRAMAÇÃO, CURADORIA E AURA DE CURTAS-METRAGENS SELECIONADOS EM TRÊS FESTIVAIS DE CINEMA BRASILEIRO ENTRE 2017 - 2021 |
author |
LEONARDO ROCHA MARTINELLI SILVA |
author_facet |
LEONARDO ROCHA MARTINELLI SILVA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ANDREA FRANCA MARTINS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEONARDO ROCHA MARTINELLI SILVA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] POS-PRODUCAO [pt] CURADORIA [pt] CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORANEO [pt] FESTIVAIS DE CINEMA [pt] CINEMA DIGITAL [pt] CURTA-METRAGEM [pt] AURA [en] POST PRODUCTION [en] CURATORSHIP [en] CONTEMPORARY BRAZILIAN CINEMA [en] FILM FESTIVAL [en] DIGITAL CINEMA [en] SHORT FILM [en] AURA |
topic |
[pt] POS-PRODUCAO [pt] CURADORIA [pt] CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORANEO [pt] FESTIVAIS DE CINEMA [pt] CINEMA DIGITAL [pt] CURTA-METRAGEM [pt] AURA [en] POST PRODUCTION [en] CURATORSHIP [en] CONTEMPORARY BRAZILIAN CINEMA [en] FILM FESTIVAL [en] DIGITAL CINEMA [en] SHORT FILM [en] AURA |
description |
[pt] Este trabalho discute a ascensão do cinema digital e o papel da curadoria na programação e seleção de curtas-metragens brasileiros contemporâneos em três festivais de cinema: Cine PE - Festival do Audiovisual, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e na Mostra de Cinema de Tiradentes. O recorte temporal se dá entre os anos de 2017 e 2021 por conta do encontro entre uma progressiva popularização ao acesso dos sensores digitais e a imersão do Brasil em uma severa e polarizante crise político-social. O trabalho retoma e analisa a noção de aura, tal como proposta por Walter Benjamin em seu ensaio A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica; retoma igualmente a ideia de programação e curadoria como formas de pós-produção, tal como proposta por Thomas Elsaesser. Um dos objetivos é analisar a mudança de cenário - favorecida pela entrada da tecnologia do digital - onde o curta-metragem brasileiro passa a ter um valor simbólico e cultural gradativamente mais significativo. Os três festivais de cinema, já citados, foram escolhidos porque suas curadorias ou condições de acontecimento sofreram grandes reviravoltas em função dos diferentes contextos político-sociais do país. Por fim, interessa discutir o papel da curadoria e dos festivais dentro do processo de legitimação histórica e artística de filmes assim como a relação entre os realizadores e a construção de um imaginário sobre o cinema nacional |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60361@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60361@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60361 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60361@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=60361@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822637600243712 |