LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THIAGO SALDANHA LACERDA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@2
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da leitura, escrita e letramento em História como pilares para a formação de cidadãos conscientes de sua importância como sujeitos históricos transformadores dos seus espaços sociais. A pesquisa teve como objetivo a elaboração de um produto final que pretendeu valorizar a formação de alunos autores, escritores e contadores de História a partir da construção de produções textuais inspiradas nos conteúdos trabalhados em sala de aula. Participaram da pesquisa os alunos dos nonos anos, turmas 900 e 901, da Escola Municipal Vereador Edemundo Pereira de Sá Carvalho durante o ano de 2017. A compreensão da diversidade de percepções dos trabalhos finais contribuiu para que se repensasse o ensino de História dessa instituição alvo da pesquisa.
id PUC_RIO-1_d439ee336b917b1b0a8125cb7184546c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:37833
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIAREADING, WRITING AND LITERACY IN THE TEACHING OF HISTORY: THE TRAINING OF STUDENT AS AUTHORS, WRITERS AND STORYTELLERS2019-01-23MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER70688524753lattes.cnpq.br/9019487528363359MARIA ELISA NORONHA DE SA MADERJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOANA MARIA FERREIRA DA COSTA MONTEIRO09933679767lattes.cnpq.br/7647117685121297THIAGO SALDANHA LACERDAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENSINO DE HISTÓRIAPUC-RioBRA presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da leitura, escrita e letramento em História como pilares para a formação de cidadãos conscientes de sua importância como sujeitos históricos transformadores dos seus espaços sociais. A pesquisa teve como objetivo a elaboração de um produto final que pretendeu valorizar a formação de alunos autores, escritores e contadores de História a partir da construção de produções textuais inspiradas nos conteúdos trabalhados em sala de aula. Participaram da pesquisa os alunos dos nonos anos, turmas 900 e 901, da Escola Municipal Vereador Edemundo Pereira de Sá Carvalho durante o ano de 2017. A compreensão da diversidade de percepções dos trabalhos finais contribuiu para que se repensasse o ensino de História dessa instituição alvo da pesquisa.The purpose of this research was to analyze the importance of reading, writing and literacy in History, as the pillars for the construction of citizens awareness of their importance as historical subjects in transforming their social spaces. The research had as objective the elaboration of a final product that tried to value the formation of students as authors, writers and storytellers from the construction of textual productions inspired by the contents worked in the classroom. The students that participated in this research were from the ninth grade, classes 900 and 901, of the Municipal School Councilor Edemundo Pereira de Sa Carvalho during the year 2017. The understanding of the diversity of perceptions from the final works contributed to the rethinking of how to teach History on this institution.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:46:48Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:37833Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-04-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv READING, WRITING AND LITERACY IN THE TEACHING OF HISTORY: THE TRAINING OF STUDENT AS AUTHORS, WRITERS AND STORYTELLERS
title LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA
spellingShingle LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA
THIAGO SALDANHA LACERDA
title_short LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA
title_full LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA
title_fullStr LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA
title_full_unstemmed LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA
title_sort LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA
author THIAGO SALDANHA LACERDA
author_facet THIAGO SALDANHA LACERDA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 70688524753
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9019487528363359
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANA MARIA FERREIRA DA COSTA MONTEIRO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09933679767
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7647117685121297
dc.contributor.author.fl_str_mv THIAGO SALDANHA LACERDA
contributor_str_mv MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
ANA MARIA FERREIRA DA COSTA MONTEIRO
description A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da leitura, escrita e letramento em História como pilares para a formação de cidadãos conscientes de sua importância como sujeitos históricos transformadores dos seus espaços sociais. A pesquisa teve como objetivo a elaboração de um produto final que pretendeu valorizar a formação de alunos autores, escritores e contadores de História a partir da construção de produções textuais inspiradas nos conteúdos trabalhados em sala de aula. Participaram da pesquisa os alunos dos nonos anos, turmas 900 e 901, da Escola Municipal Vereador Edemundo Pereira de Sá Carvalho durante o ano de 2017. A compreensão da diversidade de percepções dos trabalhos finais contribuiu para que se repensasse o ensino de História dessa instituição alvo da pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENSINO DE HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324944944562176