LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@2 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da leitura, escrita e letramento em História como pilares para a formação de cidadãos conscientes de sua importância como sujeitos históricos transformadores dos seus espaços sociais. A pesquisa teve como objetivo a elaboração de um produto final que pretendeu valorizar a formação de alunos autores, escritores e contadores de História a partir da construção de produções textuais inspiradas nos conteúdos trabalhados em sala de aula. Participaram da pesquisa os alunos dos nonos anos, turmas 900 e 901, da Escola Municipal Vereador Edemundo Pereira de Sá Carvalho durante o ano de 2017. A compreensão da diversidade de percepções dos trabalhos finais contribuiu para que se repensasse o ensino de História dessa instituição alvo da pesquisa. |
id |
PUC_RIO-1_d439ee336b917b1b0a8125cb7184546c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:37833 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIAREADING, WRITING AND LITERACY IN THE TEACHING OF HISTORY: THE TRAINING OF STUDENT AS AUTHORS, WRITERS AND STORYTELLERS2019-01-23MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER70688524753lattes.cnpq.br/9019487528363359MARIA ELISA NORONHA DE SA MADERJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOANA MARIA FERREIRA DA COSTA MONTEIRO09933679767lattes.cnpq.br/7647117685121297THIAGO SALDANHA LACERDAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENSINO DE HISTÓRIAPUC-RioBRA presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da leitura, escrita e letramento em História como pilares para a formação de cidadãos conscientes de sua importância como sujeitos históricos transformadores dos seus espaços sociais. A pesquisa teve como objetivo a elaboração de um produto final que pretendeu valorizar a formação de alunos autores, escritores e contadores de História a partir da construção de produções textuais inspiradas nos conteúdos trabalhados em sala de aula. Participaram da pesquisa os alunos dos nonos anos, turmas 900 e 901, da Escola Municipal Vereador Edemundo Pereira de Sá Carvalho durante o ano de 2017. A compreensão da diversidade de percepções dos trabalhos finais contribuiu para que se repensasse o ensino de História dessa instituição alvo da pesquisa.The purpose of this research was to analyze the importance of reading, writing and literacy in History, as the pillars for the construction of citizens awareness of their importance as historical subjects in transforming their social spaces. The research had as objective the elaboration of a final product that tried to value the formation of students as authors, writers and storytellers from the construction of textual productions inspired by the contents worked in the classroom. The students that participated in this research were from the ninth grade, classes 900 and 901, of the Municipal School Councilor Edemundo Pereira de Sa Carvalho during the year 2017. The understanding of the diversity of perceptions from the final works contributed to the rethinking of how to teach History on this institution.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:46:48Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:37833Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-04-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
READING, WRITING AND LITERACY IN THE TEACHING OF HISTORY: THE TRAINING OF STUDENT AS AUTHORS, WRITERS AND STORYTELLERS |
title |
LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA |
spellingShingle |
LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA THIAGO SALDANHA LACERDA |
title_short |
LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA |
title_full |
LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA |
title_fullStr |
LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA |
title_full_unstemmed |
LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA |
title_sort |
LEITURA, ESCRITA E LETRAMENTO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A FORMAÇÃO DE ALUNOS AUTORES, ESCRITORES E CONTADORES DE HISTÓRIA |
author |
THIAGO SALDANHA LACERDA |
author_facet |
THIAGO SALDANHA LACERDA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
70688524753 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9019487528363359 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
ANA MARIA FERREIRA DA COSTA MONTEIRO |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
09933679767 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7647117685121297 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
THIAGO SALDANHA LACERDA |
contributor_str_mv |
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO ANA MARIA FERREIRA DA COSTA MONTEIRO |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da leitura, escrita e letramento em História como pilares para a formação de cidadãos conscientes de sua importância como sujeitos históricos transformadores dos seus espaços sociais. A pesquisa teve como objetivo a elaboração de um produto final que pretendeu valorizar a formação de alunos autores, escritores e contadores de História a partir da construção de produções textuais inspiradas nos conteúdos trabalhados em sala de aula. Participaram da pesquisa os alunos dos nonos anos, turmas 900 e 901, da Escola Municipal Vereador Edemundo Pereira de Sá Carvalho durante o ano de 2017. A compreensão da diversidade de percepções dos trabalhos finais contribuiu para que se repensasse o ensino de História dessa instituição alvo da pesquisa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-01-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37833@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENSINO DE HISTÓRIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324944944562176 |