PLANEJAMENTO DO SEQUENCIAMENTO DE CAMINHÕES EM UM AMBIENTE DE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SARA SOLANGE PARGA CARNEIRO
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22236@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22236@2
Resumo: A maioria das pesquisas científicas publicadas sobre sequenciamento da produção na indústria automobilística consideram os pedidos já alocados em um dia ou turno de trabalho, desconsiderando especificidades do planejamento da cadeia de suprimentos. Esta dissertação procura contribuir no campo do planejamento da produção, propondo um modelo matemático de programação inteira mista que aborda de maneira integrada dois problemas de otimização fundamentais da cadeia: o problema de seleção de pedidos e o problema de sequenciamento de carros em uma única linha de montagem. A fim de abordar questões bem próximas a realidade, incluindo apresentação de experimentos numéricos com o modelo proposto, utilizou-se como cenário o segmento de caminhões, dentro da indústria automotiva. Considerou-se, como objetivo no modelo, além das abordagens tradicionais (minimizar sobrecarga de trabalho, troca de cores e violação de restrições), a demanda dos clientes com relação a prazos de entrega do pedido – principal reforço para uma indústria que pretende cada vez mais migrar para um ambiente de produção orientado pela demanda.
id PUC_RIO-1_d5840ed64f30804fa050a7311fc7e11f
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:22236
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPLANEJAMENTO DO SEQUENCIAMENTO DE CAMINHÕES EM UM AMBIENTE DE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA PLANNING OF TRUCK SEQUENCING IN ASSEMBLY-TO-ORDER PRODUCTION ENVIRONMENT 2013-02-04FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP66749301720lattes.cnpq.br/6932171005996406FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP66749301720lattes.cnpq.br/6932171005996406FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPPMARCIA HELENA COSTA FAMPAEDUARDO UCHOA BARBOZAFERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP93673370278SARA SOLANGE PARGA CARNEIROPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRA maioria das pesquisas científicas publicadas sobre sequenciamento da produção na indústria automobilística consideram os pedidos já alocados em um dia ou turno de trabalho, desconsiderando especificidades do planejamento da cadeia de suprimentos. Esta dissertação procura contribuir no campo do planejamento da produção, propondo um modelo matemático de programação inteira mista que aborda de maneira integrada dois problemas de otimização fundamentais da cadeia: o problema de seleção de pedidos e o problema de sequenciamento de carros em uma única linha de montagem. A fim de abordar questões bem próximas a realidade, incluindo apresentação de experimentos numéricos com o modelo proposto, utilizou-se como cenário o segmento de caminhões, dentro da indústria automotiva. Considerou-se, como objetivo no modelo, além das abordagens tradicionais (minimizar sobrecarga de trabalho, troca de cores e violação de restrições), a demanda dos clientes com relação a prazos de entrega do pedido – principal reforço para uma indústria que pretende cada vez mais migrar para um ambiente de produção orientado pela demanda.Most published scientific research on production sequencing in the automotive industry consider orders already allocated in a day or shift, disregarding specificities of supply chain planning. This paper aims to contribute in production planning field, proposing a mathematical model of mixed-integer programming that addresses in a integrated way two fundamental problems from chain: the problem of order selection and car sequencing problem on a single assembly line. In order to approach practical issues, including presentation of numerical experiments from proposed model, the truck segment within the automotive industry was used as scenario. It was considered as objective in the model, beyond traditional approaches (minimize work overload, color changing and violation of restrictions), customer demand with respect promised due dates, the main reinforcement for an industry that increasingly want migrate to a production environment driven by demand.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22236@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22236@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:19:29Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:22236Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-15T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv PLANEJAMENTO DO SEQUENCIAMENTO DE CAMINHÕES EM UM AMBIENTE DE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv PLANNING OF TRUCK SEQUENCING IN ASSEMBLY-TO-ORDER PRODUCTION ENVIRONMENT
title PLANEJAMENTO DO SEQUENCIAMENTO DE CAMINHÕES EM UM AMBIENTE DE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA
spellingShingle PLANEJAMENTO DO SEQUENCIAMENTO DE CAMINHÕES EM UM AMBIENTE DE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA
SARA SOLANGE PARGA CARNEIRO
title_short PLANEJAMENTO DO SEQUENCIAMENTO DE CAMINHÕES EM UM AMBIENTE DE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA
title_full PLANEJAMENTO DO SEQUENCIAMENTO DE CAMINHÕES EM UM AMBIENTE DE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA
title_fullStr PLANEJAMENTO DO SEQUENCIAMENTO DE CAMINHÕES EM UM AMBIENTE DE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA
title_full_unstemmed PLANEJAMENTO DO SEQUENCIAMENTO DE CAMINHÕES EM UM AMBIENTE DE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA
title_sort PLANEJAMENTO DO SEQUENCIAMENTO DE CAMINHÕES EM UM AMBIENTE DE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author SARA SOLANGE PARGA CARNEIRO
author_facet SARA SOLANGE PARGA CARNEIRO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 66749301720
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 66749301720
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6932171005996406
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6932171005996406
dc.contributor.referee1.fl_str_mv FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MARCIA HELENA COSTA FAMPA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv EDUARDO UCHOA BARBOZA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 93673370278
dc.contributor.author.fl_str_mv SARA SOLANGE PARGA CARNEIRO
contributor_str_mv FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP
FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP
FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP
MARCIA HELENA COSTA FAMPA
EDUARDO UCHOA BARBOZA
FERNANDA MARIA PEREIRA RAUPP
description A maioria das pesquisas científicas publicadas sobre sequenciamento da produção na indústria automobilística consideram os pedidos já alocados em um dia ou turno de trabalho, desconsiderando especificidades do planejamento da cadeia de suprimentos. Esta dissertação procura contribuir no campo do planejamento da produção, propondo um modelo matemático de programação inteira mista que aborda de maneira integrada dois problemas de otimização fundamentais da cadeia: o problema de seleção de pedidos e o problema de sequenciamento de carros em uma única linha de montagem. A fim de abordar questões bem próximas a realidade, incluindo apresentação de experimentos numéricos com o modelo proposto, utilizou-se como cenário o segmento de caminhões, dentro da indústria automotiva. Considerou-se, como objetivo no modelo, além das abordagens tradicionais (minimizar sobrecarga de trabalho, troca de cores e violação de restrições), a demanda dos clientes com relação a prazos de entrega do pedido – principal reforço para uma indústria que pretende cada vez mais migrar para um ambiente de produção orientado pela demanda.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22236@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22236@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22236@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=22236@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324917157298176