GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUILHERME BENTO DE FARIA LIMA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@2
Resumo: Esta tese realiza análise crítica da Getty Images a fim de compreender atualizações de procedimentos de vigilância e controle perpetrados no campo da publicidade. Parte-se da arqueologia das mídias em busca por especificidades do banco de dados audiovisual para compreender protocolos próprios do ambiente virtual organizados a partir da lógica da invisibilidade. Através da análise semiótica de cinco filmes publicitários produzidos para marca pela agência publicitária brasileira, AlmapBBDO, é possível identificar de forma mais aprofundada estratégias de comunicação de valores e princípios da Getty Images. Em consonância com técnicas de montagem, diálogo com linguagem fragmentada e a partir da reapropriação de conteúdo audiovisual são produzidos pequenos vídeos-ensaios que visam revisitar e explorar paradigmas da imagem, bem como contribuir na reflexão do potencial latente dos bancos de dados audiovisual. Concomitantemente, é apresentada a perspectiva de construção criativa de monstros como estratégia publicitária cada vez mais recorrente como etapa da produção audiovisual. Além disso, é desenvolvida uma aproximação entre técnicas cinematográficas e publicitárias que busca sublinhar hibridismos e possíveis interconexões entre as duas áreas. Por fim, são apresentados exemplos que apontam possíveis utilizações da publicidade como forma de resistência e promotora de reflexão crítica diante de conjunturas norteadas por preceitos exclusivamente capitalistas.
id PUC_RIO-1_d71eea7870a7dd449e62d5449b25e16f
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:50059
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisGETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASEGETTY IMAGES: MONTAGEM, CONTROLE E CONSTRUÇÃO CRIATIVA A PARTIR DE BANCO DE DADOS AUDIOVISUAL2020-08-14ANDREA FRANCA MARTINS92277195715lattes.cnpq.br/5480574822219430ANDREA FRANCA MARTINSCLAUDIA DA SILVA PEREIRAPATRICIA FURTADO MENDES MACHADOPATRICIA FURTADO MENDES MACHADOPATRICIA GONCALVES SALDANHA05172565760lattes.cnpq.br/7689615966809408GUILHERME BENTO DE FARIA LIMAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBREsta tese realiza análise crítica da Getty Images a fim de compreender atualizações de procedimentos de vigilância e controle perpetrados no campo da publicidade. Parte-se da arqueologia das mídias em busca por especificidades do banco de dados audiovisual para compreender protocolos próprios do ambiente virtual organizados a partir da lógica da invisibilidade. Através da análise semiótica de cinco filmes publicitários produzidos para marca pela agência publicitária brasileira, AlmapBBDO, é possível identificar de forma mais aprofundada estratégias de comunicação de valores e princípios da Getty Images. Em consonância com técnicas de montagem, diálogo com linguagem fragmentada e a partir da reapropriação de conteúdo audiovisual são produzidos pequenos vídeos-ensaios que visam revisitar e explorar paradigmas da imagem, bem como contribuir na reflexão do potencial latente dos bancos de dados audiovisual. Concomitantemente, é apresentada a perspectiva de construção criativa de monstros como estratégia publicitária cada vez mais recorrente como etapa da produção audiovisual. Além disso, é desenvolvida uma aproximação entre técnicas cinematográficas e publicitárias que busca sublinhar hibridismos e possíveis interconexões entre as duas áreas. Por fim, são apresentados exemplos que apontam possíveis utilizações da publicidade como forma de resistência e promotora de reflexão crítica diante de conjunturas norteadas por preceitos exclusivamente capitalistas.This thesis conducts a critical analysis of Getty Images to understand updates to surveillance and control procedures carried out in the field of advertising. It starts from the media archeology in search of specificities of the audiovisual database to understand protocols proper to the virtual environment that are often organized based on the logic of invisibility. Through the semiotic analysis of five advertising films produced for the brand by the Brazilian advertising agency, AlmapBBDO, it is possible to identify in more depth strategies for communicating Getty Images values and principles. In line with montage techniques, dialogue with fragmented language and from the re-appropriation of audiovisual content, small video-essays are produced that aim to revisit and explore paradigms of the image, as well as contribute to the reflection of the latent potential of audiovisual databases. Concomitantly, the prospect of creative construction of monsters is presented as an increasingly recurring advertising strategy as a stage of audiovisual production. Also, an approach is developed between cinematographic and advertising techniques that seeks to underline hybridism and possible interconnections between the two areas. Finally, examples are presented that point to potential uses of advertising as a form of resistance and to promote critical reflection in front of circumstances exclusively guided by capitalist precepts.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:56:53Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:50059Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv GETTY IMAGES: MONTAGEM, CONTROLE E CONSTRUÇÃO CRIATIVA A PARTIR DE BANCO DE DADOS AUDIOVISUAL
title GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE
spellingShingle GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE
GUILHERME BENTO DE FARIA LIMA
title_short GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE
title_full GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE
title_fullStr GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE
title_full_unstemmed GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE
title_sort GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE
author GUILHERME BENTO DE FARIA LIMA
author_facet GUILHERME BENTO DE FARIA LIMA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANDREA FRANCA MARTINS
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 92277195715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5480574822219430
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ANDREA FRANCA MARTINS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CLAUDIA DA SILVA PEREIRA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv PATRICIA GONCALVES SALDANHA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05172565760
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7689615966809408
dc.contributor.author.fl_str_mv GUILHERME BENTO DE FARIA LIMA
contributor_str_mv ANDREA FRANCA MARTINS
ANDREA FRANCA MARTINS
CLAUDIA DA SILVA PEREIRA
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
PATRICIA GONCALVES SALDANHA
description Esta tese realiza análise crítica da Getty Images a fim de compreender atualizações de procedimentos de vigilância e controle perpetrados no campo da publicidade. Parte-se da arqueologia das mídias em busca por especificidades do banco de dados audiovisual para compreender protocolos próprios do ambiente virtual organizados a partir da lógica da invisibilidade. Através da análise semiótica de cinco filmes publicitários produzidos para marca pela agência publicitária brasileira, AlmapBBDO, é possível identificar de forma mais aprofundada estratégias de comunicação de valores e princípios da Getty Images. Em consonância com técnicas de montagem, diálogo com linguagem fragmentada e a partir da reapropriação de conteúdo audiovisual são produzidos pequenos vídeos-ensaios que visam revisitar e explorar paradigmas da imagem, bem como contribuir na reflexão do potencial latente dos bancos de dados audiovisual. Concomitantemente, é apresentada a perspectiva de construção criativa de monstros como estratégia publicitária cada vez mais recorrente como etapa da produção audiovisual. Além disso, é desenvolvida uma aproximação entre técnicas cinematográficas e publicitárias que busca sublinhar hibridismos e possíveis interconexões entre as duas áreas. Por fim, são apresentados exemplos que apontam possíveis utilizações da publicidade como forma de resistência e promotora de reflexão crítica diante de conjunturas norteadas por preceitos exclusivamente capitalistas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324952200708096