GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@2 |
Resumo: | Esta tese realiza análise crítica da Getty Images a fim de compreender atualizações de procedimentos de vigilância e controle perpetrados no campo da publicidade. Parte-se da arqueologia das mídias em busca por especificidades do banco de dados audiovisual para compreender protocolos próprios do ambiente virtual organizados a partir da lógica da invisibilidade. Através da análise semiótica de cinco filmes publicitários produzidos para marca pela agência publicitária brasileira, AlmapBBDO, é possível identificar de forma mais aprofundada estratégias de comunicação de valores e princípios da Getty Images. Em consonância com técnicas de montagem, diálogo com linguagem fragmentada e a partir da reapropriação de conteúdo audiovisual são produzidos pequenos vídeos-ensaios que visam revisitar e explorar paradigmas da imagem, bem como contribuir na reflexão do potencial latente dos bancos de dados audiovisual. Concomitantemente, é apresentada a perspectiva de construção criativa de monstros como estratégia publicitária cada vez mais recorrente como etapa da produção audiovisual. Além disso, é desenvolvida uma aproximação entre técnicas cinematográficas e publicitárias que busca sublinhar hibridismos e possíveis interconexões entre as duas áreas. Por fim, são apresentados exemplos que apontam possíveis utilizações da publicidade como forma de resistência e promotora de reflexão crítica diante de conjunturas norteadas por preceitos exclusivamente capitalistas. |
id |
PUC_RIO-1_d71eea7870a7dd449e62d5449b25e16f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:50059 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisGETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASEGETTY IMAGES: MONTAGEM, CONTROLE E CONSTRUÇÃO CRIATIVA A PARTIR DE BANCO DE DADOS AUDIOVISUAL2020-08-14ANDREA FRANCA MARTINS92277195715lattes.cnpq.br/5480574822219430ANDREA FRANCA MARTINSCLAUDIA DA SILVA PEREIRAPATRICIA FURTADO MENDES MACHADOPATRICIA FURTADO MENDES MACHADOPATRICIA GONCALVES SALDANHA05172565760lattes.cnpq.br/7689615966809408GUILHERME BENTO DE FARIA LIMAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBREsta tese realiza análise crítica da Getty Images a fim de compreender atualizações de procedimentos de vigilância e controle perpetrados no campo da publicidade. Parte-se da arqueologia das mídias em busca por especificidades do banco de dados audiovisual para compreender protocolos próprios do ambiente virtual organizados a partir da lógica da invisibilidade. Através da análise semiótica de cinco filmes publicitários produzidos para marca pela agência publicitária brasileira, AlmapBBDO, é possível identificar de forma mais aprofundada estratégias de comunicação de valores e princípios da Getty Images. Em consonância com técnicas de montagem, diálogo com linguagem fragmentada e a partir da reapropriação de conteúdo audiovisual são produzidos pequenos vídeos-ensaios que visam revisitar e explorar paradigmas da imagem, bem como contribuir na reflexão do potencial latente dos bancos de dados audiovisual. Concomitantemente, é apresentada a perspectiva de construção criativa de monstros como estratégia publicitária cada vez mais recorrente como etapa da produção audiovisual. Além disso, é desenvolvida uma aproximação entre técnicas cinematográficas e publicitárias que busca sublinhar hibridismos e possíveis interconexões entre as duas áreas. Por fim, são apresentados exemplos que apontam possíveis utilizações da publicidade como forma de resistência e promotora de reflexão crítica diante de conjunturas norteadas por preceitos exclusivamente capitalistas.This thesis conducts a critical analysis of Getty Images to understand updates to surveillance and control procedures carried out in the field of advertising. It starts from the media archeology in search of specificities of the audiovisual database to understand protocols proper to the virtual environment that are often organized based on the logic of invisibility. Through the semiotic analysis of five advertising films produced for the brand by the Brazilian advertising agency, AlmapBBDO, it is possible to identify in more depth strategies for communicating Getty Images values and principles. In line with montage techniques, dialogue with fragmented language and from the re-appropriation of audiovisual content, small video-essays are produced that aim to revisit and explore paradigms of the image, as well as contribute to the reflection of the latent potential of audiovisual databases. Concomitantly, the prospect of creative construction of monsters is presented as an increasingly recurring advertising strategy as a stage of audiovisual production. Also, an approach is developed between cinematographic and advertising techniques that seeks to underline hybridism and possible interconnections between the two areas. Finally, examples are presented that point to potential uses of advertising as a form of resistance and to promote critical reflection in front of circumstances exclusively guided by capitalist precepts.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:56:53Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:50059Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
GETTY IMAGES: MONTAGEM, CONTROLE E CONSTRUÇÃO CRIATIVA A PARTIR DE BANCO DE DADOS AUDIOVISUAL |
title |
GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE |
spellingShingle |
GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE GUILHERME BENTO DE FARIA LIMA |
title_short |
GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE |
title_full |
GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE |
title_fullStr |
GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE |
title_full_unstemmed |
GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE |
title_sort |
GETTY IMAGES: MONTAGE, CONTROL AND CREATIVE CONSTRUCTION FROM AN AUDIOVISUAL DATABASE |
author |
GUILHERME BENTO DE FARIA LIMA |
author_facet |
GUILHERME BENTO DE FARIA LIMA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ANDREA FRANCA MARTINS |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
92277195715 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5480574822219430 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ANDREA FRANCA MARTINS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
CLAUDIA DA SILVA PEREIRA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
PATRICIA GONCALVES SALDANHA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
05172565760 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/7689615966809408 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GUILHERME BENTO DE FARIA LIMA |
contributor_str_mv |
ANDREA FRANCA MARTINS ANDREA FRANCA MARTINS CLAUDIA DA SILVA PEREIRA PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO PATRICIA GONCALVES SALDANHA |
description |
Esta tese realiza análise crítica da Getty Images a fim de compreender atualizações de procedimentos de vigilância e controle perpetrados no campo da publicidade. Parte-se da arqueologia das mídias em busca por especificidades do banco de dados audiovisual para compreender protocolos próprios do ambiente virtual organizados a partir da lógica da invisibilidade. Através da análise semiótica de cinco filmes publicitários produzidos para marca pela agência publicitária brasileira, AlmapBBDO, é possível identificar de forma mais aprofundada estratégias de comunicação de valores e princípios da Getty Images. Em consonância com técnicas de montagem, diálogo com linguagem fragmentada e a partir da reapropriação de conteúdo audiovisual são produzidos pequenos vídeos-ensaios que visam revisitar e explorar paradigmas da imagem, bem como contribuir na reflexão do potencial latente dos bancos de dados audiovisual. Concomitantemente, é apresentada a perspectiva de construção criativa de monstros como estratégia publicitária cada vez mais recorrente como etapa da produção audiovisual. Além disso, é desenvolvida uma aproximação entre técnicas cinematográficas e publicitárias que busca sublinhar hibridismos e possíveis interconexões entre as duas áreas. Por fim, são apresentados exemplos que apontam possíveis utilizações da publicidade como forma de resistência e promotora de reflexão crítica diante de conjunturas norteadas por preceitos exclusivamente capitalistas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-08-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50059@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324952200708096 |