ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE O IMPACTO DO ETANOL EM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL NOS MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30923@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30923@2 |
Resumo: | Há algum tempo biocombustíveis renováveis são potenciais soluções sugeridas às questões de emissão de poluentes e dependência da sociedade aos derivados fósseis. Biodiesel e etanol são combustíveis comerciais renováveis candidatos à substituição das fontes fósseis, especialmente, em motores de ignição por compressão, os quais são tipicamente mais eficientes do que aqueles de ignição por centelha. Misturas ternárias de diesel, biodiesel e etanol formam estratégias de substituição parcial do diesel aplicáveis em motores de ignição por compressão sem a necessidade de grandes adaptações. Nesta dissertação realizaram-se avaliações experimentais em um motor multi-cilíndrico de ignição por compressão (MWM 4.10 TCA), abastecido com misturas de diesel, biodiesel (até 15 por cento em teor volumétrico) e etanol anidro (até 20 por cento em teor volumétrico). Cada mistura ternária é composta por diferentes proporções do álcool e sempre com a concentração volumétrica de 1 por cento de um aditivo estabilizador da mistura. Portanto, os testes associam substituições parciais do diesel por biocombustíveis a avaliações de desempenho do motor e da combustão das misturas, sob algumas condições de carga, regimes de rotação e instantes de injeção de combustível. Os testes realizados indicam que misturas com 20 por cento em volume de concentração de etanol experimentam inícios de combustão até 4,7 graus CA mais atrasados. Porém, a busca de instantes otimizados na injeção de combustível trouxe melhorias ao desempenho do motor, permitiu conversões energéticas mais vantajosas do etanol na ignição por compressão frente à ignição por centelha, além de minimizar efeitos do etanol em retardar o início da combustão. |
id |
PUC_RIO-1_d72259e2010899fdba1ef2023188ff90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:30923 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE O IMPACTO DO ETANOL EM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL NOS MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO EXPERIMENTAL STUDY ABOUT ETHANOL IMPACT IN DIESEL-BIODIESEL-ETHANOL BLENDS IN COMPRESSION IGNITION ENGINES 2017-04-12SERGIO LEAL BRAGA42511755734lattes.cnpq.br/4168538689240017FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE06204162705lattes.cnpq.br/0277353927819140FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE06204162705lattes.cnpq.br/0277353927819140JOSE ALBERTO DOS REIS PARISEANTONIO CARLOS SCARDINI VILLELAANTONIO CARLOS SCARDINI VILLELACARLOS VALOIS MACIEL BRAGASERGIO LEAL BRAGA13457379718lattes.cnpq.br/5481676976594452ANDREW DAVID MENDES GUEDESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA MECÂNICAPUC-RioBRHá algum tempo biocombustíveis renováveis são potenciais soluções sugeridas às questões de emissão de poluentes e dependência da sociedade aos derivados fósseis. Biodiesel e etanol são combustíveis comerciais renováveis candidatos à substituição das fontes fósseis, especialmente, em motores de ignição por compressão, os quais são tipicamente mais eficientes do que aqueles de ignição por centelha. Misturas ternárias de diesel, biodiesel e etanol formam estratégias de substituição parcial do diesel aplicáveis em motores de ignição por compressão sem a necessidade de grandes adaptações. Nesta dissertação realizaram-se avaliações experimentais em um motor multi-cilíndrico de ignição por compressão (MWM 4.10 TCA), abastecido com misturas de diesel, biodiesel (até 15 por cento em teor volumétrico) e etanol anidro (até 20 por cento em teor volumétrico). Cada mistura ternária é composta por diferentes proporções do álcool e sempre com a concentração volumétrica de 1 por cento de um aditivo estabilizador da mistura. Portanto, os testes associam substituições parciais do diesel por biocombustíveis a avaliações de desempenho do motor e da combustão das misturas, sob algumas condições de carga, regimes de rotação e instantes de injeção de combustível. Os testes realizados indicam que misturas com 20 por cento em volume de concentração de etanol experimentam inícios de combustão até 4,7 graus CA mais atrasados. Porém, a busca de instantes otimizados na injeção de combustível trouxe melhorias ao desempenho do motor, permitiu conversões energéticas mais vantajosas do etanol na ignição por compressão frente à ignição por centelha, além de minimizar efeitos do etanol em retardar o início da combustão.Renewable biofuels have been proposed for a long time as an alternative to the issues concerned to pollutants emission and also society s liability to fossil fuels. Biodiesel and ethanol are renewable commercial fuel candidates for fossil fuels substitution, especially, in compression ignition engines, which are typically more efficient than the spark ignition ones. Diesel s partial replacement, such as the substitution by ternary blends formed by diesel, biodiesel and ethanol, is a strategy applicable to compression ignition engines without the need of further modifications. In this dissertation tests were run in a multi-cylinder compression ignition engine (MWM 4.10 TCA), fueled with diesel, biodiesel (up to 15 percent in volumetric content) and anhydrous ethanol (up to 20 percent in volumetric content) blends. Each mixture should be composed by different alcohol s proportions and always containing a 1 percent volumetric concentration of additive in order to ensure ternary s blend stability. Therefore, tests try to ally diesel s partial replacement by biofuels with engine performance and blends combustion assessment, under some combinations of load, engine speed and injection timing conditions. The tests performed indicate that the start of the combustion experienced up to 4.7 degrees CA postponements, when fueled with a 20 percent ethanol volumetric concentration blend. Still, optimized injection timing investigation brought improvements to engine performance, allowed better ethanol energetic conversions through compression ignition when compared to spark ignition and could also minimize delays caused by ethanol s presence in the beginning of the combustion.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30923@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30923@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:36:15Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:30923Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-20T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE O IMPACTO DO ETANOL EM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL NOS MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
EXPERIMENTAL STUDY ABOUT ETHANOL IMPACT IN DIESEL-BIODIESEL-ETHANOL BLENDS IN COMPRESSION IGNITION ENGINES |
title |
ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE O IMPACTO DO ETANOL EM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL NOS MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO |
spellingShingle |
ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE O IMPACTO DO ETANOL EM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL NOS MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO ANDREW DAVID MENDES GUEDES |
title_short |
ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE O IMPACTO DO ETANOL EM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL NOS MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO |
title_full |
ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE O IMPACTO DO ETANOL EM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL NOS MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO |
title_fullStr |
ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE O IMPACTO DO ETANOL EM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL NOS MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO |
title_full_unstemmed |
ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE O IMPACTO DO ETANOL EM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL NOS MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO |
title_sort |
ESTUDO EXPERIMENTAL SOBRE O IMPACTO DO ETANOL EM MISTURAS DIESEL-BIODIESEL-ETANOL NOS MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO |
author |
ANDREW DAVID MENDES GUEDES |
author_facet |
ANDREW DAVID MENDES GUEDES |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SERGIO LEAL BRAGA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
42511755734 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4168538689240017 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
06204162705 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0277353927819140 |
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv |
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE |
dc.contributor.advisor-co2ID.fl_str_mv |
06204162705 |
dc.contributor.advisor-co2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0277353927819140 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ANTONIO CARLOS SCARDINI VILLELA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ANTONIO CARLOS SCARDINI VILLELA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
CARLOS VALOIS MACIEL BRAGA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
SERGIO LEAL BRAGA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
13457379718 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5481676976594452 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDREW DAVID MENDES GUEDES |
contributor_str_mv |
SERGIO LEAL BRAGA FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE ANTONIO CARLOS SCARDINI VILLELA ANTONIO CARLOS SCARDINI VILLELA CARLOS VALOIS MACIEL BRAGA SERGIO LEAL BRAGA |
description |
Há algum tempo biocombustíveis renováveis são potenciais soluções sugeridas às questões de emissão de poluentes e dependência da sociedade aos derivados fósseis. Biodiesel e etanol são combustíveis comerciais renováveis candidatos à substituição das fontes fósseis, especialmente, em motores de ignição por compressão, os quais são tipicamente mais eficientes do que aqueles de ignição por centelha. Misturas ternárias de diesel, biodiesel e etanol formam estratégias de substituição parcial do diesel aplicáveis em motores de ignição por compressão sem a necessidade de grandes adaptações. Nesta dissertação realizaram-se avaliações experimentais em um motor multi-cilíndrico de ignição por compressão (MWM 4.10 TCA), abastecido com misturas de diesel, biodiesel (até 15 por cento em teor volumétrico) e etanol anidro (até 20 por cento em teor volumétrico). Cada mistura ternária é composta por diferentes proporções do álcool e sempre com a concentração volumétrica de 1 por cento de um aditivo estabilizador da mistura. Portanto, os testes associam substituições parciais do diesel por biocombustíveis a avaliações de desempenho do motor e da combustão das misturas, sob algumas condições de carga, regimes de rotação e instantes de injeção de combustível. Os testes realizados indicam que misturas com 20 por cento em volume de concentração de etanol experimentam inícios de combustão até 4,7 graus CA mais atrasados. Porém, a busca de instantes otimizados na injeção de combustível trouxe melhorias ao desempenho do motor, permitiu conversões energéticas mais vantajosas do etanol na ignição por compressão frente à ignição por centelha, além de minimizar efeitos do etanol em retardar o início da combustão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-04-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30923@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30923@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30923@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30923@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENGENHARIA MECÂNICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324932984504320 |