ENSINANDO, APRENDENDO E PESQUISANDO: PROFESSORA E ALUNOS TRABALHANDO PELO ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CLARISSE GUEDES DE SENA
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11935@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11935@2
Resumo: Esta pesquisa em sala de aula, orientada pelos princípios da Prática Exploratória (Allwright, 2003), se caracteriza como trabalho-para-entendimento. Constitui-se em um trabalho conjunto da professora-pesquisadora e seus alunos de uma turma de inglês como língua estrangeira, na busca de entendimentos quanto à interação em sala de aula. A investigação se realizou através de atividades pedagógicas com potencial exploratório e discussões. O material discursivo gerado foi analisado à luz de teorias que tratam das características de cada tópico. Para a análise, foram utilizados os seguintes conceitos: a) discurso e dialogismo (Bakhtin, 2003); b) crença e pensamento reflexivo (Dewey, 1959; 1979); e c) sistema de crenças (Richards, 1998; Richards & Lockhart, 1994; Barcelos, 2004). O trabalho-para-entendimento buscou alcançar maiores entendimentos de todos os participantes quanto às suas crenças, discursos e ações relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, visando a qualidade de vida do grupo. Os entendimentos alcançados pela professora-pesquisadora mostram que o discurso dos alunos reflete os princípios do ensino como transmissão de conhecimento, apesar de suas ações estarem em conformidade com a abordagem construtivista. Foi também notado que o discurso dos estudantes se tornava mais compatível com suas ações quando era baseado nas suas próprias experiências como alunos. A reflexão gerada neste trabalho, orientado pelos princípios da Prática Exploratória, levou a professora-pesquisadora e seus alunos a ficarem mais conscientes da complexidade da interação em sala de aula e de suas responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem.
id PUC_RIO-1_d7704c2c990922ec694fb339610c0f76
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:11935
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisENSINANDO, APRENDENDO E PESQUISANDO: PROFESSORA E ALUNOS TRABALHANDO PELO ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULATEACHING, LEARNING AND RESEARCHING: TEACHER AND LEARNERS WORKING TO UNDERSTAND CLASSROOM INTERACTION.2006-04-04INES KAYON DE MILLER44264771749lattes.cnpq.br/5922755610417448BARBARA JANE WILCOX HEMAISLUCIA PACHECO DE OLIVEIRAINES KAYON DE MILLERMARIA ELISA KNUST SILVEIRACLARISSE GUEDES DE SENAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBREsta pesquisa em sala de aula, orientada pelos princípios da Prática Exploratória (Allwright, 2003), se caracteriza como trabalho-para-entendimento. Constitui-se em um trabalho conjunto da professora-pesquisadora e seus alunos de uma turma de inglês como língua estrangeira, na busca de entendimentos quanto à interação em sala de aula. A investigação se realizou através de atividades pedagógicas com potencial exploratório e discussões. O material discursivo gerado foi analisado à luz de teorias que tratam das características de cada tópico. Para a análise, foram utilizados os seguintes conceitos: a) discurso e dialogismo (Bakhtin, 2003); b) crença e pensamento reflexivo (Dewey, 1959; 1979); e c) sistema de crenças (Richards, 1998; Richards & Lockhart, 1994; Barcelos, 2004). O trabalho-para-entendimento buscou alcançar maiores entendimentos de todos os participantes quanto às suas crenças, discursos e ações relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, visando a qualidade de vida do grupo. Os entendimentos alcançados pela professora-pesquisadora mostram que o discurso dos alunos reflete os princípios do ensino como transmissão de conhecimento, apesar de suas ações estarem em conformidade com a abordagem construtivista. Foi também notado que o discurso dos estudantes se tornava mais compatível com suas ações quando era baseado nas suas próprias experiências como alunos. A reflexão gerada neste trabalho, orientado pelos princípios da Prática Exploratória, levou a professora-pesquisadora e seus alunos a ficarem mais conscientes da complexidade da interação em sala de aula e de suas responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem.This classroom research, following the principles of Exploratory Practice (Allwright, 2003), is conceptualized as work for understanding. It is a collective work of a teacher-researcher and her students in an English as a foreign language class, looking for understandings about classroom interaction. The investigation was developed through the use of potentially exploitable pedagogic activities and discussions. The discursive material generated was analysed with the help of theories that deal with the characteristics presented in each topic. For the analysis, the following concepts were used: a) discourse and dialogism (Bakhtin, 2003); b)beliefs and reflexive thinking (Dewey, 1959; 1979); and c) belief systems (Richards, 1998; Richards & Lockhart, 1994; Barcelos, 2004). The work for understanding intended to reach participants` deeper understandings about their beliefs, discourses and actions related to the teaching-learning process, aiming at the group`s quality of life. The understandings reached by the teacher-researcher show that the students` discourse reflects the principles of knowledgetransmission instruction, whereas their actions are related to the constructivist approach. It was also noted that the students` discourse was more compatible with their actions when it was based on their own experiences as students. The reflection generated in this research, oriented by the principles of Exploratory Practice, enhanced the teacher and her learners` awareness of the complexity of classroom interaction and of their responsibilities in the teaching-learning process.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11935@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11935@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:58:57Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11935Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv ENSINANDO, APRENDENDO E PESQUISANDO: PROFESSORA E ALUNOS TRABALHANDO PELO ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv TEACHING, LEARNING AND RESEARCHING: TEACHER AND LEARNERS WORKING TO UNDERSTAND CLASSROOM INTERACTION.
title ENSINANDO, APRENDENDO E PESQUISANDO: PROFESSORA E ALUNOS TRABALHANDO PELO ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
spellingShingle ENSINANDO, APRENDENDO E PESQUISANDO: PROFESSORA E ALUNOS TRABALHANDO PELO ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
CLARISSE GUEDES DE SENA
title_short ENSINANDO, APRENDENDO E PESQUISANDO: PROFESSORA E ALUNOS TRABALHANDO PELO ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
title_full ENSINANDO, APRENDENDO E PESQUISANDO: PROFESSORA E ALUNOS TRABALHANDO PELO ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
title_fullStr ENSINANDO, APRENDENDO E PESQUISANDO: PROFESSORA E ALUNOS TRABALHANDO PELO ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed ENSINANDO, APRENDENDO E PESQUISANDO: PROFESSORA E ALUNOS TRABALHANDO PELO ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
title_sort ENSINANDO, APRENDENDO E PESQUISANDO: PROFESSORA E ALUNOS TRABALHANDO PELO ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author CLARISSE GUEDES DE SENA
author_facet CLARISSE GUEDES DE SENA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv INES KAYON DE MILLER
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 44264771749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5922755610417448
dc.contributor.referee1.fl_str_mv BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv INES KAYON DE MILLER
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MARIA ELISA KNUST SILVEIRA
dc.contributor.author.fl_str_mv CLARISSE GUEDES DE SENA
contributor_str_mv INES KAYON DE MILLER
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
INES KAYON DE MILLER
MARIA ELISA KNUST SILVEIRA
description Esta pesquisa em sala de aula, orientada pelos princípios da Prática Exploratória (Allwright, 2003), se caracteriza como trabalho-para-entendimento. Constitui-se em um trabalho conjunto da professora-pesquisadora e seus alunos de uma turma de inglês como língua estrangeira, na busca de entendimentos quanto à interação em sala de aula. A investigação se realizou através de atividades pedagógicas com potencial exploratório e discussões. O material discursivo gerado foi analisado à luz de teorias que tratam das características de cada tópico. Para a análise, foram utilizados os seguintes conceitos: a) discurso e dialogismo (Bakhtin, 2003); b) crença e pensamento reflexivo (Dewey, 1959; 1979); e c) sistema de crenças (Richards, 1998; Richards & Lockhart, 1994; Barcelos, 2004). O trabalho-para-entendimento buscou alcançar maiores entendimentos de todos os participantes quanto às suas crenças, discursos e ações relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, visando a qualidade de vida do grupo. Os entendimentos alcançados pela professora-pesquisadora mostram que o discurso dos alunos reflete os princípios do ensino como transmissão de conhecimento, apesar de suas ações estarem em conformidade com a abordagem construtivista. Foi também notado que o discurso dos estudantes se tornava mais compatível com suas ações quando era baseado nas suas próprias experiências como alunos. A reflexão gerada neste trabalho, orientado pelos princípios da Prática Exploratória, levou a professora-pesquisadora e seus alunos a ficarem mais conscientes da complexidade da interação em sala de aula e de suas responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11935@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11935@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11935@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11935@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324898175975424