[pt] ENSINANDO, APRENDENDO E PESQUISANDO: PROFESSORA E ALUNOS TRABALHANDO PELO ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11935@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11935@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11935 |
Resumo: | [pt] Esta pesquisa em sala de aula, orientada pelos princípios da Prática Exploratória (Allwright, 2003), se caracteriza como trabalho-para-entendimento. Constitui-se em um trabalho conjunto da professora-pesquisadora e seus alunos de uma turma de inglês como língua estrangeira, na busca de entendimentos quanto à interação em sala de aula. A investigação se realizou através de atividades pedagógicas com potencial exploratório e discussões. O material discursivo gerado foi analisado à luz de teorias que tratam das características de cada tópico. Para a análise, foram utilizados os seguintes conceitos: a) discurso e dialogismo (Bakhtin, 2003); b) crença e pensamento reflexivo (Dewey, 1959; 1979); e c) sistema de crenças (Richards, 1998; Richards & Lockhart, 1994; Barcelos, 2004). O trabalho-para-entendimento buscou alcançar maiores entendimentos de todos os participantes quanto às suas crenças, discursos e ações relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, visando a qualidade de vida do grupo. Os entendimentos alcançados pela professora-pesquisadora mostram que o discurso dos alunos reflete os princípios do ensino como transmissão de conhecimento, apesar de suas ações estarem em conformidade com a abordagem construtivista. Foi também notado que o discurso dos estudantes se tornava mais compatível com suas ações quando era baseado nas suas próprias experiências como alunos. A reflexão gerada neste trabalho, orientado pelos princípios da Prática Exploratória, levou a professora-pesquisadora e seus alunos a ficarem mais conscientes da complexidade da interação em sala de aula e de suas responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem. |
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[pt] ENSINANDO, APRENDENDO E PESQUISANDO: PROFESSORA E ALUNOS TRABALHANDO PELO ENTENDIMENTO DA INTERAÇÃO EM SALA DE AULA[en] TEACHING, LEARNING AND RESEARCHING: TEACHER AND LEARNERS WORKING TO UNDERSTAND CLASSROOM INTERACTION.[pt] PRATICA EXPLORATORIA[pt] ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA[pt] REFLEXAO[pt] INTERACAO EM SALA DE AULA[en] EXPLORATORY PRACTICE[en] FOREIGN LANGUAGE TEACHING[en] REFLECTION[en] CLASSROOM INTERACTION[pt] Esta pesquisa em sala de aula, orientada pelos princípios da Prática Exploratória (Allwright, 2003), se caracteriza como trabalho-para-entendimento. Constitui-se em um trabalho conjunto da professora-pesquisadora e seus alunos de uma turma de inglês como língua estrangeira, na busca de entendimentos quanto à interação em sala de aula. A investigação se realizou através de atividades pedagógicas com potencial exploratório e discussões. O material discursivo gerado foi analisado à luz de teorias que tratam das características de cada tópico. Para a análise, foram utilizados os seguintes conceitos: a) discurso e dialogismo (Bakhtin, 2003); b) crença e pensamento reflexivo (Dewey, 1959; 1979); e c) sistema de crenças (Richards, 1998; Richards & Lockhart, 1994; Barcelos, 2004). O trabalho-para-entendimento buscou alcançar maiores entendimentos de todos os participantes quanto às suas crenças, discursos e ações relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, visando a qualidade de vida do grupo. Os entendimentos alcançados pela professora-pesquisadora mostram que o discurso dos alunos reflete os princípios do ensino como transmissão de conhecimento, apesar de suas ações estarem em conformidade com a abordagem construtivista. Foi também notado que o discurso dos estudantes se tornava mais compatível com suas ações quando era baseado nas suas próprias experiências como alunos. A reflexão gerada neste trabalho, orientado pelos princípios da Prática Exploratória, levou a professora-pesquisadora e seus alunos a ficarem mais conscientes da complexidade da interação em sala de aula e de suas responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem.[en] This classroom research, following the principles of Exploratory Practice (Allwright, 2003), is conceptualized as work for understanding. It is a collective work of a teacher-researcher and her students in an English as a foreign language class, looking for understandings about classroom interaction. The investigation was developed through the use of potentially exploitable pedagogic activities and discussions. The discursive material generated was analysed with the help of theories that deal with the characteristics presented in each topic. For the analysis, the following concepts were used: a) discourse and dialogism (Bakhtin, 2003); b)beliefs and reflexive thinking (Dewey, 1959; 1979); and c) belief systems (Richards, 1998; Richards & Lockhart, 1994; Barcelos, 2004). The work for understanding intended to reach participants` deeper understandings about their beliefs, discourses and actions related to the teaching-learning process, aiming at the group`s quality of life. The understandings reached by the teacher-researcher show that the students` discourse reflects the principles of knowledgetransmission instruction, whereas their actions are related to the constructivist approach. It was also noted that the students` discourse was more compatible with their actions when it was based on their own experiences as students. The reflection generated in this research, oriented by the principles of Exploratory Practice, enhanced the teacher and her learners` awareness of the complexity of classroom interaction and of their responsibilities in the teaching-learning process.MAXWELLINES KAYON DE MILLERCLARISSE GUEDES DE SENA2008-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11935@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11935@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11935porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-24T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11935Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-24T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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