[en] A CHALLENGE THE SIZE OF THE NATION: THE CAMPAIGN OF THE BRAZILIAN LEAGUE AGAINST ILLITERACY (1915-1922)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13041@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13041@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13041 |
Resumo: | [pt] Este trabalho se propôs a refletir sobre o contexto de fundação da Liga Brasileira Contra o Analfabetismo, compreendendo, através das estratégias de ação de sua primeira diretoria (1915-1922), os objetivos dos intelectuais envolvidos naquele projeto, engajados no combate ao analfabetismo em todo o Brasil. Buscamos também analisar seu lugar na História da Educação, uma vez que são raras as referências à Liga Brasileira Contra o Analfabetismo. Tal lugar acabou por ser definido pela historiografia através das críticas elaboradas pelos membros da Associação Brasileira de Educação, cujo discurso negaria experiências anteriores. O presente trabalho destaca que preocupações com a freqüência escolar, a falta de prédios adequados, material didático e com os modos civilizados e cívicos em uma escola moderna, que moralizava e civilizava, estavam presentes no movimento analisado. A campanha empreendida pela Liga encontrou apoio nos diversos cantos do Brasil, sobretudo através da atuação de Ligas estaduais e municipais. A análise destas ações evidencia que as Ligas atuavam em uma dupla direção ao coordenar ações de combate ao analfabetismo que incentivavam o engajamento e a mobilização da sociedade em favor da instrução e, ao mesmo tempo, chamar o Estado a atuar, exigindo sua intervenção em questões como a decretação da obrigatoriedade do Ensino Primário. Percebe-se que, entre memórias e esquecimentos, as Ligas fundadas durante a década de 1910 têm muito a nos revelar acerca da mobilização social neste país, demonstrando que a Primeira República representa um momento estratégico na História do Brasil. |
id |
PUC_RIO-1_d7b18981ea8df97291e159fa8c9ddad1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:13041 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[en] A CHALLENGE THE SIZE OF THE NATION: THE CAMPAIGN OF THE BRAZILIAN LEAGUE AGAINST ILLITERACY (1915-1922)[pt] UM DESAFIO DO TAMANHO DA NAÇÃO: A CAMPANHA DA LIGA BRASILEIRA CONTRA O ANALFABETISMO (1915-1922)[pt] EDUCACAO[pt] ANALFABETISMO[pt] PRIMEIRA REPUBLICA[en] EDUCATION[en] ILLITERACY[en] FIRST REPUBLIC[pt] Este trabalho se propôs a refletir sobre o contexto de fundação da Liga Brasileira Contra o Analfabetismo, compreendendo, através das estratégias de ação de sua primeira diretoria (1915-1922), os objetivos dos intelectuais envolvidos naquele projeto, engajados no combate ao analfabetismo em todo o Brasil. Buscamos também analisar seu lugar na História da Educação, uma vez que são raras as referências à Liga Brasileira Contra o Analfabetismo. Tal lugar acabou por ser definido pela historiografia através das críticas elaboradas pelos membros da Associação Brasileira de Educação, cujo discurso negaria experiências anteriores. O presente trabalho destaca que preocupações com a freqüência escolar, a falta de prédios adequados, material didático e com os modos civilizados e cívicos em uma escola moderna, que moralizava e civilizava, estavam presentes no movimento analisado. A campanha empreendida pela Liga encontrou apoio nos diversos cantos do Brasil, sobretudo através da atuação de Ligas estaduais e municipais. A análise destas ações evidencia que as Ligas atuavam em uma dupla direção ao coordenar ações de combate ao analfabetismo que incentivavam o engajamento e a mobilização da sociedade em favor da instrução e, ao mesmo tempo, chamar o Estado a atuar, exigindo sua intervenção em questões como a decretação da obrigatoriedade do Ensino Primário. Percebe-se que, entre memórias e esquecimentos, as Ligas fundadas durante a década de 1910 têm muito a nos revelar acerca da mobilização social neste país, demonstrando que a Primeira República representa um momento estratégico na História do Brasil.[en] This work proposes a reflection upon the context of the Against illiteracy Brazilian League`s foundation, observing, through the action strategies of its first administration (1915-1922), the intellectual goals involved on that project, engaged on the illiteracy combat all over the country. We also intent to analyze its place at the Education History, once the references about the Against illiteracy Brazilian League are rare. The mentioned place has been defined by the historiography through the criticisms elaborated by the Brazilian Education Association members whose speech denies previous experiences. This work detaches that preoccupations such as student`s frequency, the need of suitable constructions, teaching material and the civilized and civic patterns of the modern school, that moralized and civilized, could be found at the analyzed moment. The Campaign developed by the League has found support at several regions, above all through the actions of state and municipal Leagues. The analysis of these actions evidences that the Leagues worked in to ways: organizing illiteracy combat actions that stimulated the society engagement and mobilization pro instruction and, at the same time, call the State to act, demanding its intervention in questions like the basic education obligatoriness. We perceive that, between memories and forgetfulness, the Leagues created at the first decades of the XX century have much to reveal us about the social mobilization in this country, showing that Brazilian First Republic represents a strategic moment in Brazilian History.MAXWELLLUIS REZNIK LUIS REZNIK VANESSA CARVALHO NOFUENTES2009-02-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13041@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13041@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13041porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-05T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:13041Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-05T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[en] A CHALLENGE THE SIZE OF THE NATION: THE CAMPAIGN OF THE BRAZILIAN LEAGUE AGAINST ILLITERACY (1915-1922) [pt] UM DESAFIO DO TAMANHO DA NAÇÃO: A CAMPANHA DA LIGA BRASILEIRA CONTRA O ANALFABETISMO (1915-1922) |
title |
[en] A CHALLENGE THE SIZE OF THE NATION: THE CAMPAIGN OF THE BRAZILIAN LEAGUE AGAINST ILLITERACY (1915-1922) |
spellingShingle |
[en] A CHALLENGE THE SIZE OF THE NATION: THE CAMPAIGN OF THE BRAZILIAN LEAGUE AGAINST ILLITERACY (1915-1922) VANESSA CARVALHO NOFUENTES [pt] EDUCACAO [pt] ANALFABETISMO [pt] PRIMEIRA REPUBLICA [en] EDUCATION [en] ILLITERACY [en] FIRST REPUBLIC |
title_short |
[en] A CHALLENGE THE SIZE OF THE NATION: THE CAMPAIGN OF THE BRAZILIAN LEAGUE AGAINST ILLITERACY (1915-1922) |
title_full |
[en] A CHALLENGE THE SIZE OF THE NATION: THE CAMPAIGN OF THE BRAZILIAN LEAGUE AGAINST ILLITERACY (1915-1922) |
title_fullStr |
[en] A CHALLENGE THE SIZE OF THE NATION: THE CAMPAIGN OF THE BRAZILIAN LEAGUE AGAINST ILLITERACY (1915-1922) |
title_full_unstemmed |
[en] A CHALLENGE THE SIZE OF THE NATION: THE CAMPAIGN OF THE BRAZILIAN LEAGUE AGAINST ILLITERACY (1915-1922) |
title_sort |
[en] A CHALLENGE THE SIZE OF THE NATION: THE CAMPAIGN OF THE BRAZILIAN LEAGUE AGAINST ILLITERACY (1915-1922) |
author |
VANESSA CARVALHO NOFUENTES |
author_facet |
VANESSA CARVALHO NOFUENTES |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LUIS REZNIK LUIS REZNIK |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VANESSA CARVALHO NOFUENTES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] EDUCACAO [pt] ANALFABETISMO [pt] PRIMEIRA REPUBLICA [en] EDUCATION [en] ILLITERACY [en] FIRST REPUBLIC |
topic |
[pt] EDUCACAO [pt] ANALFABETISMO [pt] PRIMEIRA REPUBLICA [en] EDUCATION [en] ILLITERACY [en] FIRST REPUBLIC |
description |
[pt] Este trabalho se propôs a refletir sobre o contexto de fundação da Liga Brasileira Contra o Analfabetismo, compreendendo, através das estratégias de ação de sua primeira diretoria (1915-1922), os objetivos dos intelectuais envolvidos naquele projeto, engajados no combate ao analfabetismo em todo o Brasil. Buscamos também analisar seu lugar na História da Educação, uma vez que são raras as referências à Liga Brasileira Contra o Analfabetismo. Tal lugar acabou por ser definido pela historiografia através das críticas elaboradas pelos membros da Associação Brasileira de Educação, cujo discurso negaria experiências anteriores. O presente trabalho destaca que preocupações com a freqüência escolar, a falta de prédios adequados, material didático e com os modos civilizados e cívicos em uma escola moderna, que moralizava e civilizava, estavam presentes no movimento analisado. A campanha empreendida pela Liga encontrou apoio nos diversos cantos do Brasil, sobretudo através da atuação de Ligas estaduais e municipais. A análise destas ações evidencia que as Ligas atuavam em uma dupla direção ao coordenar ações de combate ao analfabetismo que incentivavam o engajamento e a mobilização da sociedade em favor da instrução e, ao mesmo tempo, chamar o Estado a atuar, exigindo sua intervenção em questões como a decretação da obrigatoriedade do Ensino Primário. Percebe-se que, entre memórias e esquecimentos, as Ligas fundadas durante a década de 1910 têm muito a nos revelar acerca da mobilização social neste país, demonstrando que a Primeira República representa um momento estratégico na História do Brasil. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13041@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13041@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13041 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13041@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13041@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822570606723072 |