FUNCTIONAL ILLITERACY REGARDING BLOOD TESTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELISSA WILSON SENRA
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20747@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20747@2
Resumo: Este estudo tem como objetivo graduar a compreensão do consumidor de serviços médicos sobre exames de sangue. Por essa razão, o estudo junta-se à crescente atenção que o marketing vem dando ao impacto do analfabetismo funcional no comportamento do consumidor, particularmente em relação à utilização de serviços médicos. Entrevistas com médicos e pesquisas em sites e blogs de informações médicas serviram de base para a elaboração de uma prova de conhecimentos. A elaboração da prova foi inspirada em dois instrumentos de medida SILS (The Single Item Literacy Screener) e no TOFHLA (Test of Functional Health Literacy in Adults). A prova foi aplicada a uma amostra de pacientes que fizeram exames de sangue recentemente. Os resultados permitiram classificar os respondentes quanto a sua compreensão tanto das orientações médicas quanto dos resultados dos exames de sangue. Esta classificação mostra lacunas significativas na compreensão do consumidor. Os resultados mostram, também, o tipo de atenção que os profissionais de marketing que atuam nos laboratórios que executam exames sanguíneos e outros estabelecimentos que prestam serviços nessa esfera devem dar ao problema.
id PUC_RIO-1_7444ea86ff7833cbf88a1355ff50bd4e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:20747
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFUNCTIONAL ILLITERACY REGARDING BLOOD TESTS O ANALFABETISMO FUNCIONAL RELATIVO A EXAMES DE SANGUE 2012-04-17PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA02383985791lattes.cnpq.br/1660956627509736PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTAMONICA ZAIDAN GOMES ROSSIMARIA ANGELA CAMPELO DE MELOMONICA ZAIDAN GOMES ROSSI04301535705MELISSA WILSON SENRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBREste estudo tem como objetivo graduar a compreensão do consumidor de serviços médicos sobre exames de sangue. Por essa razão, o estudo junta-se à crescente atenção que o marketing vem dando ao impacto do analfabetismo funcional no comportamento do consumidor, particularmente em relação à utilização de serviços médicos. Entrevistas com médicos e pesquisas em sites e blogs de informações médicas serviram de base para a elaboração de uma prova de conhecimentos. A elaboração da prova foi inspirada em dois instrumentos de medida SILS (The Single Item Literacy Screener) e no TOFHLA (Test of Functional Health Literacy in Adults). A prova foi aplicada a uma amostra de pacientes que fizeram exames de sangue recentemente. Os resultados permitiram classificar os respondentes quanto a sua compreensão tanto das orientações médicas quanto dos resultados dos exames de sangue. Esta classificação mostra lacunas significativas na compreensão do consumidor. Os resultados mostram, também, o tipo de atenção que os profissionais de marketing que atuam nos laboratórios que executam exames sanguíneos e outros estabelecimentos que prestam serviços nessa esfera devem dar ao problema.The purpose of this study is to measure the consumer understanding of medical services on blood tests. For this reason, the study joins the growing attention that marketing has given to the impact of functional illiteracy in consumer behavior, particularly in relation to the use of medical services. Interviews with physicians and research in sites and blogs related to medical information were used to develop the test. The elaboration of the test was inspired by two measuring instruments SILS (Single Item Literacy Screener The) and the TOFHLA (Test of Functional Health Literacy in Adults). The test was applied to a sample of patients who had blood drawn recently. The results allowed us to classify the respondents as either their understanding of medical instructions as the results of blood tests. This classification shows significant gaps in consumer understanding. The results also show the kind of attention that marketers who work in laboratories that perform blood tests and other establishments that provide medical services should give the problem.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20747@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20747@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:16:14Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:20747Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv FUNCTIONAL ILLITERACY REGARDING BLOOD TESTS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv O ANALFABETISMO FUNCIONAL RELATIVO A EXAMES DE SANGUE
title FUNCTIONAL ILLITERACY REGARDING BLOOD TESTS
spellingShingle FUNCTIONAL ILLITERACY REGARDING BLOOD TESTS
MELISSA WILSON SENRA
title_short FUNCTIONAL ILLITERACY REGARDING BLOOD TESTS
title_full FUNCTIONAL ILLITERACY REGARDING BLOOD TESTS
title_fullStr FUNCTIONAL ILLITERACY REGARDING BLOOD TESTS
title_full_unstemmed FUNCTIONAL ILLITERACY REGARDING BLOOD TESTS
title_sort FUNCTIONAL ILLITERACY REGARDING BLOOD TESTS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author MELISSA WILSON SENRA
author_facet MELISSA WILSON SENRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 02383985791
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1660956627509736
dc.contributor.referee1.fl_str_mv PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 04301535705
dc.contributor.author.fl_str_mv MELISSA WILSON SENRA
contributor_str_mv PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
MARIA ANGELA CAMPELO DE MELO
MONICA ZAIDAN GOMES ROSSI
description Este estudo tem como objetivo graduar a compreensão do consumidor de serviços médicos sobre exames de sangue. Por essa razão, o estudo junta-se à crescente atenção que o marketing vem dando ao impacto do analfabetismo funcional no comportamento do consumidor, particularmente em relação à utilização de serviços médicos. Entrevistas com médicos e pesquisas em sites e blogs de informações médicas serviram de base para a elaboração de uma prova de conhecimentos. A elaboração da prova foi inspirada em dois instrumentos de medida SILS (The Single Item Literacy Screener) e no TOFHLA (Test of Functional Health Literacy in Adults). A prova foi aplicada a uma amostra de pacientes que fizeram exames de sangue recentemente. Os resultados permitiram classificar os respondentes quanto a sua compreensão tanto das orientações médicas quanto dos resultados dos exames de sangue. Esta classificação mostra lacunas significativas na compreensão do consumidor. Os resultados mostram, também, o tipo de atenção que os profissionais de marketing que atuam nos laboratórios que executam exames sanguíneos e outros estabelecimentos que prestam serviços nessa esfera devem dar ao problema.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20747@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20747@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20747@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20747@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324914424709120