[en] FUNCTIONAL ILLITERACY REGARDING BLOOD TESTS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20747@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20747@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20747 |
Resumo: | [pt] Este estudo tem como objetivo graduar a compreensão do consumidor de serviços médicos sobre exames de sangue. Por essa razão, o estudo junta-se à crescente atenção que o marketing vem dando ao impacto do analfabetismo funcional no comportamento do consumidor, particularmente em relação à utilização de serviços médicos. Entrevistas com médicos e pesquisas em sites e blogs de informações médicas serviram de base para a elaboração de uma prova de conhecimentos. A elaboração da prova foi inspirada em dois instrumentos de medida SILS (The Single Item Literacy Screener) e no TOFHLA (Test of Functional Health Literacy in Adults). A prova foi aplicada a uma amostra de pacientes que fizeram exames de sangue recentemente. Os resultados permitiram classificar os respondentes quanto a sua compreensão tanto das orientações médicas quanto dos resultados dos exames de sangue. Esta classificação mostra lacunas significativas na compreensão do consumidor. Os resultados mostram, também, o tipo de atenção que os profissionais de marketing que atuam nos laboratórios que executam exames sanguíneos e outros estabelecimentos que prestam serviços nessa esfera devem dar ao problema. |
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[en] FUNCTIONAL ILLITERACY REGARDING BLOOD TESTS [pt] O ANALFABETISMO FUNCIONAL RELATIVO A EXAMES DE SANGUE [pt] ANALFABETISMO FUNCIONAL[pt] EXAME DE SANGUE[pt] PACIENTE COMO CONSUMIDOR[en] FUNCTIONAL ILLITERACY[pt] Este estudo tem como objetivo graduar a compreensão do consumidor de serviços médicos sobre exames de sangue. Por essa razão, o estudo junta-se à crescente atenção que o marketing vem dando ao impacto do analfabetismo funcional no comportamento do consumidor, particularmente em relação à utilização de serviços médicos. Entrevistas com médicos e pesquisas em sites e blogs de informações médicas serviram de base para a elaboração de uma prova de conhecimentos. A elaboração da prova foi inspirada em dois instrumentos de medida SILS (The Single Item Literacy Screener) e no TOFHLA (Test of Functional Health Literacy in Adults). A prova foi aplicada a uma amostra de pacientes que fizeram exames de sangue recentemente. Os resultados permitiram classificar os respondentes quanto a sua compreensão tanto das orientações médicas quanto dos resultados dos exames de sangue. Esta classificação mostra lacunas significativas na compreensão do consumidor. Os resultados mostram, também, o tipo de atenção que os profissionais de marketing que atuam nos laboratórios que executam exames sanguíneos e outros estabelecimentos que prestam serviços nessa esfera devem dar ao problema.[en] The purpose of this study is to measure the consumer understanding of medical services on blood tests. For this reason, the study joins the growing attention that marketing has given to the impact of functional illiteracy in consumer behavior, particularly in relation to the use of medical services. Interviews with physicians and research in sites and blogs related to medical information were used to develop the test. The elaboration of the test was inspired by two measuring instruments SILS (Single Item Literacy Screener The) and the TOFHLA (Test of Functional Health Literacy in Adults). The test was applied to a sample of patients who had blood drawn recently. The results allowed us to classify the respondents as either their understanding of medical instructions as the results of blood tests. This classification shows significant gaps in consumer understanding. The results also show the kind of attention that marketers who work in laboratories that perform blood tests and other establishments that provide medical services should give the problem.MAXWELLPAULO CESAR DE MENDONCA MOTTAMELISSA WILSON SENRA2012-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20747@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20747@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20747porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-29T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:20747Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-29T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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[pt] Este estudo tem como objetivo graduar a compreensão do consumidor de serviços médicos sobre exames de sangue. Por essa razão, o estudo junta-se à crescente atenção que o marketing vem dando ao impacto do analfabetismo funcional no comportamento do consumidor, particularmente em relação à utilização de serviços médicos. Entrevistas com médicos e pesquisas em sites e blogs de informações médicas serviram de base para a elaboração de uma prova de conhecimentos. A elaboração da prova foi inspirada em dois instrumentos de medida SILS (The Single Item Literacy Screener) e no TOFHLA (Test of Functional Health Literacy in Adults). A prova foi aplicada a uma amostra de pacientes que fizeram exames de sangue recentemente. Os resultados permitiram classificar os respondentes quanto a sua compreensão tanto das orientações médicas quanto dos resultados dos exames de sangue. Esta classificação mostra lacunas significativas na compreensão do consumidor. Os resultados mostram, também, o tipo de atenção que os profissionais de marketing que atuam nos laboratórios que executam exames sanguíneos e outros estabelecimentos que prestam serviços nessa esfera devem dar ao problema. |
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