CONFRONTATION OF VOICES IN SCHOOL CONTEXTS: PERCEPTIONS ON PORTUGUESE GRAMMAR TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDA GOMES COELHO JUNQUEIRA
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4009@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4009@2
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar as vozes discursivas envolvidas no ensino de gramática da língua portuguesa no contexto escolar: a voz do sistema educacional, de instituições escolares, de professores, de alunos e da família. O estudo dessas vozes que compartilham o mesmo universo discursivo e das concepções que expressam sobre questões relacionadas à gramática foi feito a partir das noções de voz, dialogismo e polifonia de Bakhtin (1981, 2000) e das contribuições de vários estudiosos a respeito do ensino de língua portuguesa (Bagno, 1999, 2002; Geraldi, 1987, 1996, 2002; Perini, 2001; Possenti, 1996, 2002). O corpus principal da pesquisa compõe-se de dados do discurso oral, tendo sido gravadas e transcritas 52 entrevistas, com professoras, alunos e mães de alunos de 5a a 8a série de duas escolas, uma particular e outra municipal. Uma vice-diretora e uma coordenadora foram entrevistadas, representando as duas escolas. O texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a língua portuguesa foi anexado ao corpus coletado para esta pesquisa, buscando-se identificar, através deles, a voz do sistema educacional. O confronto de vozes foi feito a partir de cinco temas que afloraram dos dados: ensino de gramática, conteúdos, finalidades, modos de ensinar/aprender e variação lingüística. Investigamos cada uma das vozes discursivas de modo a perceber como o enunciado de uma voz reflete o enunciado de outra, enfatizando os aspectos em que tais vozes ecoam simultaneamente. Esse confronto de vozes nos possibilitou fazer a descrição e análise de diferentes percepções quanto ao ensino de gramática; identificar as contribuições das novas teorias lingüísticas incorporadas ao ensino de língua portuguesa; e verificar que as concepções de língua, gramática e ensino de língua direcionam o fazer pedagógico e que, para os alunos, o sucesso do ensino está relacionado ao modo como este é implementado em sala de aula.
id PUC_RIO-1_da69f3c3f6e172d067d67a4f2092774c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:4009
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCONFRONTATION OF VOICES IN SCHOOL CONTEXTS: PERCEPTIONS ON PORTUGUESE GRAMMAR TEACHINGCONFRONTO DE VOZES DISCURSIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINODE GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA2003-02-25LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA38702509768lattes.cnpq.br/1246794577741462MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRALUCIA PACHECO DE OLIVEIRAHELENA GRYNERFERNANDA GOMES COELHO JUNQUEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBREste trabalho tem como objetivo estudar as vozes discursivas envolvidas no ensino de gramática da língua portuguesa no contexto escolar: a voz do sistema educacional, de instituições escolares, de professores, de alunos e da família. O estudo dessas vozes que compartilham o mesmo universo discursivo e das concepções que expressam sobre questões relacionadas à gramática foi feito a partir das noções de voz, dialogismo e polifonia de Bakhtin (1981, 2000) e das contribuições de vários estudiosos a respeito do ensino de língua portuguesa (Bagno, 1999, 2002; Geraldi, 1987, 1996, 2002; Perini, 2001; Possenti, 1996, 2002). O corpus principal da pesquisa compõe-se de dados do discurso oral, tendo sido gravadas e transcritas 52 entrevistas, com professoras, alunos e mães de alunos de 5a a 8a série de duas escolas, uma particular e outra municipal. Uma vice-diretora e uma coordenadora foram entrevistadas, representando as duas escolas. O texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a língua portuguesa foi anexado ao corpus coletado para esta pesquisa, buscando-se identificar, através deles, a voz do sistema educacional. O confronto de vozes foi feito a partir de cinco temas que afloraram dos dados: ensino de gramática, conteúdos, finalidades, modos de ensinar/aprender e variação lingüística. Investigamos cada uma das vozes discursivas de modo a perceber como o enunciado de uma voz reflete o enunciado de outra, enfatizando os aspectos em que tais vozes ecoam simultaneamente. Esse confronto de vozes nos possibilitou fazer a descrição e análise de diferentes percepções quanto ao ensino de gramática; identificar as contribuições das novas teorias lingüísticas incorporadas ao ensino de língua portuguesa; e verificar que as concepções de língua, gramática e ensino de língua direcionam o fazer pedagógico e que, para os alunos, o sucesso do ensino está relacionado ao modo como este é implementado em sala de aula.This research investigates the discursive voices involved in the teaching of Portuguese grammar in school contexts: the voice of the educational system, schools, teachers, students and families. The study of these voices which share the same discursive universe, as well as the conceptions they express about grammar, was based on Bakhtin`s (1981, 2000) notions of voice, dialogism and polyphony and on the contributions of research work about Portuguese language teaching (Bagno, 1999, 2002; Geraldi, 1987, 1996, 2002; Perini, 2001; Possenti, 1996, 2002). The main corpus of this study is composed of spoken discourse data that were recorded and transcribed. Interviews (N=52) with teachers, students and student mothers from 5th to 8th grades were conducted in two schools, a private and a public one. A vice-director and a coordinator were interviewed, representing each school. The text of the National Curriculum Parameters (PCNs) for the Portuguese language was added to the corpus in order to represent the voice of the educational system voice. The confrontation of voices is developed around five themes that emerged from the data: grammar teaching, contents, purposes, ways of teaching/learning and linguistic variation. We investigated each discursive voice in order to check how the discourse of a voice reflects the discourse of another voice, emphasizing the aspects in which such voices echo simultaneously. This confrontation of voices allowed us to describe and analyze the different perceptions related to grammar teaching; to identify the contributions of new linguistic theories to Portuguese teaching; to verify that language, grammar and language teaching conceptions affect pedagogic practice; and to realize that, for students, teaching success is related to the way this practice is implemented by teachers in the classroom.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4009@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4009@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:37:16Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4009Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv CONFRONTATION OF VOICES IN SCHOOL CONTEXTS: PERCEPTIONS ON PORTUGUESE GRAMMAR TEACHING
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv CONFRONTO DE VOZES DISCURSIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINODE GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
title CONFRONTATION OF VOICES IN SCHOOL CONTEXTS: PERCEPTIONS ON PORTUGUESE GRAMMAR TEACHING
spellingShingle CONFRONTATION OF VOICES IN SCHOOL CONTEXTS: PERCEPTIONS ON PORTUGUESE GRAMMAR TEACHING
FERNANDA GOMES COELHO JUNQUEIRA
title_short CONFRONTATION OF VOICES IN SCHOOL CONTEXTS: PERCEPTIONS ON PORTUGUESE GRAMMAR TEACHING
title_full CONFRONTATION OF VOICES IN SCHOOL CONTEXTS: PERCEPTIONS ON PORTUGUESE GRAMMAR TEACHING
title_fullStr CONFRONTATION OF VOICES IN SCHOOL CONTEXTS: PERCEPTIONS ON PORTUGUESE GRAMMAR TEACHING
title_full_unstemmed CONFRONTATION OF VOICES IN SCHOOL CONTEXTS: PERCEPTIONS ON PORTUGUESE GRAMMAR TEACHING
title_sort CONFRONTATION OF VOICES IN SCHOOL CONTEXTS: PERCEPTIONS ON PORTUGUESE GRAMMAR TEACHING
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author FERNANDA GOMES COELHO JUNQUEIRA
author_facet FERNANDA GOMES COELHO JUNQUEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 38702509768
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1246794577741462
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv HELENA GRYNER
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDA GOMES COELHO JUNQUEIRA
contributor_str_mv LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA
HELENA GRYNER
description Este trabalho tem como objetivo estudar as vozes discursivas envolvidas no ensino de gramática da língua portuguesa no contexto escolar: a voz do sistema educacional, de instituições escolares, de professores, de alunos e da família. O estudo dessas vozes que compartilham o mesmo universo discursivo e das concepções que expressam sobre questões relacionadas à gramática foi feito a partir das noções de voz, dialogismo e polifonia de Bakhtin (1981, 2000) e das contribuições de vários estudiosos a respeito do ensino de língua portuguesa (Bagno, 1999, 2002; Geraldi, 1987, 1996, 2002; Perini, 2001; Possenti, 1996, 2002). O corpus principal da pesquisa compõe-se de dados do discurso oral, tendo sido gravadas e transcritas 52 entrevistas, com professoras, alunos e mães de alunos de 5a a 8a série de duas escolas, uma particular e outra municipal. Uma vice-diretora e uma coordenadora foram entrevistadas, representando as duas escolas. O texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para a língua portuguesa foi anexado ao corpus coletado para esta pesquisa, buscando-se identificar, através deles, a voz do sistema educacional. O confronto de vozes foi feito a partir de cinco temas que afloraram dos dados: ensino de gramática, conteúdos, finalidades, modos de ensinar/aprender e variação lingüística. Investigamos cada uma das vozes discursivas de modo a perceber como o enunciado de uma voz reflete o enunciado de outra, enfatizando os aspectos em que tais vozes ecoam simultaneamente. Esse confronto de vozes nos possibilitou fazer a descrição e análise de diferentes percepções quanto ao ensino de gramática; identificar as contribuições das novas teorias lingüísticas incorporadas ao ensino de língua portuguesa; e verificar que as concepções de língua, gramática e ensino de língua direcionam o fazer pedagógico e que, para os alunos, o sucesso do ensino está relacionado ao modo como este é implementado em sala de aula.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4009@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4009@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4009@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4009@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324876789219328