[en] JOÃO DO RIO AND HIS CINEMATOGRAPHS: THE HYBRIDISM OF THE CHRONICLE IN THE NARRATIVE OF RIO DE JANEIRO S BELLE ÉPOQUE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27358@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27358@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27358 |
Resumo: | [pt] A tese João do Rio e seus cinematographos: o hibridismo da crônica na narrativa da belle époque carioca volta-se para o estudo das possibilidades da crônica tendo como objeto de análise a coluna Cinematographo, publicada semanalmente de 11 de agosto de 1907 a 19 de dezembro de 1910 na Gazeta de Notícias, e o livro homônimo (1909), produções de Paulo Barreto (João do Rio). A partir da realização de um diagnóstico dos textos veiculados no periódico, investiga-se o hibridismo do referido gênero. Além de atribuir sentido a uma época de intensas transformações e ressignificar a cidade que se deseja moderna, a crônica do autor assume o caráter de registro histórico, de crítica cultural e política e, por fim, se deixa contaminar pelo cinema e se apresenta como crônica cinematográfica. Nesse sentido, a coluna e o livro de mesmo nome evidenciam distinções. Embora, à primeira vista, pareçam semelhantes, na Gazeta marca presença a crônica-reportagem enquanto o livro se revela uma cinematografia de letras. Soma-se a isso a constatação da obra não ser simplesmente a reunião de textos publicados na coluna, como revela esta pesquisa. Além de analisar as possibilidades da crônica e suas representações da então capital federal, examinase a organização do volume Cinematographo e suas relações com as crônicas publicadas no jornal à luz das teorias da materialidade. |
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