[pt] O PRODUTOR DE BAIXA RENDA: LIMITAÇÕES DO CONSUMO NO EMPREENDIMENTO RURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANAMARIA GIGLIO RATTON
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13909@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13909@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13909
Resumo: [pt] Este trabalho investiga o problema de consumo do produtor rural de baixa renda a partir das limitações estabelecidas pelo mercado. Considera o conceito de empreendedorismo no trabalho da produção rural, sua aplicação dentro da cadeia produtiva desde a concepção do negócio rural até a venda final. Tem especificamente como objetivos: (i) analisar se o produtor rural de baixa renda é um empreendedor, com base nos conceitos de Prahalad (2005) e nos significados sinalizados pela verificação das práticas empresariais por ele desenvolvidas e (ii) identificar as influências do mercado no consumo domiciliar e consumo para produção rural da família de baixa renda a partir da ótica do marketing rural. Focalizando o município de Teresópolis, Rio de Janeiro, o estudo recorta as peculiaridades regionais de comportamento, atitude e hábitos de consumo desse mercado a partir de entrevistas com 11 famílias de produtores. Os resultados apontam para oportunidades de mercado, públicas e privadas, para estratégias, tanto da produção rural em áreas de baixa renda como para o setor empresarial e público. Ao mesmo tempo, ressaltam a desigualdade do pequeno produtor dentro da rede de produção rural na qual ele se insere, as barreiras à comercialização e as práticas empresariais ineficientes. Ao final discute as flutuações de consumo decorrentes das irregularidades do fluxo de produção.
id PUC_RIO-1_dacf42f814583d75620c65e894a9ffe3
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:13909
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] O PRODUTOR DE BAIXA RENDA: LIMITAÇÕES DO CONSUMO NO EMPREENDIMENTO RURAL[en] THE LOW-INCOME PRODUCER: CONSUMPTION LIMITATIOS IN THE RURAL ENTREPRENEURSHIP[pt] MARKETING[pt] BAIXA RENDA[pt] EMPREENDEDORISMO[en] MARKETING[en] LOW-INCOME[en] ENTERPRENEURSHIP[pt] Este trabalho investiga o problema de consumo do produtor rural de baixa renda a partir das limitações estabelecidas pelo mercado. Considera o conceito de empreendedorismo no trabalho da produção rural, sua aplicação dentro da cadeia produtiva desde a concepção do negócio rural até a venda final. Tem especificamente como objetivos: (i) analisar se o produtor rural de baixa renda é um empreendedor, com base nos conceitos de Prahalad (2005) e nos significados sinalizados pela verificação das práticas empresariais por ele desenvolvidas e (ii) identificar as influências do mercado no consumo domiciliar e consumo para produção rural da família de baixa renda a partir da ótica do marketing rural. Focalizando o município de Teresópolis, Rio de Janeiro, o estudo recorta as peculiaridades regionais de comportamento, atitude e hábitos de consumo desse mercado a partir de entrevistas com 11 famílias de produtores. Os resultados apontam para oportunidades de mercado, públicas e privadas, para estratégias, tanto da produção rural em áreas de baixa renda como para o setor empresarial e público. Ao mesmo tempo, ressaltam a desigualdade do pequeno produtor dentro da rede de produção rural na qual ele se insere, as barreiras à comercialização e as práticas empresariais ineficientes. Ao final discute as flutuações de consumo decorrentes das irregularidades do fluxo de produção.[en] Este trabalho investiga o problema de consumo do produtor rural de baixa renda a partir das limitações estabelecidas pelo mercado. Considera o conceito de empreendedorismo no trabalho da produção rural, sua aplicação dentro da cadeia produtiva desde a concepção do negócio rural até a venda final. Tem especificamente como objetivos: (i) analisar se o produtor rural de baixa renda é um empreendedor, com base nos conceitos de Prahalad (2005) e nos significados sinalizados pela verificação das práticas empresariais por ele desenvolvidas e (ii) identificar as influências do mercado no consumo domiciliar e consumo para produção rural da família de baixa renda a partir da ótica do marketing rural. Focalizando o município de Teresópolis, Rio de Janeiro, o estudo recorta as peculiaridades regionais de comportamento, atitude e hábitos de consumo desse mercado a partir de entrevistas com 11 famílias de produtores. Os resultados apontam para oportunidades de mercado, públicas e privadas, para estratégias, tanto da produção rural em áreas de baixa renda como para o setor empresarial e público. Ao mesmo tempo, ressaltam a desigualdade do pequeno produtor dentro da rede de produção rural na qual ele se insere, as barreiras à comercialização e as práticas empresariais ineficientes. Ao final discute as flutuações de consumo decorrentes das irregularidades do fluxo de produção.MAXWELLPAULO CESAR DE MENDONCA MOTTAANAMARIA GIGLIO RATTON 2009-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13909@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13909@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13909porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:13909Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] O PRODUTOR DE BAIXA RENDA: LIMITAÇÕES DO CONSUMO NO EMPREENDIMENTO RURAL
[en] THE LOW-INCOME PRODUCER: CONSUMPTION LIMITATIOS IN THE RURAL ENTREPRENEURSHIP
title [pt] O PRODUTOR DE BAIXA RENDA: LIMITAÇÕES DO CONSUMO NO EMPREENDIMENTO RURAL
spellingShingle [pt] O PRODUTOR DE BAIXA RENDA: LIMITAÇÕES DO CONSUMO NO EMPREENDIMENTO RURAL
ANAMARIA GIGLIO RATTON
[pt] MARKETING
[pt] BAIXA RENDA
[pt] EMPREENDEDORISMO
[en] MARKETING
[en] LOW-INCOME
[en] ENTERPRENEURSHIP
title_short [pt] O PRODUTOR DE BAIXA RENDA: LIMITAÇÕES DO CONSUMO NO EMPREENDIMENTO RURAL
title_full [pt] O PRODUTOR DE BAIXA RENDA: LIMITAÇÕES DO CONSUMO NO EMPREENDIMENTO RURAL
title_fullStr [pt] O PRODUTOR DE BAIXA RENDA: LIMITAÇÕES DO CONSUMO NO EMPREENDIMENTO RURAL
title_full_unstemmed [pt] O PRODUTOR DE BAIXA RENDA: LIMITAÇÕES DO CONSUMO NO EMPREENDIMENTO RURAL
title_sort [pt] O PRODUTOR DE BAIXA RENDA: LIMITAÇÕES DO CONSUMO NO EMPREENDIMENTO RURAL
author ANAMARIA GIGLIO RATTON
author_facet ANAMARIA GIGLIO RATTON
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PAULO CESAR DE MENDONCA MOTTA
dc.contributor.author.fl_str_mv ANAMARIA GIGLIO RATTON
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] MARKETING
[pt] BAIXA RENDA
[pt] EMPREENDEDORISMO
[en] MARKETING
[en] LOW-INCOME
[en] ENTERPRENEURSHIP
topic [pt] MARKETING
[pt] BAIXA RENDA
[pt] EMPREENDEDORISMO
[en] MARKETING
[en] LOW-INCOME
[en] ENTERPRENEURSHIP
description [pt] Este trabalho investiga o problema de consumo do produtor rural de baixa renda a partir das limitações estabelecidas pelo mercado. Considera o conceito de empreendedorismo no trabalho da produção rural, sua aplicação dentro da cadeia produtiva desde a concepção do negócio rural até a venda final. Tem especificamente como objetivos: (i) analisar se o produtor rural de baixa renda é um empreendedor, com base nos conceitos de Prahalad (2005) e nos significados sinalizados pela verificação das práticas empresariais por ele desenvolvidas e (ii) identificar as influências do mercado no consumo domiciliar e consumo para produção rural da família de baixa renda a partir da ótica do marketing rural. Focalizando o município de Teresópolis, Rio de Janeiro, o estudo recorta as peculiaridades regionais de comportamento, atitude e hábitos de consumo desse mercado a partir de entrevistas com 11 famílias de produtores. Os resultados apontam para oportunidades de mercado, públicas e privadas, para estratégias, tanto da produção rural em áreas de baixa renda como para o setor empresarial e público. Ao mesmo tempo, ressaltam a desigualdade do pequeno produtor dentro da rede de produção rural na qual ele se insere, as barreiras à comercialização e as práticas empresariais ineficientes. Ao final discute as flutuações de consumo decorrentes das irregularidades do fluxo de produção.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13909@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13909@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13909
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13909@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13909@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822571875500032