Entendendo a propensão de recompra do consumidor de baixa renda paraense no setor varejista de alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana Socorro Lins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Christino, Juliana Maria Magalhães, Moura, Luiz Rodrigo Cunha, Paim, Newton Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Hermes
DOI: 10.21710/rch.v26i0.484
Texto Completo: https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/484
Resumo: O setor varejista possui inúmeros desafios em termos competitivos. Muitos consideram que somente o preço é o responsável pela satisfação e consequente fidelização dos clientes. Todavia, as ferramentas de marketing podem ser usadas para diferenciar e gerar vantagem competitiva para os participantes desse setor. Este é um estudo que mensura os impactos de elementos do marketing na satisfação do consumidor de baixa renda e sua influência com a propensão à recompra. Esta pesquisa tem como intuito principal gerar informações que contribuam com pequenos varejistas de alimentos que busquem melhorar a participação de mercado no segmento de baixa renda. Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva em uma cidade paraense e por meio de um survey obteve-se uma amostra com 384 respondentes para mensurar os impactos causados na satisfação de indivíduos com baixa renda pelos fatores Produto, Preço, Ponto de Venda, Promoção e Pessoas. A partir da análise estatística, verificou-se que os fatores Produto, Promoção e Ponto de venda influenciam de forma estatisticamente significativa a satisfação dos clientes e a satisfação influencia de forma estatisticamente significativa a intenção de recompra dos clientes de supermercado. Apesar da amostra ser formada por consumidores de baixa renda, o fator Preço não influencia a satisfação desses consumidores bem como o fator pessoas. 
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