Entendendo a propensão de recompra do consumidor de baixa renda paraense no setor varejista de alimentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Hermes |
DOI: | 10.21710/rch.v26i0.484 |
Texto Completo: | https://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/484 |
Resumo: | O setor varejista possui inúmeros desafios em termos competitivos. Muitos consideram que somente o preço é o responsável pela satisfação e consequente fidelização dos clientes. Todavia, as ferramentas de marketing podem ser usadas para diferenciar e gerar vantagem competitiva para os participantes desse setor. Este é um estudo que mensura os impactos de elementos do marketing na satisfação do consumidor de baixa renda e sua influência com a propensão à recompra. Esta pesquisa tem como intuito principal gerar informações que contribuam com pequenos varejistas de alimentos que busquem melhorar a participação de mercado no segmento de baixa renda. Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva em uma cidade paraense e por meio de um survey obteve-se uma amostra com 384 respondentes para mensurar os impactos causados na satisfação de indivíduos com baixa renda pelos fatores Produto, Preço, Ponto de Venda, Promoção e Pessoas. A partir da análise estatística, verificou-se que os fatores Produto, Promoção e Ponto de venda influenciam de forma estatisticamente significativa a satisfação dos clientes e a satisfação influencia de forma estatisticamente significativa a intenção de recompra dos clientes de supermercado. Apesar da amostra ser formada por consumidores de baixa renda, o fator Preço não influencia a satisfação desses consumidores bem como o fator pessoas. |
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Entendendo a propensão de recompra do consumidor de baixa renda paraense no setor varejista de alimentosUnderstanding the repurchase propensity of the “Paraense†low income consumer in the food retail sectorrecomprasupermercadosconsumidores de baixa rendasatisfaçãomix de marketingRepurchaseSupermarketsLow-income consumersSatisfactionMix marketing.O setor varejista possui inúmeros desafios em termos competitivos. Muitos consideram que somente o preço é o responsável pela satisfação e consequente fidelização dos clientes. Todavia, as ferramentas de marketing podem ser usadas para diferenciar e gerar vantagem competitiva para os participantes desse setor. Este é um estudo que mensura os impactos de elementos do marketing na satisfação do consumidor de baixa renda e sua influência com a propensão à recompra. Esta pesquisa tem como intuito principal gerar informações que contribuam com pequenos varejistas de alimentos que busquem melhorar a participação de mercado no segmento de baixa renda. Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva em uma cidade paraense e por meio de um survey obteve-se uma amostra com 384 respondentes para mensurar os impactos causados na satisfação de indivíduos com baixa renda pelos fatores Produto, Preço, Ponto de Venda, Promoção e Pessoas. A partir da análise estatística, verificou-se que os fatores Produto, Promoção e Ponto de venda influenciam de forma estatisticamente significativa a satisfação dos clientes e a satisfação influencia de forma estatisticamente significativa a intenção de recompra dos clientes de supermercado. Apesar da amostra ser formada por consumidores de baixa renda, o fator Preço não influencia a satisfação desses consumidores bem como o fator pessoas. The retail industry has many challenges in competitive terms. Many believe that only the price is responsible for the satisfaction and consequent customer loyalty. However, the marketing tools can be used to differentiate and generate competitive advantage for participants in this sector. This is a study that measures the marketing elements impacts on low-income consumer satisfaction and its influence in relation to repurchase intentions. This study provides information that contributes to small food retailers seeking to improve market share in the low-income segment. A descriptive research was conducted in a city on the north of the country and through a survey we obtained a sample performed with 384 elements to measure the impacts on the satisfaction of individuals with low income by factors Product, Price, Point of Sale, Promotion and people. From the statistical analysis, it was found that the product factors, Promotion and Point of Sale influence statistically significantly customer satisfaction and satisfaction influences statistically significantly intend to supermarket customer repurchase. Although low-income consumers form the sample, the price factor does not influence the satisfaction of these consumers as well as the People factor.Fernando de Almeida Santos2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/48410.21710/rch.v26i0.484Revista Científica Hermes; v. 26 (2020): janeiro a abril ; 99-120Revista Científica Hermes ; Vol. 26 (2020): janeiro a abril ; 99-120Revista Científica Hermes ; Vol. 26 (2020): janeiro a abril ; 99-1202175-055610.21710/rch.v26i0reponame:Revista Científica Hermesinstname:Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)instacron:FIPENporhttps://revistahermes.com.br/index.php/hermes1/article/view/484/pdfCopyright (c) 2020 Adriana Socorro Lins Oliveira, Juliana Maria Magalhães Christino, Luiz Rodrigo Cunha Moura, Newton Amaral Paimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Adriana Socorro LinsChristino, Juliana Maria MagalhãesMoura, Luiz Rodrigo CunhaPaim, Newton Amaral2023-01-25T03:40:40Zoai:ojs.revistahermes.com.br:article/484Revistahttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1PUBhttp://www.fipen.edu.br/hermes1/index.php/hermes1/oai||hermes@fipen.edu.br2175-05562175-0556opendoar:2023-01-25T03:40:40Revista Científica Hermes - Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)false |
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