Proposta de conjunto de diretrizes editoriais para o design de livro didático digital interativo para Tablet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possatti, Giovana Marzari
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134885
Resumo: Esta pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, teve como objetivo propor um conjunto de diretrizes editoriais avaliadas e hierarquizadas para projeto de livro didático digital interativo para tablets com ênfase em livros com volume de texto. Para tanto, a revisão de literatura abordou as áreas principais de Design envolvidas no objeto em questão, tais como Interface, Interação, e Editorial (impresso e digital), sendo esta última, o foco da pesquisa. Para a obtenção e sistematização das diretrizes, empregou-se o método Mapas de Conceitos (TROCHIM, 1989) composto por cinco etapas: i. Preparação das referências – seleção de 34 referências da literatura acadêmica, sites/blogs de editoras, designers, sistemas operacionais que apresentassem diretrizes de design editorial tanto impresso quanto digital. ii. Compilação das diretrizes – listagem inicial de 1052 diretrizes pesquisadas que após oito iterações de análise de redução, aglutinação e agrupamentos, foi reduzida para 78 diretrizes redigidas e sistematizadas em cinco grupos temáticos. iii. Estruturação das diretrizes – foram levantadas informações sobre similaridade conceitual entre as diretrizes compiladas bem como avaliação da utilidade das mesmas para este tipo de publicação. Esta etapa ocorreu mediante técnica de card sorting aplicada a 15 especialistas da área editorial. iv. Representação das diretrizes – os dados coletados no card sorting passaram por análises de escala multidimensional (MDS) e hierárquica de grupo (HCA), as quais possibilitaram representar as relações conceituais entre diretrizes e grupos mediante mapas de conceito e dendogramas. E v. Interpretação dos mapas e dendogramas resultantes. Esse processo resultou, posteriormente à realização de todas as etapas e onze iterações, em um conjunto de 60 diretrizes, avaliadas pelos especialistas, sistematizadas em quatro grupos temáticos. Esperase que o conjunto de diretrizes possa auxiliar designers e profissionais de editoras, e demais interessados, no projeto editorial de livros didáticos digitais interativos.
id URGS_ff2eb5decd175b6ee5b3d5d65dec1c77
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134885
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Possatti, Giovana MarzariSilva, Regio Pierre daPerry, Gabriela Trindade2016-04-06T02:06:09Z2015http://hdl.handle.net/10183/134885000985824Esta pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, teve como objetivo propor um conjunto de diretrizes editoriais avaliadas e hierarquizadas para projeto de livro didático digital interativo para tablets com ênfase em livros com volume de texto. Para tanto, a revisão de literatura abordou as áreas principais de Design envolvidas no objeto em questão, tais como Interface, Interação, e Editorial (impresso e digital), sendo esta última, o foco da pesquisa. Para a obtenção e sistematização das diretrizes, empregou-se o método Mapas de Conceitos (TROCHIM, 1989) composto por cinco etapas: i. Preparação das referências – seleção de 34 referências da literatura acadêmica, sites/blogs de editoras, designers, sistemas operacionais que apresentassem diretrizes de design editorial tanto impresso quanto digital. ii. Compilação das diretrizes – listagem inicial de 1052 diretrizes pesquisadas que após oito iterações de análise de redução, aglutinação e agrupamentos, foi reduzida para 78 diretrizes redigidas e sistematizadas em cinco grupos temáticos. iii. Estruturação das diretrizes – foram levantadas informações sobre similaridade conceitual entre as diretrizes compiladas bem como avaliação da utilidade das mesmas para este tipo de publicação. Esta etapa ocorreu mediante técnica de card sorting aplicada a 15 especialistas da área editorial. iv. Representação das diretrizes – os dados coletados no card sorting passaram por análises de escala multidimensional (MDS) e hierárquica de grupo (HCA), as quais possibilitaram representar as relações conceituais entre diretrizes e grupos mediante mapas de conceito e dendogramas. E v. Interpretação dos mapas e dendogramas resultantes. Esse processo resultou, posteriormente à realização de todas as etapas e onze iterações, em um conjunto de 60 diretrizes, avaliadas pelos especialistas, sistematizadas em quatro grupos temáticos. Esperase que o conjunto de diretrizes possa auxiliar designers e profissionais de editoras, e demais interessados, no projeto editorial de livros didáticos digitais interativos.This exploratory and descriptive research aimed to propose a set of editorial design guidelines evaluated and hierarchized to project of interactive digital textbook for tablets with emphasis on textbooks with text volume. Therefore, the literature review addressed the main areas of Design involved in the subject matter, such as Interface, Interaction, and Editorial (printed and digital). The latter area is the focus of the research. To obtain and systematize the guidelines, we used as a methodological procedure the method of Concept Maps (TROCHIM, 1989) wich consists of five steps: i. Preparation of references - selection of 34 references of academic literature, websites/blogs publishers, designers, operating systems to submit editorial design guidelines both printed and digital. ii. Compilation of guidelines - initial listing of 1052 guidelines researched that after eight iterations of reduction, assemblage and groupings analyses, it was reduced to 78 written guidelines and systematized in five thematic groups. iii. Structuring guidelines – we raised information on conceptual similarity between the compiled guidelines and assess the utility of the same for this type of publication. This step occurred through card sorting technique applied to 15 experts of the editorial area. iv. Representation of the guidelines - the data collected in card sorting underwent analyses of multidimensional scaling (MDS) and hierarchical clusters (HCA), which made it possible to represent the conceptual relations between guidelines and groups by concept maps and dendograms. And v. Interpretation of maps and dendograms. This process finalized, following the completion of all stages and eleven iterations in a set of 60 guidelines evaluated by experts, systematized in four thematic groups. We expected that the set of guidelines will help designers and publishers professionals, and other interested parties on editorial design of interactive digital textbooks.application/pdfporLivro didáticoLivro eletrônicoDesign editorialTabletGuidelinesEditorial designDigital publishingDigital bookEbookInteractive digital textbookProposta de conjunto de diretrizes editoriais para o design de livro didático digital interativo para TabletProposal of editorial guidelines set for interactive digital textbook for tablet info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985824.pdf000985824.pdfTexto completoapplication/pdf14188627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134885/1/000985824.pdf1cad9b9068eebd590309fabae2d75543MD51TEXT000985824.pdf.txt000985824.pdf.txtExtracted Texttext/plain339495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134885/2/000985824.pdf.txt2476af43fe5a43c40725645273f7f885MD52THUMBNAIL000985824.pdf.jpg000985824.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134885/3/000985824.pdf.jpg8bdb9fd3c52fc04eb7249a5654863f56MD5310183/1348852018-10-08 08:32:02.694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134885Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:32:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de conjunto de diretrizes editoriais para o design de livro didático digital interativo para Tablet
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Proposal of editorial guidelines set for interactive digital textbook for tablet
title Proposta de conjunto de diretrizes editoriais para o design de livro didático digital interativo para Tablet
spellingShingle Proposta de conjunto de diretrizes editoriais para o design de livro didático digital interativo para Tablet
Possatti, Giovana Marzari
Livro didático
Livro eletrônico
Design editorial
Tablet
Guidelines
Editorial design
Digital publishing
Digital book
Ebook
Interactive digital textbook
title_short Proposta de conjunto de diretrizes editoriais para o design de livro didático digital interativo para Tablet
title_full Proposta de conjunto de diretrizes editoriais para o design de livro didático digital interativo para Tablet
title_fullStr Proposta de conjunto de diretrizes editoriais para o design de livro didático digital interativo para Tablet
title_full_unstemmed Proposta de conjunto de diretrizes editoriais para o design de livro didático digital interativo para Tablet
title_sort Proposta de conjunto de diretrizes editoriais para o design de livro didático digital interativo para Tablet
author Possatti, Giovana Marzari
author_facet Possatti, Giovana Marzari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possatti, Giovana Marzari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Regio Pierre da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Perry, Gabriela Trindade
contributor_str_mv Silva, Regio Pierre da
Perry, Gabriela Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Livro eletrônico
Design editorial
Tablet
topic Livro didático
Livro eletrônico
Design editorial
Tablet
Guidelines
Editorial design
Digital publishing
Digital book
Ebook
Interactive digital textbook
dc.subject.eng.fl_str_mv Guidelines
Editorial design
Digital publishing
Digital book
Ebook
Interactive digital textbook
description Esta pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, teve como objetivo propor um conjunto de diretrizes editoriais avaliadas e hierarquizadas para projeto de livro didático digital interativo para tablets com ênfase em livros com volume de texto. Para tanto, a revisão de literatura abordou as áreas principais de Design envolvidas no objeto em questão, tais como Interface, Interação, e Editorial (impresso e digital), sendo esta última, o foco da pesquisa. Para a obtenção e sistematização das diretrizes, empregou-se o método Mapas de Conceitos (TROCHIM, 1989) composto por cinco etapas: i. Preparação das referências – seleção de 34 referências da literatura acadêmica, sites/blogs de editoras, designers, sistemas operacionais que apresentassem diretrizes de design editorial tanto impresso quanto digital. ii. Compilação das diretrizes – listagem inicial de 1052 diretrizes pesquisadas que após oito iterações de análise de redução, aglutinação e agrupamentos, foi reduzida para 78 diretrizes redigidas e sistematizadas em cinco grupos temáticos. iii. Estruturação das diretrizes – foram levantadas informações sobre similaridade conceitual entre as diretrizes compiladas bem como avaliação da utilidade das mesmas para este tipo de publicação. Esta etapa ocorreu mediante técnica de card sorting aplicada a 15 especialistas da área editorial. iv. Representação das diretrizes – os dados coletados no card sorting passaram por análises de escala multidimensional (MDS) e hierárquica de grupo (HCA), as quais possibilitaram representar as relações conceituais entre diretrizes e grupos mediante mapas de conceito e dendogramas. E v. Interpretação dos mapas e dendogramas resultantes. Esse processo resultou, posteriormente à realização de todas as etapas e onze iterações, em um conjunto de 60 diretrizes, avaliadas pelos especialistas, sistematizadas em quatro grupos temáticos. Esperase que o conjunto de diretrizes possa auxiliar designers e profissionais de editoras, e demais interessados, no projeto editorial de livros didáticos digitais interativos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-06T02:06:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134885
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985824
url http://hdl.handle.net/10183/134885
identifier_str_mv 000985824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134885/1/000985824.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134885/2/000985824.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134885/3/000985824.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1cad9b9068eebd590309fabae2d75543
2476af43fe5a43c40725645273f7f885
8bdb9fd3c52fc04eb7249a5654863f56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085355677810688