EVALUATION AND SCHOOL MANAGEMENT POLICIES IN RIO DE JANEIRO STATE: LIMITATIONS AND POSSIBILITIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NATHALIA GONCALVES GOMES
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29490@1
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Resumo: A presente pesquisa investigou as potencialidades e os limites do uso da avaliação externa como estratégia de regulação do sistema educacional, à luz de referências teóricas que tratam da emergência de um novo modelo estatal de regulação das políticas educacionais. Mais especificamente, analisou a experiência de quatro escolas estaduais situadas no município de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, com o Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) e o sistema de gerenciamento adotado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC, denominado Gestão Integrada da Escola (Gide), enquanto instrumentos de regulação e gestão, a partir da análise de documentos oficiais da SEEDUC e de entrevistas com professores, gestores escolares e membros da SEEDUC. À luz da literatura sobre regulação e gestão educacional, de pesquisas nacionais e internacionais sobre uso e apropriação de dados de avaliações externas, e em subsídios oferecidos por especialistas, agentes escolares e gestores educacionais, foram analisadas diferentes iniciativas da SEEDUC para o aproveitamento das informações disponibilizadas pela avaliação, visando a responder a perguntas como: Quais as características das políticas de gestão baseadas nos resultados dos alunos adotadas pelo estado do Rio de Janeiro? Qual a versão de responsabilização adotada pela SEEDUC e como a mesma está sendo incorporada à gestão educacional? Que influências são exercidas por essas políticas sobre a rede de acordo com a percepção dos envolvidos e com a evolução dos resultados das escolas na avaliação estadual? Quais as potencialidades e limitações da política de uso dos resultados do sistema de avaliação estadual? A investigação apontou para uma forte reorganização do espaço escolar a partir das avaliações introduzidas pela SEEDUC na rede estadual de ensino, bem como a partir da adoção da Gide. No entanto, verificou-se que a maior contribuição da Gide está voltada para a rotina do diretor escolar, que ganha lentes de aumento sobre a realidade da escola a partir do uso dessa metodologia. A política de avaliação estadual do desempenho escolar está associada a iniciativas de responsabilização educacional de corte meritocrático, uma vez que prevê a bonificação salarial dos profissionais da escola mediante o alcance de metas, embora esta pesquisa tenha verificado que poucas escolas da rede estadual de ensino têm conseguido atingir as metas propostas. Também se percebeu que as potencialidades das políticas de gestão e avaliação da educação do estado do Rio de Janeiro têm se refletido numa maior organização da rede de ensino e na melhoria na comunicação entre a SEEDUC e os gestores escolares. Já entre as limitações destas políticas, a pesquisa identificou que o aproveitamento pedagógico dos resultados das avaliações pelas escolas é ainda muito modesto, seja em função da falta de informação dos professores acerca das ferramentas disponibilizadas pela SEEDUC, seja pela própria resistência de muitos deles face à introdução desses mecanismos de gestão nas escolas.
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Mais especificamente, analisou a experiência de quatro escolas estaduais situadas no município de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, com o Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ) e o sistema de gerenciamento adotado pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC, denominado Gestão Integrada da Escola (Gide), enquanto instrumentos de regulação e gestão, a partir da análise de documentos oficiais da SEEDUC e de entrevistas com professores, gestores escolares e membros da SEEDUC. À luz da literatura sobre regulação e gestão educacional, de pesquisas nacionais e internacionais sobre uso e apropriação de dados de avaliações externas, e em subsídios oferecidos por especialistas, agentes escolares e gestores educacionais, foram analisadas diferentes iniciativas da SEEDUC para o aproveitamento das informações disponibilizadas pela avaliação, visando a responder a perguntas como: Quais as características das políticas de gestão baseadas nos resultados dos alunos adotadas pelo estado do Rio de Janeiro? Qual a versão de responsabilização adotada pela SEEDUC e como a mesma está sendo incorporada à gestão educacional? Que influências são exercidas por essas políticas sobre a rede de acordo com a percepção dos envolvidos e com a evolução dos resultados das escolas na avaliação estadual? Quais as potencialidades e limitações da política de uso dos resultados do sistema de avaliação estadual? A investigação apontou para uma forte reorganização do espaço escolar a partir das avaliações introduzidas pela SEEDUC na rede estadual de ensino, bem como a partir da adoção da Gide. No entanto, verificou-se que a maior contribuição da Gide está voltada para a rotina do diretor escolar, que ganha lentes de aumento sobre a realidade da escola a partir do uso dessa metodologia. A política de avaliação estadual do desempenho escolar está associada a iniciativas de responsabilização educacional de corte meritocrático, uma vez que prevê a bonificação salarial dos profissionais da escola mediante o alcance de metas, embora esta pesquisa tenha verificado que poucas escolas da rede estadual de ensino têm conseguido atingir as metas propostas. Também se percebeu que as potencialidades das políticas de gestão e avaliação da educação do estado do Rio de Janeiro têm se refletido numa maior organização da rede de ensino e na melhoria na comunicação entre a SEEDUC e os gestores escolares. Já entre as limitações destas políticas, a pesquisa identificou que o aproveitamento pedagógico dos resultados das avaliações pelas escolas é ainda muito modesto, seja em função da falta de informação dos professores acerca das ferramentas disponibilizadas pela SEEDUC, seja pela própria resistência de muitos deles face à introdução desses mecanismos de gestão nas escolas.This research investigated the potential and limits of the use of external assessment as a regulatory strategy of the educational system in the light of theoretical references that deal with the emergence of a new model of state regulation of educational policies. More specifically, analyzed the experience of four state schools located in Niterói, metropolitan region of Rio de Janeiro, with the System of State Assessment of Rio de Janeiro (SAERJ) and management system adopted by the State Department of Education s Rio de Janeiro - SEEDUC called Integrated School (Gide), as instruments of regulation and management, from the analysis of official documents of SEEDUC and interviews with teachers, school administrators and members of SEEDUC. In light of the literature on regulation and education management, national and international research on the use and appropriation of external evaluation data, and subsidies offered by experts, school officials and education managers were analyzed different initiatives SEEDUC for the use of the information provided the evaluation, in order to answer questions like: What are the characteristics of management policies based on student outcomes adopted by the state of Rio de Janeiro? What accountability version adopted by SEEDUC and how it is being incorporated into the educational management? What influences are exerted by these policies on the network according to the perception of those involved and with the evolution of the results of schools in the state assessment? What are the strengths and limitations of use policy of the results of state assessment system? The investigation pointed to a strong reorganization of the school environment from evaluations made by SEEDUC in state schools as well as from the adoption of Gide. However, it was found that the greatest contribution of Gide is focused on the routine of the school director, who earns magnifying glass on the school reality from the use of this methodology. The state assessment policy of school performance is associated with educational accountability initiatives meritocratic court, since it provides a wage subsidy of school personnel through the achievement of goals, although this research has found that few schools in the state schools have managed to reach the goals. Also we realized the potential of management policies and evaluation of education in the state of Rio de Janeiro have been reflected in a larger organization of school system, improve the communication between the SEEDUC and school managers. Among the limitations of these policies, the survey found that the pedagogical use of evaluation results by the schools is still very modest, is due to the lack of information from teachers about the tools available for SEEDUC, is the very strength of many of them face the introduction of these management mechanisms in schools.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29490@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29490@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:32:55Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:29490Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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