CONTAINERS ROAD TRANSPORTATION OPTIMIZATION: EXACT AND HEURISTICS METHODS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAULO BORGES PINHEIRO
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34991@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34991@2
Resumo: Apesar da dimensão continental brasileira, da grandeza de sua costa e da proximidade entre o litoral e os grandes centros urbanos, o transporte de cargas em contêineres utilizando a cabotagem ainda é muito restrito no Brasil. Neste cenário, para ganhar espaço, os armadores brasileiros de cabotagem buscam oferecer serviços porta-a-porta, conseguindo economias de escala na contratação dos fornecedores que realizam as pontas rodoviárias, aumentando assim a competitividade da cabotagem com seu principal concorrente, o modal rodoviário. Neste trabalho são apresentados dois modelos que visam minimizar o custo total de contratação de fornecedores rodoviários para uma lista de demandas que devem ser atendidas. O primeiro é um modelo matemático de programação linear inteira, o segundo é um algoritmo que utiliza uma heurística gulosa. Os modelos foram desenvolvidos e testados em cenários reais, vividos por armador de cabotagem brasileiro durante um período de tempo determinado. Os resultados dos dois modelos, que são comparados entre si e com as soluções realizadas manualmente por funcionários do armador de cabotagem, mostram que as soluções dos modelos de otimização são muito melhores do que as soluções manuais. Os resultados mostram ainda que o algoritmo guloso alcança resultados muito próximos aos do método exato, mostrando ser de grande utilidade dada a facilidade de sua implantação.
id PUC_RIO-1_e539096cef6efa3c4f2a729aafeb7823
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:34991
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCONTAINERS ROAD TRANSPORTATION OPTIMIZATION: EXACT AND HEURISTICS METHODSOTIMIZAÇÃO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CONTÊINERES: MÉTODOS EXATO E HEURÍSTICO2013-04-17SILVIO HAMACHER79778925704lattes.cnpq.br/7644241125976321JOSE EUGENIO LEALLUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMOSILVIO HAMACHER10500426708lattes.cnpq.br/9486783324382807SAULO BORGES PINHEIROPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOPUC-RioBRApesar da dimensão continental brasileira, da grandeza de sua costa e da proximidade entre o litoral e os grandes centros urbanos, o transporte de cargas em contêineres utilizando a cabotagem ainda é muito restrito no Brasil. Neste cenário, para ganhar espaço, os armadores brasileiros de cabotagem buscam oferecer serviços porta-a-porta, conseguindo economias de escala na contratação dos fornecedores que realizam as pontas rodoviárias, aumentando assim a competitividade da cabotagem com seu principal concorrente, o modal rodoviário. Neste trabalho são apresentados dois modelos que visam minimizar o custo total de contratação de fornecedores rodoviários para uma lista de demandas que devem ser atendidas. O primeiro é um modelo matemático de programação linear inteira, o segundo é um algoritmo que utiliza uma heurística gulosa. Os modelos foram desenvolvidos e testados em cenários reais, vividos por armador de cabotagem brasileiro durante um período de tempo determinado. Os resultados dos dois modelos, que são comparados entre si e com as soluções realizadas manualmente por funcionários do armador de cabotagem, mostram que as soluções dos modelos de otimização são muito melhores do que as soluções manuais. Os resultados mostram ainda que o algoritmo guloso alcança resultados muito próximos aos do método exato, mostrando ser de grande utilidade dada a facilidade de sua implantação.Despite the Brazilian continental scale, the magnitude of its coastline and the proximity between the coast and the large urban centers, the transport of cargo in containers using cabotage is still very limited in Brazil. In this scenario, the Brazilian cabotage ship-owners seek to provide door-to-door services, achieving economies of scale in procurement for suppliers that perform road ends, thus increasing the competitiveness of cabotage with its main competitor, the transportation by trucks. This work presents two models that aim to minimize the total cost of hiring road suppliers to a list of demands that must be performed. The first is a mathematical model based on integer linear programming, the second is an algorithm that uses a greedy heuristic. The models were developed and tested in real scenarios, experienced by a Brazilian cabotage ship-owner for a period of time. The results of the two models, which are compared among each other and with the manually solutions performed by the company’s employees, show that the solutions of optimization models are much better than the manual solutions. The results also show that the greedy algorithm achieves very close results to the exact method, proving to be very useful given the ease of its implementation.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34991@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34991@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:05Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34991Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-09-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv CONTAINERS ROAD TRANSPORTATION OPTIMIZATION: EXACT AND HEURISTICS METHODS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv OTIMIZAÇÃO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CONTÊINERES: MÉTODOS EXATO E HEURÍSTICO
title CONTAINERS ROAD TRANSPORTATION OPTIMIZATION: EXACT AND HEURISTICS METHODS
spellingShingle CONTAINERS ROAD TRANSPORTATION OPTIMIZATION: EXACT AND HEURISTICS METHODS
SAULO BORGES PINHEIRO
title_short CONTAINERS ROAD TRANSPORTATION OPTIMIZATION: EXACT AND HEURISTICS METHODS
title_full CONTAINERS ROAD TRANSPORTATION OPTIMIZATION: EXACT AND HEURISTICS METHODS
title_fullStr CONTAINERS ROAD TRANSPORTATION OPTIMIZATION: EXACT AND HEURISTICS METHODS
title_full_unstemmed CONTAINERS ROAD TRANSPORTATION OPTIMIZATION: EXACT AND HEURISTICS METHODS
title_sort CONTAINERS ROAD TRANSPORTATION OPTIMIZATION: EXACT AND HEURISTICS METHODS
author SAULO BORGES PINHEIRO
author_facet SAULO BORGES PINHEIRO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVIO HAMACHER
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 79778925704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7644241125976321
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JOSE EUGENIO LEAL
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv SILVIO HAMACHER
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 10500426708
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9486783324382807
dc.contributor.author.fl_str_mv SAULO BORGES PINHEIRO
contributor_str_mv SILVIO HAMACHER
JOSE EUGENIO LEAL
LUIZ FELIPE RORIS RODRIGUEZ SCAVARDA DO CARMO
SILVIO HAMACHER
description Apesar da dimensão continental brasileira, da grandeza de sua costa e da proximidade entre o litoral e os grandes centros urbanos, o transporte de cargas em contêineres utilizando a cabotagem ainda é muito restrito no Brasil. Neste cenário, para ganhar espaço, os armadores brasileiros de cabotagem buscam oferecer serviços porta-a-porta, conseguindo economias de escala na contratação dos fornecedores que realizam as pontas rodoviárias, aumentando assim a competitividade da cabotagem com seu principal concorrente, o modal rodoviário. Neste trabalho são apresentados dois modelos que visam minimizar o custo total de contratação de fornecedores rodoviários para uma lista de demandas que devem ser atendidas. O primeiro é um modelo matemático de programação linear inteira, o segundo é um algoritmo que utiliza uma heurística gulosa. Os modelos foram desenvolvidos e testados em cenários reais, vividos por armador de cabotagem brasileiro durante um período de tempo determinado. Os resultados dos dois modelos, que são comparados entre si e com as soluções realizadas manualmente por funcionários do armador de cabotagem, mostram que as soluções dos modelos de otimização são muito melhores do que as soluções manuais. Os resultados mostram ainda que o algoritmo guloso alcança resultados muito próximos aos do método exato, mostrando ser de grande utilidade dada a facilidade de sua implantação.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34991@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34991@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34991@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34991@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324939654496256