A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@2
Resumo: Esta dissertação discute, a partir de uma leitura dos trabalhos de Adam Smith em história intelectual e ética, a visão deste filósofo escocês do século XVIII sobre a natureza da atividade humana. Sugere-se que esta filosofia seja profundamente marcada por uma consciência aguda da imperfeição e finitude humanas. Intenta-se, porém, mostrar que o pensamento de Smith é também um esforço de reconciliação com esta imperfeição essencial. Toda a reflexão smithiana está voltada para a tarefa de demonstrar de que maneira é possível ao homem, a despeito de suas limitações, manter uma existência regular e harmoniosa e avançar do ponto de vista cognitivo, moral e material. De acordo com a visão de Smith, o espírito humano é mobilizado por um impulso espontâneo e desinteressado para a realização de ordem, harmonia e beleza nas diferentes esferas de sua atividade. No entanto, embora o espírito tenda naturalmente à regularidade, uma situação absolutamente simétrica nunca se realiza, em função da própria imperfeição do Homem. E é certo que assim seja, pois uma tal situação não seria nem mesmo suportável por criaturas humanas. O primeiro capítulo tem seu foco analítico em um texto de juventude de Smith, The History of Astronomy, pondo-o em diálogo com o pensamento de David Hume. Discute-se de que maneira Smith, assumindo a teoria da imaginação de Hume, se insere também no projeto humeano de uma ciência da natureza humana. O segundo capítulo envolve uma discussão da obra de Smith em ética, The Theory of Moral Sentiments, e de seu conceito central, a simpatia.
id PUC_RIO-1_e56144070f0adf582e0bf672954a66e1
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:12474
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITHTHE AESTHETICS OF ORDER: HARMONY AND IMPERFECTION ON THE PHILOSOPHICAL WORK OF ADAM SMITH2008-06-27MARCELO GANTUS JASMIN62455974715lattes.cnpq.br/0635042395741656MARCELO GANTUS JASMINBERENICE DE OLIVEIRA CAVALCANTECESAR AUGUSTO COELHO GUIMARAESCESAR AUGUSTO COELHO GUIMARAES09135315709lattes.cnpq.br/3814228684007207JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBREsta dissertação discute, a partir de uma leitura dos trabalhos de Adam Smith em história intelectual e ética, a visão deste filósofo escocês do século XVIII sobre a natureza da atividade humana. Sugere-se que esta filosofia seja profundamente marcada por uma consciência aguda da imperfeição e finitude humanas. Intenta-se, porém, mostrar que o pensamento de Smith é também um esforço de reconciliação com esta imperfeição essencial. Toda a reflexão smithiana está voltada para a tarefa de demonstrar de que maneira é possível ao homem, a despeito de suas limitações, manter uma existência regular e harmoniosa e avançar do ponto de vista cognitivo, moral e material. De acordo com a visão de Smith, o espírito humano é mobilizado por um impulso espontâneo e desinteressado para a realização de ordem, harmonia e beleza nas diferentes esferas de sua atividade. No entanto, embora o espírito tenda naturalmente à regularidade, uma situação absolutamente simétrica nunca se realiza, em função da própria imperfeição do Homem. E é certo que assim seja, pois uma tal situação não seria nem mesmo suportável por criaturas humanas. O primeiro capítulo tem seu foco analítico em um texto de juventude de Smith, The History of Astronomy, pondo-o em diálogo com o pensamento de David Hume. Discute-se de que maneira Smith, assumindo a teoria da imaginação de Hume, se insere também no projeto humeano de uma ciência da natureza humana. O segundo capítulo envolve uma discussão da obra de Smith em ética, The Theory of Moral Sentiments, e de seu conceito central, a simpatia.This dissertation deals with Adam Smith`s view on the nature of human activity, proposing an interpretation of this eighteenth century Scottish philosopher`s works on intellectual history and ethics. It is suggested that his philosophy is marked by a keen awareness of human imperfection and finitude. It demonstrates that Adam Smith`s thought is also, however, an effort of reconciliation with this essential imperfection. Smith`s reflection is directed to the task of showing how it would be possible for mankind, notwithstanding its limitations, to maintain a regular and harmonious existence and to advance from a cognitive, moral and material point of view. According to Adam Smith`s view, the human spirit is moved by a spontaneous and disinterested impulse to the realization of order, harmony and beauty in the different spheres of its activity. Nonetheless, although the spirit is naturally order- seeking, an absolutely symmetrical situation is never actualized because of the very imperfection of mankind. Such a situation wouldn`t even be bearable to human creatures. The first chapter has its analytical focus on an early text from Adam Smith`s called The History of Astronomy, and puts it into dialogue with the thought of David Hume. The subject here is how Smith, adopting Hume`s theory of imagination, partakes in the Humean project of a science of human nature. The second chapter discusses Adam Smith`s work on ethics, The Theory of the Moral Sentiments, and its central concept, sympathy.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:02:22Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12474Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE AESTHETICS OF ORDER: HARMONY AND IMPERFECTION ON THE PHILOSOPHICAL WORK OF ADAM SMITH
title A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH
spellingShingle A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH
JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE
title_short A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH
title_full A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH
title_fullStr A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH
title_full_unstemmed A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH
title_sort A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH
author JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE
author_facet JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARCELO GANTUS JASMIN
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 62455974715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0635042395741656
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARCELO GANTUS JASMIN
dc.contributor.referee2.fl_str_mv BERENICE DE OLIVEIRA CAVALCANTE
dc.contributor.referee3.fl_str_mv CESAR AUGUSTO COELHO GUIMARAES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv CESAR AUGUSTO COELHO GUIMARAES
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09135315709
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3814228684007207
dc.contributor.author.fl_str_mv JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE
contributor_str_mv MARCELO GANTUS JASMIN
MARCELO GANTUS JASMIN
BERENICE DE OLIVEIRA CAVALCANTE
CESAR AUGUSTO COELHO GUIMARAES
CESAR AUGUSTO COELHO GUIMARAES
description Esta dissertação discute, a partir de uma leitura dos trabalhos de Adam Smith em história intelectual e ética, a visão deste filósofo escocês do século XVIII sobre a natureza da atividade humana. Sugere-se que esta filosofia seja profundamente marcada por uma consciência aguda da imperfeição e finitude humanas. Intenta-se, porém, mostrar que o pensamento de Smith é também um esforço de reconciliação com esta imperfeição essencial. Toda a reflexão smithiana está voltada para a tarefa de demonstrar de que maneira é possível ao homem, a despeito de suas limitações, manter uma existência regular e harmoniosa e avançar do ponto de vista cognitivo, moral e material. De acordo com a visão de Smith, o espírito humano é mobilizado por um impulso espontâneo e desinteressado para a realização de ordem, harmonia e beleza nas diferentes esferas de sua atividade. No entanto, embora o espírito tenda naturalmente à regularidade, uma situação absolutamente simétrica nunca se realiza, em função da própria imperfeição do Homem. E é certo que assim seja, pois uma tal situação não seria nem mesmo suportável por criaturas humanas. O primeiro capítulo tem seu foco analítico em um texto de juventude de Smith, The History of Astronomy, pondo-o em diálogo com o pensamento de David Hume. Discute-se de que maneira Smith, assumindo a teoria da imaginação de Hume, se insere também no projeto humeano de uma ciência da natureza humana. O segundo capítulo envolve uma discussão da obra de Smith em ética, The Theory of Moral Sentiments, e de seu conceito central, a simpatia.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324900061315072