A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@2 |
Resumo: | Esta dissertação discute, a partir de uma leitura dos trabalhos de Adam Smith em história intelectual e ética, a visão deste filósofo escocês do século XVIII sobre a natureza da atividade humana. Sugere-se que esta filosofia seja profundamente marcada por uma consciência aguda da imperfeição e finitude humanas. Intenta-se, porém, mostrar que o pensamento de Smith é também um esforço de reconciliação com esta imperfeição essencial. Toda a reflexão smithiana está voltada para a tarefa de demonstrar de que maneira é possível ao homem, a despeito de suas limitações, manter uma existência regular e harmoniosa e avançar do ponto de vista cognitivo, moral e material. De acordo com a visão de Smith, o espírito humano é mobilizado por um impulso espontâneo e desinteressado para a realização de ordem, harmonia e beleza nas diferentes esferas de sua atividade. No entanto, embora o espírito tenda naturalmente à regularidade, uma situação absolutamente simétrica nunca se realiza, em função da própria imperfeição do Homem. E é certo que assim seja, pois uma tal situação não seria nem mesmo suportável por criaturas humanas. O primeiro capítulo tem seu foco analítico em um texto de juventude de Smith, The History of Astronomy, pondo-o em diálogo com o pensamento de David Hume. Discute-se de que maneira Smith, assumindo a teoria da imaginação de Hume, se insere também no projeto humeano de uma ciência da natureza humana. O segundo capítulo envolve uma discussão da obra de Smith em ética, The Theory of Moral Sentiments, e de seu conceito central, a simpatia. |
id |
PUC_RIO-1_e56144070f0adf582e0bf672954a66e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:12474 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITHTHE AESTHETICS OF ORDER: HARMONY AND IMPERFECTION ON THE PHILOSOPHICAL WORK OF ADAM SMITH2008-06-27MARCELO GANTUS JASMIN62455974715lattes.cnpq.br/0635042395741656MARCELO GANTUS JASMINBERENICE DE OLIVEIRA CAVALCANTECESAR AUGUSTO COELHO GUIMARAESCESAR AUGUSTO COELHO GUIMARAES09135315709lattes.cnpq.br/3814228684007207JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTEPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBREsta dissertação discute, a partir de uma leitura dos trabalhos de Adam Smith em história intelectual e ética, a visão deste filósofo escocês do século XVIII sobre a natureza da atividade humana. Sugere-se que esta filosofia seja profundamente marcada por uma consciência aguda da imperfeição e finitude humanas. Intenta-se, porém, mostrar que o pensamento de Smith é também um esforço de reconciliação com esta imperfeição essencial. Toda a reflexão smithiana está voltada para a tarefa de demonstrar de que maneira é possível ao homem, a despeito de suas limitações, manter uma existência regular e harmoniosa e avançar do ponto de vista cognitivo, moral e material. De acordo com a visão de Smith, o espírito humano é mobilizado por um impulso espontâneo e desinteressado para a realização de ordem, harmonia e beleza nas diferentes esferas de sua atividade. No entanto, embora o espírito tenda naturalmente à regularidade, uma situação absolutamente simétrica nunca se realiza, em função da própria imperfeição do Homem. E é certo que assim seja, pois uma tal situação não seria nem mesmo suportável por criaturas humanas. O primeiro capítulo tem seu foco analítico em um texto de juventude de Smith, The History of Astronomy, pondo-o em diálogo com o pensamento de David Hume. Discute-se de que maneira Smith, assumindo a teoria da imaginação de Hume, se insere também no projeto humeano de uma ciência da natureza humana. O segundo capítulo envolve uma discussão da obra de Smith em ética, The Theory of Moral Sentiments, e de seu conceito central, a simpatia.This dissertation deals with Adam Smith`s view on the nature of human activity, proposing an interpretation of this eighteenth century Scottish philosopher`s works on intellectual history and ethics. It is suggested that his philosophy is marked by a keen awareness of human imperfection and finitude. It demonstrates that Adam Smith`s thought is also, however, an effort of reconciliation with this essential imperfection. Smith`s reflection is directed to the task of showing how it would be possible for mankind, notwithstanding its limitations, to maintain a regular and harmonious existence and to advance from a cognitive, moral and material point of view. According to Adam Smith`s view, the human spirit is moved by a spontaneous and disinterested impulse to the realization of order, harmony and beauty in the different spheres of its activity. Nonetheless, although the spirit is naturally order- seeking, an absolutely symmetrical situation is never actualized because of the very imperfection of mankind. Such a situation wouldn`t even be bearable to human creatures. The first chapter has its analytical focus on an early text from Adam Smith`s called The History of Astronomy, and puts it into dialogue with the thought of David Hume. The subject here is how Smith, adopting Hume`s theory of imagination, partakes in the Humean project of a science of human nature. The second chapter discusses Adam Smith`s work on ethics, The Theory of the Moral Sentiments, and its central concept, sympathy.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:02:22Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12474Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
THE AESTHETICS OF ORDER: HARMONY AND IMPERFECTION ON THE PHILOSOPHICAL WORK OF ADAM SMITH |
title |
A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH |
spellingShingle |
A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE |
title_short |
A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH |
title_full |
A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH |
title_fullStr |
A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH |
title_full_unstemmed |
A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH |
title_sort |
A ESTÉTICA DA ORDEM: HARMONIA E IMPERFEIÇÃO NA OBRA FILOSÓFICA DE ADAM SMITH |
author |
JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE |
author_facet |
JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MARCELO GANTUS JASMIN |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
62455974715 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/0635042395741656 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MARCELO GANTUS JASMIN |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
BERENICE DE OLIVEIRA CAVALCANTE |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
CESAR AUGUSTO COELHO GUIMARAES |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
CESAR AUGUSTO COELHO GUIMARAES |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
09135315709 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/3814228684007207 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE |
contributor_str_mv |
MARCELO GANTUS JASMIN MARCELO GANTUS JASMIN BERENICE DE OLIVEIRA CAVALCANTE CESAR AUGUSTO COELHO GUIMARAES CESAR AUGUSTO COELHO GUIMARAES |
description |
Esta dissertação discute, a partir de uma leitura dos trabalhos de Adam Smith em história intelectual e ética, a visão deste filósofo escocês do século XVIII sobre a natureza da atividade humana. Sugere-se que esta filosofia seja profundamente marcada por uma consciência aguda da imperfeição e finitude humanas. Intenta-se, porém, mostrar que o pensamento de Smith é também um esforço de reconciliação com esta imperfeição essencial. Toda a reflexão smithiana está voltada para a tarefa de demonstrar de que maneira é possível ao homem, a despeito de suas limitações, manter uma existência regular e harmoniosa e avançar do ponto de vista cognitivo, moral e material. De acordo com a visão de Smith, o espírito humano é mobilizado por um impulso espontâneo e desinteressado para a realização de ordem, harmonia e beleza nas diferentes esferas de sua atividade. No entanto, embora o espírito tenda naturalmente à regularidade, uma situação absolutamente simétrica nunca se realiza, em função da própria imperfeição do Homem. E é certo que assim seja, pois uma tal situação não seria nem mesmo suportável por criaturas humanas. O primeiro capítulo tem seu foco analítico em um texto de juventude de Smith, The History of Astronomy, pondo-o em diálogo com o pensamento de David Hume. Discute-se de que maneira Smith, assumindo a teoria da imaginação de Hume, se insere também no projeto humeano de uma ciência da natureza humana. O segundo capítulo envolve uma discussão da obra de Smith em ética, The Theory of Moral Sentiments, e de seu conceito central, a simpatia. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12474@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324900061315072 |