[pt] REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DO MITO DE DON JUAN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANGELI ROSE DO NASCIMENTO
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10338@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10338@3
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10338
Resumo: [pt] A Tese apresenta resultados parciais da pesquisa em curso que dá continuidade às investigações acerca de experiências de leitura, iniciadas em formação anterior. A partir do estudo de aspectos específicos do mito literário de Don Juan e da versão italiana do personagem Don Giovanni, apresentado em versões contemporâneas de língua portuguesa, no romance brasileiro O Burlador de Sevilha, de João Gabriel de Lima, e em texto dramático Don Giovanni ou o dissoluto absolvido, de José Saramago, e tomando como base o estudo do filósofo Soren Kierkegaard sobre a versão operística de W. Amadeus Mozart e Da Ponte, Don Giovanni, discute-se a experiência de leitura, enquanto categoria de referência para o processo de formação de leitores. Para tanto, evidenciam-se sentidos nos textos literários selecionados norteadores de outras aberturas para o entendimento tanto do mito literário, em contextos diferenciados, como de experiências de leitura e escrita. A representação do não- leitor pelo mito através da categoria construída com a análise dos dados fornecidos pelo trabalho de campo, experiências donjuanescas de leitura, permitiu a reavaliação do valor negativo normalmente dado pela escola aos jovens que não apresentam experiências de leitura de acordo com as expectativas do tipo de leitor idealizado. Acrescente-se ainda que a análise do comportamento de busca no mito sugeriu tomá-lo como uma das possibilidades de tradução de um modo de se relacionar com o conhecimento, evidenciando a vitalidade desse mito literário e do seu estudo para a formação que lida com a Internet na contemporaneidade. A Tese toma alguns escritos escolhidos da filósofa Maria Zambrano como referência para anotações levantadas como chaves de leitura.
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