AN ANALYSIS OF THE WEIGHT OF SEALS CERTIFYING ENERGY SAVING AND EFFICIENCY IN THE DECISION-MAKING PROCESS OF CONSUMERS PURCHASING LAMPS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRUNO HENRIQUE LOUZADA
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34945@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34945@2
Resumo: Com o aparente crescimento da consciência ecológica no mundo, é de se supor que aumente também o interesse da população por produtos com características ecológicas. Sob o ponto de vista mercadológico, é importante que tal fenômeno seja acompanhado de investigações sobre como os consumidores fazem suas escolhas e que valor atribuem às características dos produtos com um menor impacto degenerativo ao meio ambiente, tais como materiais recicláveis, reutilizáveis, insumos orgânicos, naturais ou que consumam menos energia elétrica, entre outros. Estudos revelam, contudo, que nem sempre esses ingredientes são mais valorizados do que outros atributos, como marca e preço. Parte da explicação pode estar na descrença dos consumidores sobre a verdadeira presença desses atributos nos produtos que compram. O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre o papel de dois selos encontrados no mercado de produtos elétricos, os quais atestam eficiência energética e contribuições de caráter ambiental: Procel e Ence. O objetivo do selo Procel é promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica. A etiqueta Ence visa a informar ao consumidor o consumo de energia elétrica e a eficiência energética de alguns produtos comercializados no país. A pesquisa é baseada em simulações de compra de lâmpada incandescentes e fluorescentes e os dados são processados com o uso da análise conjunta. Foram realizadas 172 simulações com 86 pessoas. Os resultados mostram que embora os selos sejam percebidos na embalagem, não são os mais valorizados no processo decisório. preço e duração estimada das lâmpadas são as variáveis mais relevantes no processo de escolha. A maioria dos respondentes não reconhece plenamente o papel dos selos e mostram contradições em suas escolhas. Contudo, mulheres valorizam mais os selos do que os homens, assim como pessoas de mais alta renda. Outras variáveis ajudam a explicar os resultados encontrados.
id PUC_RIO-1_e89ba9df2917b8a6edd14f6f2025bba5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:34945
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAN ANALYSIS OF THE WEIGHT OF SEALS CERTIFYING ENERGY SAVING AND EFFICIENCY IN THE DECISION-MAKING PROCESS OF CONSUMERS PURCHASING LAMPS UMA ANÁLISE DO PESO DOS SELOS CERTIFICADORES DE ECONOMIA E DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA DE CONSUMIDORES DE LÂMPADAS 2010-08-23ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA 77853326734lattes.cnpq.br/1061361779727658ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA IRENE RAGUENET TROCCOLILUIZ FELIPE GUANAES REGOALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRAIRENE RAGUENET TROCCOLI98272730197lattes.cnpq.br/7731522994911282BRUNO HENRIQUE LOUZADAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRCom o aparente crescimento da consciência ecológica no mundo, é de se supor que aumente também o interesse da população por produtos com características ecológicas. Sob o ponto de vista mercadológico, é importante que tal fenômeno seja acompanhado de investigações sobre como os consumidores fazem suas escolhas e que valor atribuem às características dos produtos com um menor impacto degenerativo ao meio ambiente, tais como materiais recicláveis, reutilizáveis, insumos orgânicos, naturais ou que consumam menos energia elétrica, entre outros. Estudos revelam, contudo, que nem sempre esses ingredientes são mais valorizados do que outros atributos, como marca e preço. Parte da explicação pode estar na descrença dos consumidores sobre a verdadeira presença desses atributos nos produtos que compram. O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre o papel de dois selos encontrados no mercado de produtos elétricos, os quais atestam eficiência energética e contribuições de caráter ambiental: Procel e Ence. O objetivo do selo Procel é promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica. A etiqueta Ence visa a informar ao consumidor o consumo de energia elétrica e a eficiência energética de alguns produtos comercializados no país. A pesquisa é baseada em simulações de compra de lâmpada incandescentes e fluorescentes e os dados são processados com o uso da análise conjunta. Foram realizadas 172 simulações com 86 pessoas. Os resultados mostram que embora os selos sejam percebidos na embalagem, não são os mais valorizados no processo decisório. preço e duração estimada das lâmpadas são as variáveis mais relevantes no processo de escolha. A maioria dos respondentes não reconhece plenamente o papel dos selos e mostram contradições em suas escolhas. Contudo, mulheres valorizam mais os selos do que os homens, assim como pessoas de mais alta renda. Outras variáveis ajudam a explicar os resultados encontrados.With the apparent growth of environmental awareness across the world, one would assume that there will also be an increased interest of the population in products with environmental features. From the marketing standpoint, it is important that such a phenomenon be accompanied by an investigation into how consumers make their choices and what value they attribute to the characteristics of the products that have less detrimental impacts on the environment, such as recyclable or reusable materials, organic or natural inputs, or lower power consumption, among others. Studies have shown, however, that consumers do not always value these features as much as others, such as brand and price. Part of the explanation may be in the consumers disbelief in the actual presence of these features in the products they buy. This study presents the results of a study into the role played by two seals found in the electrical products market which certify the energy efficiency and environmental contributions: Procel e Ence. The aim of the Procel seal is to promote a rationalization of the electric power production and consumption. The Ence label seeks to inform consumers of the power consumption and the energy efficiency of some products sold in the country. The research is based on incandescent and fluorescent lamp purchase simulations and the data were processed using conjoint analysis. 172 simulations were carried out with 86 people. The results showed that although the seals were noticed on the packaging, they were not the most valued feature in the decision-making process. Price and lamp life were the most relevant variables when choosing the lamps. Most respondents did not fully recognize the role of the seals and exhibited contradictions in their choices. However, women valued the seals more than men, as did higher income earners. Other variables help to explain the results found in the study.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34945@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34945@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:04Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34945Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv AN ANALYSIS OF THE WEIGHT OF SEALS CERTIFYING ENERGY SAVING AND EFFICIENCY IN THE DECISION-MAKING PROCESS OF CONSUMERS PURCHASING LAMPS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv UMA ANÁLISE DO PESO DOS SELOS CERTIFICADORES DE ECONOMIA E DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA DE CONSUMIDORES DE LÂMPADAS
title AN ANALYSIS OF THE WEIGHT OF SEALS CERTIFYING ENERGY SAVING AND EFFICIENCY IN THE DECISION-MAKING PROCESS OF CONSUMERS PURCHASING LAMPS
spellingShingle AN ANALYSIS OF THE WEIGHT OF SEALS CERTIFYING ENERGY SAVING AND EFFICIENCY IN THE DECISION-MAKING PROCESS OF CONSUMERS PURCHASING LAMPS
BRUNO HENRIQUE LOUZADA
title_short AN ANALYSIS OF THE WEIGHT OF SEALS CERTIFYING ENERGY SAVING AND EFFICIENCY IN THE DECISION-MAKING PROCESS OF CONSUMERS PURCHASING LAMPS
title_full AN ANALYSIS OF THE WEIGHT OF SEALS CERTIFYING ENERGY SAVING AND EFFICIENCY IN THE DECISION-MAKING PROCESS OF CONSUMERS PURCHASING LAMPS
title_fullStr AN ANALYSIS OF THE WEIGHT OF SEALS CERTIFYING ENERGY SAVING AND EFFICIENCY IN THE DECISION-MAKING PROCESS OF CONSUMERS PURCHASING LAMPS
title_full_unstemmed AN ANALYSIS OF THE WEIGHT OF SEALS CERTIFYING ENERGY SAVING AND EFFICIENCY IN THE DECISION-MAKING PROCESS OF CONSUMERS PURCHASING LAMPS
title_sort AN ANALYSIS OF THE WEIGHT OF SEALS CERTIFYING ENERGY SAVING AND EFFICIENCY IN THE DECISION-MAKING PROCESS OF CONSUMERS PURCHASING LAMPS
author BRUNO HENRIQUE LOUZADA
author_facet BRUNO HENRIQUE LOUZADA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 77853326734
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1061361779727658
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv IRENE RAGUENET TROCCOLI
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIZ FELIPE GUANAES REGO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv IRENE RAGUENET TROCCOLI
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 98272730197
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7731522994911282
dc.contributor.author.fl_str_mv BRUNO HENRIQUE LOUZADA
contributor_str_mv ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA
ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA
IRENE RAGUENET TROCCOLI
LUIZ FELIPE GUANAES REGO
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA
IRENE RAGUENET TROCCOLI
description Com o aparente crescimento da consciência ecológica no mundo, é de se supor que aumente também o interesse da população por produtos com características ecológicas. Sob o ponto de vista mercadológico, é importante que tal fenômeno seja acompanhado de investigações sobre como os consumidores fazem suas escolhas e que valor atribuem às características dos produtos com um menor impacto degenerativo ao meio ambiente, tais como materiais recicláveis, reutilizáveis, insumos orgânicos, naturais ou que consumam menos energia elétrica, entre outros. Estudos revelam, contudo, que nem sempre esses ingredientes são mais valorizados do que outros atributos, como marca e preço. Parte da explicação pode estar na descrença dos consumidores sobre a verdadeira presença desses atributos nos produtos que compram. O presente trabalho apresenta o resultado de um estudo sobre o papel de dois selos encontrados no mercado de produtos elétricos, os quais atestam eficiência energética e contribuições de caráter ambiental: Procel e Ence. O objetivo do selo Procel é promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica. A etiqueta Ence visa a informar ao consumidor o consumo de energia elétrica e a eficiência energética de alguns produtos comercializados no país. A pesquisa é baseada em simulações de compra de lâmpada incandescentes e fluorescentes e os dados são processados com o uso da análise conjunta. Foram realizadas 172 simulações com 86 pessoas. Os resultados mostram que embora os selos sejam percebidos na embalagem, não são os mais valorizados no processo decisório. preço e duração estimada das lâmpadas são as variáveis mais relevantes no processo de escolha. A maioria dos respondentes não reconhece plenamente o papel dos selos e mostram contradições em suas escolhas. Contudo, mulheres valorizam mais os selos do que os homens, assim como pessoas de mais alta renda. Outras variáveis ajudam a explicar os resultados encontrados.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34945@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34945@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34945@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34945@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324939604164608