Decision Making Process of Purchasing Family Vacation Travel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/79785 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de discutir o comportamento de consumo no que se refere à influência dos membros da família no processo de tomada de decisão de compra de viagens de férias. Inúmeras maneiras de examinar o processo de tomada de decisão de compra foram identificadas na literatura, porém, este estudo utilizou o modelo de três etapas do processo de tomada de decisão: reconhecimento do problema, busca por informação e decisão final de compra. Desenvolveu-se um estudo exploratório onde foram coletados 40 questionários entre os dias 15 de Junho e 15 de Julho de 2012 de respondentes que haviam comprado um ou mais pacotes de viagem nos últimos dois anos em uma agência de turismo da cidade de São Paulo. Os resultados indicam que a influência de pais e filhos no processo decisório varia de acordo com as etapas do processo e que apesar de grande parte das decisões sejam tomadas em conjunto, as mulheres apresentam maior influência nos três estágios de tomada de decisão, principalmente na etapa de busca por informação. Neste cenário, o trabalho aponta para a necessidade de uma maior diversidade de pesquisas empíricas sobre o comportamento de consumo das famílias em relação à aquisição de serviços turísticos. |
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Decision Making Process of Purchasing Family Vacation TravelComportamiento del consumidor, La toma de decisiones familiares, Vacaciones, TurismoO Processo de Decisão de Compra de Férias da FamíliaComportamento de ConsumoProcesso Decisório da FamíliaFériasTurismo.Consumer BehaviorFamily Decision MakingVacationTourism.Este artigo tem o objetivo de discutir o comportamento de consumo no que se refere à influência dos membros da família no processo de tomada de decisão de compra de viagens de férias. Inúmeras maneiras de examinar o processo de tomada de decisão de compra foram identificadas na literatura, porém, este estudo utilizou o modelo de três etapas do processo de tomada de decisão: reconhecimento do problema, busca por informação e decisão final de compra. Desenvolveu-se um estudo exploratório onde foram coletados 40 questionários entre os dias 15 de Junho e 15 de Julho de 2012 de respondentes que haviam comprado um ou mais pacotes de viagem nos últimos dois anos em uma agência de turismo da cidade de São Paulo. Os resultados indicam que a influência de pais e filhos no processo decisório varia de acordo com as etapas do processo e que apesar de grande parte das decisões sejam tomadas em conjunto, as mulheres apresentam maior influência nos três estágios de tomada de decisão, principalmente na etapa de busca por informação. Neste cenário, o trabalho aponta para a necessidade de uma maior diversidade de pesquisas empíricas sobre o comportamento de consumo das famílias em relação à aquisição de serviços turísticos.Este artículo tiene como objetivo discutir el comportamiento del consumo y la influencia de miembros de la familia en el proceso de toma de decisiones de compra de viaje de vacaciones de la familia. Varias maneras de examinar el proceso de toma de decisiones fueron identificados en la literatura, sin embargo, este trabajo se hizo uso de las tres etapas de proceso: reconocimiento del problema, búsqueda de información y decisión de compra. En este proceso se desarrolló un estudio exploratorio donde 40 cuestionarios fueron recogidos entre el 15 de junio y 15 de julio de 2012 de los clientes que habían comprado uno o más paquetes de viajes en los últimos dos años en una agencia de viajes en São Paulo. Los resultados de este estudio indican que el papel de los padres y los niños en la toma de decisiones de compra de vacaciones de la familia varía en función de los pasos de la toma de decisiones, sin embargo, las mujeres tuvieron una mayor influencia en las tres etapas de la toma de decisiones, especialmente durante la búsqueda de información. Los resultados propone una gama más amplia de la investigación empírica sobre el comportamiento del consumidor en el turismo e la toma de decisiones familiares.This paper aims to discuss the consumer behavior regarding the influence of family members in decision making process of purchasing family vacation travel. Several ways to examine the decision making process were identify in the literature, however, this work made use of the three stages process: problem recognition, information search and purchase decision. In this sense it was developed an exploratory study where 40 questionnaires were collected between June 15th and July 15th 2012, from respondents who had purchased one or more tour packages over the past two years from a travel agency in São Paulo. The results indicate that most part of decisions are taken in group and the role of parents and children in purchasing family vacation varies according to the steps of decision making process; however, women had a greater influence on the three stages of family decision making, especially regarding information search. The results indicate the necessity of increasing the range of research on consumer behavior in tourism and family decision making.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/7978510.11606/issn.1984-4867.v24i3p503-520Revista Turismo em Análise; Vol. 24 No. 3 (2013); 503-520Revista Turismo em Análise; Vol. 24 Núm. 3 (2013); 503-520Revista Turismo em Análise; v. 24 n. 3 (2013); 503-5201984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/79785/83765Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessOcke, Marco Antonio2015-11-13T15:58:30Zoai:revistas.usp.br:article/79785Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:30Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este artigo tem o objetivo de discutir o comportamento de consumo no que se refere à influência dos membros da família no processo de tomada de decisão de compra de viagens de férias. Inúmeras maneiras de examinar o processo de tomada de decisão de compra foram identificadas na literatura, porém, este estudo utilizou o modelo de três etapas do processo de tomada de decisão: reconhecimento do problema, busca por informação e decisão final de compra. Desenvolveu-se um estudo exploratório onde foram coletados 40 questionários entre os dias 15 de Junho e 15 de Julho de 2012 de respondentes que haviam comprado um ou mais pacotes de viagem nos últimos dois anos em uma agência de turismo da cidade de São Paulo. Os resultados indicam que a influência de pais e filhos no processo decisório varia de acordo com as etapas do processo e que apesar de grande parte das decisões sejam tomadas em conjunto, as mulheres apresentam maior influência nos três estágios de tomada de decisão, principalmente na etapa de busca por informação. Neste cenário, o trabalho aponta para a necessidade de uma maior diversidade de pesquisas empíricas sobre o comportamento de consumo das famílias em relação à aquisição de serviços turísticos. |
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