A ESCRITA DOS RITUAIS PERFORMÁTICOS: PEQUENAS FRESTAS ENTRE O TRANSE NO TERREIRO DE CANDOMBLÉ E A VERTIGEM DO CORPO QUE DANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RENATA BORGES DE AZEVEDO
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48245@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48245@2
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo observar as percepções físicas no processo de transe dos membros da comunidade já iniciados no candomblé após uma pesquisa de campo realizada entre 2018 e 2019, a partir de uma perspectiva comparativa com a vertigem do corpo durante a criação de uma performance. Ao situar-se em uma fronteira entre o ensaio acadêmico e as narrativas literárias, busca-se compreender o transe como um possível laboratório estético para a composição do movimento, no qual interesso-me pelo limiar entre os códigos corporais de quem performa e de quem vivencia a experiência da incorporação na religião como uma forma de escrita do corpo, seja ela estética ou política. Ao mesmo tempo, propõe-se uma discussão sobre os ataques violentos e preconceituosos que as religiões afro-brasileiras enfrentam, possibilitando, a partir de um olhar sobre as práticas do candomblé, um espaço público de reflexão política além de uma questão de fruição estética. Este trabalho implica a escrita de minhas memórias sobre o candomblé desde a infância, de narrativas produzidas a partir de vivências e conversas anotadas em meu caderno de campo durante as visitas aos terreiros e ensaios numa residência artística do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Propõe-se, deste modo, a observação dos códigos tradicionais reproduzidos nos rituais como um método de composição da performance Transe, e sobretudo, a produção de uma escrita poética a partir desse lugar de afeto, construção política e experiência.
id PUC_RIO-1_eb9e0ff679a38bcff404dff512132a80
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:48245
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA ESCRITA DOS RITUAIS PERFORMÁTICOS: PEQUENAS FRESTAS ENTRE O TRANSE NO TERREIRO DE CANDOMBLÉ E A VERTIGEM DO CORPO QUE DANÇATHE WRITING OF PERFORMANCE RITUALS: SMALL GAPS BETWEEN THE TRANCE IN THE CANDOMBLÉ TERREIRO AND THE VERTIGO OF THE DANCING BODY2020-03-10PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE98528416704lattes.cnpq.br/9877393017653084ENEIDA LEAL CUNHAPATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLETATIANA DAMASCENOENEIDA LEAL CUNHA09116352700RENATA BORGES DE AZEVEDOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADEPUC-RioBRO presente trabalho tem como objetivo observar as percepções físicas no processo de transe dos membros da comunidade já iniciados no candomblé após uma pesquisa de campo realizada entre 2018 e 2019, a partir de uma perspectiva comparativa com a vertigem do corpo durante a criação de uma performance. Ao situar-se em uma fronteira entre o ensaio acadêmico e as narrativas literárias, busca-se compreender o transe como um possível laboratório estético para a composição do movimento, no qual interesso-me pelo limiar entre os códigos corporais de quem performa e de quem vivencia a experiência da incorporação na religião como uma forma de escrita do corpo, seja ela estética ou política. Ao mesmo tempo, propõe-se uma discussão sobre os ataques violentos e preconceituosos que as religiões afro-brasileiras enfrentam, possibilitando, a partir de um olhar sobre as práticas do candomblé, um espaço público de reflexão política além de uma questão de fruição estética. Este trabalho implica a escrita de minhas memórias sobre o candomblé desde a infância, de narrativas produzidas a partir de vivências e conversas anotadas em meu caderno de campo durante as visitas aos terreiros e ensaios numa residência artística do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Propõe-se, deste modo, a observação dos códigos tradicionais reproduzidos nos rituais como um método de composição da performance Transe, e sobretudo, a produção de uma escrita poética a partir desse lugar de afeto, construção política e experiência.The present work aims to observe the physical perceptions in the trance process of community members already initiated in candomblé after a field research carried out between 2018 and 2019, from a comparative perspective with the vertigo of the body during the creation of a performance. By standing on a boundary between academic essay and literary narratives, we seek to understand trance as a possible aesthetic laboratory for the composition of the movement, in which I am interested in the threshold between the body codes of those who perform and those he experiences the experience of incorporation into religion as a form of body writing, be it aesthetic or political. At the same time, it proposes a discussion about the violent and prejudiced attacks that Afro-Brazilian religions face, allowing, from a look at candomblé practices, a public space for political reflection in addition to a matter of aesthetic fruition. This work involves the writing of my memories of candomblé since childhood, of narratives produced from experiences and conversations noted in my field notebook during visits to the terreiros and rehearsals at an artistic residency at the Coreographic Center of the City of Rio de Janeiro. In this way, it is proposed to observe the traditional codes reproduced in the rituals as a method of composing the performance Transe, and above all, the production of a poetic writing from that place of affection, political construction and experience.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48245@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48245@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:53:28Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:48245Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A ESCRITA DOS RITUAIS PERFORMÁTICOS: PEQUENAS FRESTAS ENTRE O TRANSE NO TERREIRO DE CANDOMBLÉ E A VERTIGEM DO CORPO QUE DANÇA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE WRITING OF PERFORMANCE RITUALS: SMALL GAPS BETWEEN THE TRANCE IN THE CANDOMBLÉ TERREIRO AND THE VERTIGO OF THE DANCING BODY
title A ESCRITA DOS RITUAIS PERFORMÁTICOS: PEQUENAS FRESTAS ENTRE O TRANSE NO TERREIRO DE CANDOMBLÉ E A VERTIGEM DO CORPO QUE DANÇA
spellingShingle A ESCRITA DOS RITUAIS PERFORMÁTICOS: PEQUENAS FRESTAS ENTRE O TRANSE NO TERREIRO DE CANDOMBLÉ E A VERTIGEM DO CORPO QUE DANÇA
RENATA BORGES DE AZEVEDO
title_short A ESCRITA DOS RITUAIS PERFORMÁTICOS: PEQUENAS FRESTAS ENTRE O TRANSE NO TERREIRO DE CANDOMBLÉ E A VERTIGEM DO CORPO QUE DANÇA
title_full A ESCRITA DOS RITUAIS PERFORMÁTICOS: PEQUENAS FRESTAS ENTRE O TRANSE NO TERREIRO DE CANDOMBLÉ E A VERTIGEM DO CORPO QUE DANÇA
title_fullStr A ESCRITA DOS RITUAIS PERFORMÁTICOS: PEQUENAS FRESTAS ENTRE O TRANSE NO TERREIRO DE CANDOMBLÉ E A VERTIGEM DO CORPO QUE DANÇA
title_full_unstemmed A ESCRITA DOS RITUAIS PERFORMÁTICOS: PEQUENAS FRESTAS ENTRE O TRANSE NO TERREIRO DE CANDOMBLÉ E A VERTIGEM DO CORPO QUE DANÇA
title_sort A ESCRITA DOS RITUAIS PERFORMÁTICOS: PEQUENAS FRESTAS ENTRE O TRANSE NO TERREIRO DE CANDOMBLÉ E A VERTIGEM DO CORPO QUE DANÇA
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author RENATA BORGES DE AZEVEDO
author_facet RENATA BORGES DE AZEVEDO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 98528416704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9877393017653084
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ENEIDA LEAL CUNHA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE
dc.contributor.referee3.fl_str_mv TATIANA DAMASCENO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ENEIDA LEAL CUNHA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09116352700
dc.contributor.author.fl_str_mv RENATA BORGES DE AZEVEDO
contributor_str_mv PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE
ENEIDA LEAL CUNHA
PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE
TATIANA DAMASCENO
ENEIDA LEAL CUNHA
description O presente trabalho tem como objetivo observar as percepções físicas no processo de transe dos membros da comunidade já iniciados no candomblé após uma pesquisa de campo realizada entre 2018 e 2019, a partir de uma perspectiva comparativa com a vertigem do corpo durante a criação de uma performance. Ao situar-se em uma fronteira entre o ensaio acadêmico e as narrativas literárias, busca-se compreender o transe como um possível laboratório estético para a composição do movimento, no qual interesso-me pelo limiar entre os códigos corporais de quem performa e de quem vivencia a experiência da incorporação na religião como uma forma de escrita do corpo, seja ela estética ou política. Ao mesmo tempo, propõe-se uma discussão sobre os ataques violentos e preconceituosos que as religiões afro-brasileiras enfrentam, possibilitando, a partir de um olhar sobre as práticas do candomblé, um espaço público de reflexão política além de uma questão de fruição estética. Este trabalho implica a escrita de minhas memórias sobre o candomblé desde a infância, de narrativas produzidas a partir de vivências e conversas anotadas em meu caderno de campo durante as visitas aos terreiros e ensaios numa residência artística do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Propõe-se, deste modo, a observação dos códigos tradicionais reproduzidos nos rituais como um método de composição da performance Transe, e sobretudo, a produção de uma escrita poética a partir desse lugar de afeto, construção política e experiência.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48245@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48245@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48245@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48245@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324949582413824