A saia como portal e o corpo como altar: reflexões em curso acerca da performance da saia que veste o corpo no candomblé
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/197825 |
Resumo: | O ensaio reflete a relação corpo-saia, a partir do estudo da performance das Saias de Axé, para considerar a saia que compõe o traje de mulheres do candomblé como portal de uma relação sagrada que tem o corpo como altar. Os processos de confecção e costura, considerando seus formatos e adornamentos articulados à expressão espiral do movimento que pressupõem, desenham no espaço a imagem desses corpos como espirais em movimento. O rodar das rodas dessas saias de axé torna a saia um prolongamento do corpo e expande seu movimento, expressando, assim, uma cosmopercepção espiralar em que o feminino é sublinhado como continuidade da tradição. |
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A saia como portal e o corpo como altar: reflexões em curso acerca da performance da saia que veste o corpo no candombléThe skirt as a portal and the body as an altar: reflections in progress about the performance of the skirt that dresses the body in candombléPerformanceCorpo- saiaAltarPortalCandombléPerformanceBody-skirtAltarPortalCandombléO ensaio reflete a relação corpo-saia, a partir do estudo da performance das Saias de Axé, para considerar a saia que compõe o traje de mulheres do candomblé como portal de uma relação sagrada que tem o corpo como altar. Os processos de confecção e costura, considerando seus formatos e adornamentos articulados à expressão espiral do movimento que pressupõem, desenham no espaço a imagem desses corpos como espirais em movimento. O rodar das rodas dessas saias de axé torna a saia um prolongamento do corpo e expande seu movimento, expressando, assim, uma cosmopercepção espiralar em que o feminino é sublinhado como continuidade da tradição.The essay reflects the body-skirt relationship, based on the study of the performance of Axé Skirts, to consider the skirt that composes the female costume of Candomblé as a portal of a sacred relationship with the body as an altar. The confection and sewing processes, considering their articulated formats and adornments the spiral expression of the movement they presuppose, draw in space the image of the body as a spiral. The turning of the wheels of these axé skirts makes the skirt an extension of the body and expansion of its movement, thus expressing a spiral cosmoperception in which the feminine is underlined as a continuity of tradition.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/19782510.11606/issn.2525-3123.gis.2023.197825GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia; v. 8 n. 1 (2023); e197825 GIS - Gesture, Image and Sound - Anthropology Journal; Vol. 8 No. 1 (2023); e197825 2525-3123reponame:GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologiainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/gis/article/view/197825/198827https://www.revistas.usp.br/gis/article/view/197825/198828Copyright (c) 2023 Alissan Maria Silva; Yan Vinicius Freitas Bentohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alissan MariaSilva, Alissan Maria2023-10-19T21:45:13Zoai:revistas.usp.br:article/197825Revistahttp://www.revistas.usp.br/gisPUBhttp://www.revistas.usp.br/gis/oairevistagis@usp.br||2525-31232525-3123opendoar:2023-10-19T21:45:13GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia - Universidade de São Paulo (USP)false |
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