NARRATIVA, ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FABIANE DO NASCIMENTO PAIM LINARES
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17141@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17141@2
Resumo: O foco do estudo é a produção de textos narrativos, escritos por alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Os objetivos consistem em investigar, no que tange a produção de textos na sala de aula, a natureza da relação parafrástica que se estabelece entre o contexto da tarefa e o texto-motivador e que identidades discursivas e sociais são construídas nos textos dos alunos. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, de cunho etnográfico, e o corpus foi gerado em aulas de língua portuguesa, numa turma de nono ano. A sala de aula é concebida, por um lado, como um contexto importante para a discussão das relações parafrásticas que o aluno utiliza para produzir o texto, e, por outro lado, como um lugar especial para a construção de identidades discursivas e sociais. O arcabouço teórico, no âmbito da Lingüística Aplicada, articula-se com a Análise da Narrativa enquanto lócus de construção de identidades, em interface com a Análise do Discurso e a Lingüística textual, em especial, nas questões sobre interdiscursividade e intertextualidade. A análise revela que, do ponto de vista das relações parafrásticas, os alunos incorporam características do gênero narrativo motivador. No entanto, em relação aos contextos sociais e às identidades, os alunos criam suas próprias histórias, trazendo reflexões sobre família, religião, indicando, sobretudo, trajetórias de superação. A pesquisa é relevante ao apontar que o trabalho na sala de aula com textos-motivados não impede o processo criativo do aluno na construção do texto e de suas identidades discursivas no contraponto com as identidades sociais.
id PUC_RIO-1_ed1a10aae974dfbfea939d0016a2d1a5
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:17141
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNARRATIVA, ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA NARRATIVE, LITERACY AND IDENTITY CONSTRUCTION IN THE PRODUCTION OF TEXTS OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS FROM PUBLIC SCHOOLS 2010-10-01MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA12685437649lattes.cnpq.br/0979811416400008MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRAINES KAYON DE MILLERANNA ELIZABETH BALOCCOFABIANE DO NASCIMENTO PAIM LINARESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBRO foco do estudo é a produção de textos narrativos, escritos por alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Os objetivos consistem em investigar, no que tange a produção de textos na sala de aula, a natureza da relação parafrástica que se estabelece entre o contexto da tarefa e o texto-motivador e que identidades discursivas e sociais são construídas nos textos dos alunos. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, de cunho etnográfico, e o corpus foi gerado em aulas de língua portuguesa, numa turma de nono ano. A sala de aula é concebida, por um lado, como um contexto importante para a discussão das relações parafrásticas que o aluno utiliza para produzir o texto, e, por outro lado, como um lugar especial para a construção de identidades discursivas e sociais. O arcabouço teórico, no âmbito da Lingüística Aplicada, articula-se com a Análise da Narrativa enquanto lócus de construção de identidades, em interface com a Análise do Discurso e a Lingüística textual, em especial, nas questões sobre interdiscursividade e intertextualidade. A análise revela que, do ponto de vista das relações parafrásticas, os alunos incorporam características do gênero narrativo motivador. No entanto, em relação aos contextos sociais e às identidades, os alunos criam suas próprias histórias, trazendo reflexões sobre família, religião, indicando, sobretudo, trajetórias de superação. A pesquisa é relevante ao apontar que o trabalho na sala de aula com textos-motivados não impede o processo criativo do aluno na construção do texto e de suas identidades discursivas no contraponto com as identidades sociais.This research focusses on narrative texts produced by elementary students from a public school in Rio de Janeiro, as part of an activity oftext production in which a source text was given to students, read and discussed, as a way of motivating their writing practice. The purpose of this work is to investigate the context of production of texts written in the classroom; the nature ofthe relationship between the text written by students and the source text given to motivate the production of the narrative text; and, finally, to show what sort of identities are constructed in these texts. The methodology of this research is qualitative and interpretative, based on ethnographic data, and the corpus is made up of texts produced in Portuguese Language classes, attended by 9th graders. The classroom is seen as an important context for the discussion of paraphrastic relations established between the source text and the text produced by students, but it is also seen as a special site for the construction of identities and social discourses. The theoretical framework, within the domain of Applied Linguistics, combines narrative theory (for the investigation of processes of construction of identity) and textual linguistics, for the investigation of paraphrastic relations in the students texts, particularly intertextual relations. From the point of view of paraphrastic relations, analysis of the corpus suggests that students incorporate, in their own texts, features of the source text. However, analysis also indicates that, in relation to social contexts and identities, students create their own stories, introducing ideas about the family, religion, apart from telling personal stories of resilience in the face of material difficulties and disease. The main contribution of this research is to suggest that work in the classroom with text driven activities is not an obstacle to a student s creativity in the process of production of a text; nor is it an obstacle to the creation of a particular discursive and social identity for the student.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17141@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17141@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:12:38Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17141Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv NARRATIVA, ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv NARRATIVE, LITERACY AND IDENTITY CONSTRUCTION IN THE PRODUCTION OF TEXTS OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS FROM PUBLIC SCHOOLS
title NARRATIVA, ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA
spellingShingle NARRATIVA, ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA
FABIANE DO NASCIMENTO PAIM LINARES
title_short NARRATIVA, ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA
title_full NARRATIVA, ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA
title_fullStr NARRATIVA, ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA
title_full_unstemmed NARRATIVA, ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA
title_sort NARRATIVA, ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author FABIANE DO NASCIMENTO PAIM LINARES
author_facet FABIANE DO NASCIMENTO PAIM LINARES
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12685437649
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0979811416400008
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv INES KAYON DE MILLER
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ANNA ELIZABETH BALOCCO
dc.contributor.author.fl_str_mv FABIANE DO NASCIMENTO PAIM LINARES
contributor_str_mv MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA
INES KAYON DE MILLER
ANNA ELIZABETH BALOCCO
description O foco do estudo é a produção de textos narrativos, escritos por alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Os objetivos consistem em investigar, no que tange a produção de textos na sala de aula, a natureza da relação parafrástica que se estabelece entre o contexto da tarefa e o texto-motivador e que identidades discursivas e sociais são construídas nos textos dos alunos. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, de cunho etnográfico, e o corpus foi gerado em aulas de língua portuguesa, numa turma de nono ano. A sala de aula é concebida, por um lado, como um contexto importante para a discussão das relações parafrásticas que o aluno utiliza para produzir o texto, e, por outro lado, como um lugar especial para a construção de identidades discursivas e sociais. O arcabouço teórico, no âmbito da Lingüística Aplicada, articula-se com a Análise da Narrativa enquanto lócus de construção de identidades, em interface com a Análise do Discurso e a Lingüística textual, em especial, nas questões sobre interdiscursividade e intertextualidade. A análise revela que, do ponto de vista das relações parafrásticas, os alunos incorporam características do gênero narrativo motivador. No entanto, em relação aos contextos sociais e às identidades, os alunos criam suas próprias histórias, trazendo reflexões sobre família, religião, indicando, sobretudo, trajetórias de superação. A pesquisa é relevante ao apontar que o trabalho na sala de aula com textos-motivados não impede o processo criativo do aluno na construção do texto e de suas identidades discursivas no contraponto com as identidades sociais.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17141@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17141@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17141@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17141@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324908589383680