CONSTRUCTION AND EVIDENCE OF CONTENT VALIDITY OF THE CHILDREN S SOCIO-EMOTIONAL SKILLS QUESTIONNAIRE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56178@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56178@2 |
Resumo: | Habilidades socioemocionais são compreendidas como habilidades referentes à regulação de pensamentos, emoções e comportamentos, dizendo respeito a como indivíduos gerenciam suas emoções, percebem-se e se relacionam com outros, influenciando assim uma ampla gama de aspectos pessoais e sociais ao longo da vida. O objetivo geral deste trabalho foi construir uma escala de heterorrelato para avaliar habilidades socioemocionais em crianças entre 6 e 12 anos de idade, destinada aos pais, mães ou responsáveis. Como objetivo específico, foram investigadas evidências iniciais de validade baseada no conteúdo. Os itens do questionário foram desenvolvidos com base nas categorias de definições operacionais de sentimentos e comportamentos encontrados na literatura a respeito do construto, organizados a partir da taxonomia do modelo Big five. A escala de respostas é do tipo likert de sete pontos (concordância). Após sua construção, os itens foram avaliados por três pesquisadores com expertise com a estrutura trabalhada. Foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo para avaliar a qualidade e representatividade dos itens e o índice Kappa para avaliar a concordância entre os especialistas sobre os fatores dos itens. Além disso, foi realizada ainda a análise semântica dos itens com o público-alvo (dois pais, uma mãe e uma avó). Os resultados apontam uma adequada compreensão dos itens, indicando evidências de validade de conteúdo. Novos estudos deverão ser conduzidos para avaliar as propriedades psicométricas do instrumento com o objetivo de obter evidências de validade robustas. |
id |
PUC_RIO-1_ef19bcba62c167f23536c52e8c2bd70d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:56178 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCONSTRUCTION AND EVIDENCE OF CONTENT VALIDITY OF THE CHILDREN S SOCIO-EMOTIONAL SKILLS QUESTIONNAIRE CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONTEÚDO DO QUESTIONÁRIO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DE CRIANÇAS 2021-08-19JULIANE CALLEGARO BORSA81029942072lattes.cnpq.br/3492936364312399JULIANE CALLEGARO BORSAILANA CAMURCA LANDIM TAVARESCLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITASCLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITASILANA CAMURCA LANDIM TAVARES15183499780RAQUEL COUTINHO AMARALPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA)PUC-RioBRHabilidades socioemocionais são compreendidas como habilidades referentes à regulação de pensamentos, emoções e comportamentos, dizendo respeito a como indivíduos gerenciam suas emoções, percebem-se e se relacionam com outros, influenciando assim uma ampla gama de aspectos pessoais e sociais ao longo da vida. O objetivo geral deste trabalho foi construir uma escala de heterorrelato para avaliar habilidades socioemocionais em crianças entre 6 e 12 anos de idade, destinada aos pais, mães ou responsáveis. Como objetivo específico, foram investigadas evidências iniciais de validade baseada no conteúdo. Os itens do questionário foram desenvolvidos com base nas categorias de definições operacionais de sentimentos e comportamentos encontrados na literatura a respeito do construto, organizados a partir da taxonomia do modelo Big five. A escala de respostas é do tipo likert de sete pontos (concordância). Após sua construção, os itens foram avaliados por três pesquisadores com expertise com a estrutura trabalhada. Foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo para avaliar a qualidade e representatividade dos itens e o índice Kappa para avaliar a concordância entre os especialistas sobre os fatores dos itens. Além disso, foi realizada ainda a análise semântica dos itens com o público-alvo (dois pais, uma mãe e uma avó). Os resultados apontam uma adequada compreensão dos itens, indicando evidências de validade de conteúdo. Novos estudos deverão ser conduzidos para avaliar as propriedades psicométricas do instrumento com o objetivo de obter evidências de validade robustas.Socio-emotional skills are known as skills related to the regulation of thoughts, emotions and behaviors, concerning how individuals manage their emotions, perceive themselves and relate to others, thus influencing a wide range of personal and social aspects throughout a person s life. The objective of this study was to build a hetero-report scale to assess social-emotional skills in children aged from 6 to 12 years, aimed at fathers, mothers or guardians. As a specific objective, initial evidence of content-based validity was investigated. The questionnaire items were developed based on the categories of operational definitions of feelings and behaviors found in the literature regarding the construct, organized from the taxonomy of the Big five model. The response scale is a seven-point Likert scale (agreement). After its construction, the items were evaluated by three researchers who were familiar with the structure being worked on. The Content Validity Index was used to assess the quality and representativeness of the items and the Kappa index to assess the agreement between experts on the items factors. In addition, a semantic analysis of the items with the target audience (2 parents, 1 mother and 1 grandmother) was performed. The results point to an adequate under-standing of the items, indicating evidence of content validity. Further studies should be conducted to assess the instrument s psychometric properties in order to obtain robust validity evidence.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56178@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56178@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:04:03Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:56178Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342021-11-25T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
CONSTRUCTION AND EVIDENCE OF CONTENT VALIDITY OF THE CHILDREN S SOCIO-EMOTIONAL SKILLS QUESTIONNAIRE |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONTEÚDO DO QUESTIONÁRIO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DE CRIANÇAS |
title |
CONSTRUCTION AND EVIDENCE OF CONTENT VALIDITY OF THE CHILDREN S SOCIO-EMOTIONAL SKILLS QUESTIONNAIRE |
spellingShingle |
CONSTRUCTION AND EVIDENCE OF CONTENT VALIDITY OF THE CHILDREN S SOCIO-EMOTIONAL SKILLS QUESTIONNAIRE RAQUEL COUTINHO AMARAL |
title_short |
CONSTRUCTION AND EVIDENCE OF CONTENT VALIDITY OF THE CHILDREN S SOCIO-EMOTIONAL SKILLS QUESTIONNAIRE |
title_full |
CONSTRUCTION AND EVIDENCE OF CONTENT VALIDITY OF THE CHILDREN S SOCIO-EMOTIONAL SKILLS QUESTIONNAIRE |
title_fullStr |
CONSTRUCTION AND EVIDENCE OF CONTENT VALIDITY OF THE CHILDREN S SOCIO-EMOTIONAL SKILLS QUESTIONNAIRE |
title_full_unstemmed |
CONSTRUCTION AND EVIDENCE OF CONTENT VALIDITY OF THE CHILDREN S SOCIO-EMOTIONAL SKILLS QUESTIONNAIRE |
title_sort |
CONSTRUCTION AND EVIDENCE OF CONTENT VALIDITY OF THE CHILDREN S SOCIO-EMOTIONAL SKILLS QUESTIONNAIRE |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
RAQUEL COUTINHO AMARAL |
author_facet |
RAQUEL COUTINHO AMARAL |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JULIANE CALLEGARO BORSA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
81029942072 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/3492936364312399 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JULIANE CALLEGARO BORSA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
ILANA CAMURCA LANDIM TAVARES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ILANA CAMURCA LANDIM TAVARES |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
15183499780 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAQUEL COUTINHO AMARAL |
contributor_str_mv |
JULIANE CALLEGARO BORSA JULIANE CALLEGARO BORSA ILANA CAMURCA LANDIM TAVARES CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS CLARISSA PINTO PIZARRO DE FREITAS ILANA CAMURCA LANDIM TAVARES |
description |
Habilidades socioemocionais são compreendidas como habilidades referentes à regulação de pensamentos, emoções e comportamentos, dizendo respeito a como indivíduos gerenciam suas emoções, percebem-se e se relacionam com outros, influenciando assim uma ampla gama de aspectos pessoais e sociais ao longo da vida. O objetivo geral deste trabalho foi construir uma escala de heterorrelato para avaliar habilidades socioemocionais em crianças entre 6 e 12 anos de idade, destinada aos pais, mães ou responsáveis. Como objetivo específico, foram investigadas evidências iniciais de validade baseada no conteúdo. Os itens do questionário foram desenvolvidos com base nas categorias de definições operacionais de sentimentos e comportamentos encontrados na literatura a respeito do construto, organizados a partir da taxonomia do modelo Big five. A escala de respostas é do tipo likert de sete pontos (concordância). Após sua construção, os itens foram avaliados por três pesquisadores com expertise com a estrutura trabalhada. Foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo para avaliar a qualidade e representatividade dos itens e o índice Kappa para avaliar a concordância entre os especialistas sobre os fatores dos itens. Além disso, foi realizada ainda a análise semântica dos itens com o público-alvo (dois pais, uma mãe e uma avó). Os resultados apontam uma adequada compreensão dos itens, indicando evidências de validade de conteúdo. Novos estudos deverão ser conduzidos para avaliar as propriedades psicométricas do instrumento com o objetivo de obter evidências de validade robustas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56178@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56178@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56178@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56178@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM PSICOLOGIA (PSICOLOGIA CLÍNICA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324960913326080 |