[pt] LUXO E PODER: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO ENTRE JOVENS CARIOCAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WILLIAM DE ALMEIDA CORBO
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21944@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21944@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21944
Resumo: [pt] O presente estudo articula dois fenômenos da sociedade moderno-contemporânea: luxo e juventude. O objetivo deste trabalho é identificar e compreender o consumo e os significados do luxo entre universitários das camadas médias no Rio de Janeiro. A partir de uma pesquisa de caráter qualitativo, foi realizada uma análise dos discursos dos jovens e do entendimento das categorias que tornam inteligíveis os usos e significados do consumo de luxo. Esse consumo é tratado como um fenômeno cultural, coletivo e com bases comunicacionais capazes de criar muros e pontes, definir identidades e estabelecer relações sociais. Por uma perspectiva que liga Comunicação e Antropologia no estudo da sociedade do consumo, a pesquisa identifica discursos sobre o consumo de luxo; a importância dada às categorias de qualidade, durabilidade, preço e exclusividade; as diferentes posições no grupo pesquisado; a tensão entre a democratização do luxo e a exclusividade das marcas. A pesquisa evidencia as diferentes abordagens sobre o luxo nos universitários, além de entender que o que é luxo na lógica do mercado não precisa, necessariamente, ser entendido como luxo pelos jovens pesquisados.
id PUC_RIO-1_f0caa6a38b034982b81c7a615fe62433
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:21944
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] LUXO E PODER: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO ENTRE JOVENS CARIOCAS[en] LUXURY AND POWER: A STUDY ON CONSUMPTION AMONG CARIOCA YOUTH[pt] JUVENTUDE[pt] DEMOCRATIZACAO DO LUXO[pt] CONSUMO DE LUXO[pt] LUXO[pt] CONSUMO[en] YOUTH[en] LUXURY CONSUMPTION[en] LUXURY[en] CONSUMPTION[pt] O presente estudo articula dois fenômenos da sociedade moderno-contemporânea: luxo e juventude. O objetivo deste trabalho é identificar e compreender o consumo e os significados do luxo entre universitários das camadas médias no Rio de Janeiro. A partir de uma pesquisa de caráter qualitativo, foi realizada uma análise dos discursos dos jovens e do entendimento das categorias que tornam inteligíveis os usos e significados do consumo de luxo. Esse consumo é tratado como um fenômeno cultural, coletivo e com bases comunicacionais capazes de criar muros e pontes, definir identidades e estabelecer relações sociais. Por uma perspectiva que liga Comunicação e Antropologia no estudo da sociedade do consumo, a pesquisa identifica discursos sobre o consumo de luxo; a importância dada às categorias de qualidade, durabilidade, preço e exclusividade; as diferentes posições no grupo pesquisado; a tensão entre a democratização do luxo e a exclusividade das marcas. A pesquisa evidencia as diferentes abordagens sobre o luxo nos universitários, além de entender que o que é luxo na lógica do mercado não precisa, necessariamente, ser entendido como luxo pelos jovens pesquisados.[en] This study intends to articulate two phenomena of the contemporary-modern society: luxury and youth. The goal of this work is to identify and understand consumption and the meanings of luxury among middle-class college students from Rio de Janeiro. A qualitative research analyzed the discourses of young individuals and the understanding of the categories that make the uses and meanings of luxury consumption understandable. This consumption is treated as a cultural and collective phenomenon with communicational foundations capable of creating bridges and walls, defining identities and establishing social relationships. From a perspective that connects Communication and Anthropology in the study of the consumer society, the research identifies discourses on luxury consumption; the importance given to the categories of quality, durability, price and exclusivity; the different positions showed by the researched group; the tension between the democratization of luxury and the label s exclusivity. The research exposes the different approaches that college students show regarding luxury, as well as reveals the understanding that what luxury is in a marked-led perspective, is not to be necessarily understood as the same luxury seen by the researched young individuals.MAXWELLARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHOARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHOARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHOWILLIAM DE ALMEIDA CORBO2013-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21944@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21944@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21944porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:21944Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] LUXO E PODER: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO ENTRE JOVENS CARIOCAS
[en] LUXURY AND POWER: A STUDY ON CONSUMPTION AMONG CARIOCA YOUTH
title [pt] LUXO E PODER: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO ENTRE JOVENS CARIOCAS
spellingShingle [pt] LUXO E PODER: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO ENTRE JOVENS CARIOCAS
WILLIAM DE ALMEIDA CORBO
[pt] JUVENTUDE
[pt] DEMOCRATIZACAO DO LUXO
[pt] CONSUMO DE LUXO
[pt] LUXO
[pt] CONSUMO
[en] YOUTH
[en] LUXURY CONSUMPTION
[en] LUXURY
[en] CONSUMPTION
title_short [pt] LUXO E PODER: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO ENTRE JOVENS CARIOCAS
title_full [pt] LUXO E PODER: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO ENTRE JOVENS CARIOCAS
title_fullStr [pt] LUXO E PODER: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO ENTRE JOVENS CARIOCAS
title_full_unstemmed [pt] LUXO E PODER: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO ENTRE JOVENS CARIOCAS
title_sort [pt] LUXO E PODER: UM ESTUDO SOBRE CONSUMO ENTRE JOVENS CARIOCAS
author WILLIAM DE ALMEIDA CORBO
author_facet WILLIAM DE ALMEIDA CORBO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO
dc.contributor.author.fl_str_mv WILLIAM DE ALMEIDA CORBO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] JUVENTUDE
[pt] DEMOCRATIZACAO DO LUXO
[pt] CONSUMO DE LUXO
[pt] LUXO
[pt] CONSUMO
[en] YOUTH
[en] LUXURY CONSUMPTION
[en] LUXURY
[en] CONSUMPTION
topic [pt] JUVENTUDE
[pt] DEMOCRATIZACAO DO LUXO
[pt] CONSUMO DE LUXO
[pt] LUXO
[pt] CONSUMO
[en] YOUTH
[en] LUXURY CONSUMPTION
[en] LUXURY
[en] CONSUMPTION
description [pt] O presente estudo articula dois fenômenos da sociedade moderno-contemporânea: luxo e juventude. O objetivo deste trabalho é identificar e compreender o consumo e os significados do luxo entre universitários das camadas médias no Rio de Janeiro. A partir de uma pesquisa de caráter qualitativo, foi realizada uma análise dos discursos dos jovens e do entendimento das categorias que tornam inteligíveis os usos e significados do consumo de luxo. Esse consumo é tratado como um fenômeno cultural, coletivo e com bases comunicacionais capazes de criar muros e pontes, definir identidades e estabelecer relações sociais. Por uma perspectiva que liga Comunicação e Antropologia no estudo da sociedade do consumo, a pesquisa identifica discursos sobre o consumo de luxo; a importância dada às categorias de qualidade, durabilidade, preço e exclusividade; as diferentes posições no grupo pesquisado; a tensão entre a democratização do luxo e a exclusividade das marcas. A pesquisa evidencia as diferentes abordagens sobre o luxo nos universitários, além de entender que o que é luxo na lógica do mercado não precisa, necessariamente, ser entendido como luxo pelos jovens pesquisados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21944@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21944@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21944
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21944@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21944@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822586761084928