A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORS E A UNIVERSIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE AS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FLAVIA REGINA OLIVEIRA RAMOS
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35563@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35563@2
Resumo: Esta dissertação tem por finalidade refletir sobre como a universidade vem formando os futuros professores para a educação básica. Para isso, pesquisamos a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) por meio dos cursos de licenciatura em História, campus Maracanã e campus São Gonçalo. Ao escolher os cursos de licenciatura em História da UERJ como objeto de estudo, analisamos de que maneira essa instituição de ensino superior lida ao mesmo tempo com uma faculdade direcionada exclusivamente para a formação de professores (Faculdade de Formação de Professores, campus São Gonçalo) e outra voltada para o bacharelado e a licenciatura (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, campus Maracanã). Investigamos a problemática das licenciaturas a partir da ótica dos profissionais envolvidos tanto com a História (área específica de conhecimento) quanto com a Educação (área didático-pedagógica de conhecimento), pois entendemos que a formação inicial do magistério em âmbito universitário perpassa pela competência dessas áreas conjuntamente. Propomos identificar as diversas concepções sobre formação docente na universidade, por meio da visão dos professores universitários. Além disso, buscamos problematizar sobre o campo científico como lugar de disputas de espaço/poder. Aplicamos os conceitos de academização/universitarização (FORMOSINHO, 2009), crise de identidade dos professores (CANÁRIO, 2005), saberes e práticas docentes (TARDIF, 2014), profissionalização docente (PERRENOUD, 1993) e universidade como espaço de lutas concorrenciais (BOURDIEU, 1983a; 1983b; 2004) a fim de refletir sobre as licenciaturas. O procedimento adotado para a coleta de dados foi a pesquisa de campo e o método de tratamento e análise das informações selecionado foi a análise textual discursiva (MORAES, 2003). Os instrumentos utilizados para a obtenção dos dados foram, especialmente, a entrevista e a análise documental. A hipótese que sustentamos por meio da análise e descrição do corpus coletado é: para que haja uma transformação inicial na licenciatura é primordial uma cultura arraigada de valorização da formação docente na universidade. A experiência na educação básica dos formadores, aliada à pesquisa em educação ou ensino é cerne para que essa mudança ocorra. Além disso, é complementar, mas não fundamental, uma pós-graduação na área de Educação ou uma permanência em programas/projetos de extensão ou atuação na educação básica.
id PUC_RIO-1_f1b89683f328d45c3dbd9fd1a0e131a6
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:35563
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORS E A UNIVERSIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE AS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROTHE INITIAL PROFESSORS FORMATION AND THE UNIVERSITY: SOME VIEWS ABOUT THE HISTORY TEACHING DEGREES AT THE RIO DE JANEIRO STATE UNIVERSITY2018-06-14ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS33953252704lattes.cnpq.br/6837272300775720ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELISJEFFERSON DA COSTA SOARESJEFFERSON DA COSTA SOARESJEFFERSON DA COSTA SOARESSILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA01113227311lattes.cnpq.br/5943950048891652FLAVIA REGINA OLIVEIRA RAMOSPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsta dissertação tem por finalidade refletir sobre como a universidade vem formando os futuros professores para a educação básica. Para isso, pesquisamos a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) por meio dos cursos de licenciatura em História, campus Maracanã e campus São Gonçalo. Ao escolher os cursos de licenciatura em História da UERJ como objeto de estudo, analisamos de que maneira essa instituição de ensino superior lida ao mesmo tempo com uma faculdade direcionada exclusivamente para a formação de professores (Faculdade de Formação de Professores, campus São Gonçalo) e outra voltada para o bacharelado e a licenciatura (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, campus Maracanã). Investigamos a problemática das licenciaturas a partir da ótica dos profissionais envolvidos tanto com a História (área específica de conhecimento) quanto com a Educação (área didático-pedagógica de conhecimento), pois entendemos que a formação inicial do magistério em âmbito universitário perpassa pela competência dessas áreas conjuntamente. Propomos identificar as diversas concepções sobre formação docente na universidade, por meio da visão dos professores universitários. Além disso, buscamos problematizar sobre o campo científico como lugar de disputas de espaço/poder. Aplicamos os conceitos de academização/universitarização (FORMOSINHO, 2009), crise de identidade dos professores (CANÁRIO, 2005), saberes e práticas docentes (TARDIF, 2014), profissionalização docente (PERRENOUD, 1993) e universidade como espaço de lutas concorrenciais (BOURDIEU, 1983a; 1983b; 2004) a fim de refletir sobre as licenciaturas. O procedimento adotado para a coleta de dados foi a pesquisa de campo e o método de tratamento e análise das informações selecionado foi a análise textual discursiva (MORAES, 2003). Os instrumentos utilizados para a obtenção dos dados foram, especialmente, a entrevista e a análise documental. A hipótese que sustentamos por meio da análise e descrição do corpus coletado é: para que haja uma transformação inicial na licenciatura é primordial uma cultura arraigada de valorização da formação docente na universidade. A experiência na educação básica dos formadores, aliada à pesquisa em educação ou ensino é cerne para que essa mudança ocorra. Além disso, é complementar, mas não fundamental, uma pós-graduação na área de Educação ou uma permanência em programas/projetos de extensão ou atuação na educação básica.This dissertation has the main purpose of reflecting about how the university is preparing their future teachers of basic education. To do so, we have investigated the Rio de Janeiro State University (UERJ), through the History s teaching courses (Maracanã and São Gonçalo unities). In the first place, we have analyzed how this educational institution handles, at the same moment, with a directed faculty to the teachers preparation (Teachers formation faculty; São Gonçalos unity) and another one directed to the bachelor s degree and teaching degree (Philosophy and Human Sciences Institute; Maracanã Unity). Therefore, we have investigated the teaching degrees problems, based on the involved employees’ opinions from the education and history fields, since we understand that the initial teachers formation is influenced by both areas in the university context. Under those circumstances, it is important to identify the different conceptions about teaching formation at the university, based on the university professors vision. Besides, we also try to consider the scientific field as a place of disputes and power. In this context, we apply the concepts of academization (FORMOSINHO, 2009); professors identity crisis (CANÁRIO, 2005); knowledge and teachers practices (TARDIF, 2014); teaching professionalization (PERRENOUD, 1993) and the university as a dispute space (BOURDIEU, 1993a, 1993b, 2004). This literature is used for the purpose of reflecting about the teaching courses. The adopted methodology for the data collection was the field research. Besides, the analysis method was the discursive textual analysis (MORAES, 2003). The data was collected through the interview and documents analysis. The research hypothesis was: in order to happen an initial transformation at the teaching courses, it is important a strong culture of teachers formation at the university. The formers basic education experience and the teaching-research are the ground of this change. To finish, it is relevant a postgraduate program in the education field or other programs/projects related to the basic education.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35563@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35563@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:43:12Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:35563Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-11-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORS E A UNIVERSIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE AS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE INITIAL PROFESSORS FORMATION AND THE UNIVERSITY: SOME VIEWS ABOUT THE HISTORY TEACHING DEGREES AT THE RIO DE JANEIRO STATE UNIVERSITY
title A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORS E A UNIVERSIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE AS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
spellingShingle A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORS E A UNIVERSIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE AS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FLAVIA REGINA OLIVEIRA RAMOS
title_short A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORS E A UNIVERSIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE AS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
title_full A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORS E A UNIVERSIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE AS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
title_fullStr A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORS E A UNIVERSIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE AS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORS E A UNIVERSIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE AS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
title_sort A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORS E A UNIVERSIDADE: ALGUNS OLHARES SOBRE AS LICENCIATURAS EM HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
author FLAVIA REGINA OLIVEIRA RAMOS
author_facet FLAVIA REGINA OLIVEIRA RAMOS
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 33953252704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6837272300775720
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv JEFFERSON DA COSTA SOARES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JEFFERSON DA COSTA SOARES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JEFFERSON DA COSTA SOARES
dc.contributor.referee5.fl_str_mv SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01113227311
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5943950048891652
dc.contributor.author.fl_str_mv FLAVIA REGINA OLIVEIRA RAMOS
contributor_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
JEFFERSON DA COSTA SOARES
JEFFERSON DA COSTA SOARES
JEFFERSON DA COSTA SOARES
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA
description Esta dissertação tem por finalidade refletir sobre como a universidade vem formando os futuros professores para a educação básica. Para isso, pesquisamos a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) por meio dos cursos de licenciatura em História, campus Maracanã e campus São Gonçalo. Ao escolher os cursos de licenciatura em História da UERJ como objeto de estudo, analisamos de que maneira essa instituição de ensino superior lida ao mesmo tempo com uma faculdade direcionada exclusivamente para a formação de professores (Faculdade de Formação de Professores, campus São Gonçalo) e outra voltada para o bacharelado e a licenciatura (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, campus Maracanã). Investigamos a problemática das licenciaturas a partir da ótica dos profissionais envolvidos tanto com a História (área específica de conhecimento) quanto com a Educação (área didático-pedagógica de conhecimento), pois entendemos que a formação inicial do magistério em âmbito universitário perpassa pela competência dessas áreas conjuntamente. Propomos identificar as diversas concepções sobre formação docente na universidade, por meio da visão dos professores universitários. Além disso, buscamos problematizar sobre o campo científico como lugar de disputas de espaço/poder. Aplicamos os conceitos de academização/universitarização (FORMOSINHO, 2009), crise de identidade dos professores (CANÁRIO, 2005), saberes e práticas docentes (TARDIF, 2014), profissionalização docente (PERRENOUD, 1993) e universidade como espaço de lutas concorrenciais (BOURDIEU, 1983a; 1983b; 2004) a fim de refletir sobre as licenciaturas. O procedimento adotado para a coleta de dados foi a pesquisa de campo e o método de tratamento e análise das informações selecionado foi a análise textual discursiva (MORAES, 2003). Os instrumentos utilizados para a obtenção dos dados foram, especialmente, a entrevista e a análise documental. A hipótese que sustentamos por meio da análise e descrição do corpus coletado é: para que haja uma transformação inicial na licenciatura é primordial uma cultura arraigada de valorização da formação docente na universidade. A experiência na educação básica dos formadores, aliada à pesquisa em educação ou ensino é cerne para que essa mudança ocorra. Além disso, é complementar, mas não fundamental, uma pós-graduação na área de Educação ou uma permanência em programas/projetos de extensão ou atuação na educação básica.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35563@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35563@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35563@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35563@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324940944244736