[pt] O EFEITO DA CONFIANÇA NA INTENÇÃO DE USO DO MOBILE BANKING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDA LEAO RAMOS
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29457&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29457&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29457
Resumo: [pt] A crescente importância da utilização de smartphones e tablets no dia a dia do consumidor vem sendo enfocada nos estudos referentes à internet como um canal de informação, compra e venda de serviços de turismo. Entretanto, ainda há uma lacunanas pesquisas em relação às motivações e barreiras que levam os consumidores a usar aplicativos móveis financeiros. A hipótese central deste estudo é de que a intenção de confiar no uso de aplicativos móveis bancários tem um papel fundamental na formação da intenção de uso do mobile banking. A partir da análise da literatura, são identificados e selecionados antecedentes de maior relevância na decisão do uso do mobile banking. Com base nestes, então, foi proposto um modelo estrutural e foram formuladas oito hipóteses relacionando os construtos utilizados e seus efeitos sobre a intenção de confiar e a adoção do mobile banking. Todas as hipóteses foram testadas por meio de equações estruturais com base nos dados de uma pesquisa (survey), que resultou em uma amostra de 272 usuários de aplicativos móveis financeiros residentes na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Os resultados obtidos confirmaram a maior parte das hipóteses formuladas, e relações significativas foram verificadas entre o construto confiança e os demais construtos abordados, as quais influenciam significativamente a intenção de uso de serviços bancários que empregam o mobile banking.
id PUC_RIO-1_f1c9b01364f1523359f931b11af2f741
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:29457
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] O EFEITO DA CONFIANÇA NA INTENÇÃO DE USO DO MOBILE BANKING [en] THE EFFECTS OF TRUST ON THE INTENTION TO USE MOBILE BANKING [pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR[pt] MOBILE BANKING[pt] CONFIANCA[pt] INTENCAO DE USO[pt] MODELO TAM[pt] ADOCAO DE TECNOLOGIA[en] CONSUMER BEHAVIOR[en] TRUST[en] INTENTION TO USE[en] TECHNOLOGY ADOPTION[pt] A crescente importância da utilização de smartphones e tablets no dia a dia do consumidor vem sendo enfocada nos estudos referentes à internet como um canal de informação, compra e venda de serviços de turismo. Entretanto, ainda há uma lacunanas pesquisas em relação às motivações e barreiras que levam os consumidores a usar aplicativos móveis financeiros. A hipótese central deste estudo é de que a intenção de confiar no uso de aplicativos móveis bancários tem um papel fundamental na formação da intenção de uso do mobile banking. A partir da análise da literatura, são identificados e selecionados antecedentes de maior relevância na decisão do uso do mobile banking. Com base nestes, então, foi proposto um modelo estrutural e foram formuladas oito hipóteses relacionando os construtos utilizados e seus efeitos sobre a intenção de confiar e a adoção do mobile banking. Todas as hipóteses foram testadas por meio de equações estruturais com base nos dados de uma pesquisa (survey), que resultou em uma amostra de 272 usuários de aplicativos móveis financeiros residentes na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Os resultados obtidos confirmaram a maior parte das hipóteses formuladas, e relações significativas foram verificadas entre o construto confiança e os demais construtos abordados, as quais influenciam significativamente a intenção de uso de serviços bancários que empregam o mobile banking.[en] The growing importance of the use of smartphones and tablets on the consumer s everyday life has been focused on the studies on the Internet as an information channel, purchase and sale of tourism-related services. However, there is still a gap in research regarding the motivation and barriers that lead consumers to use financial mobile apps. The central hypothesis of this study is that the intention of relying on the use of mobile banking app has a key role in shaping the mobile banking usage intention. From the literature review, the most relevant backgrounds in deciding the use of mobile banking are identified and selected. Based on these, a structural model was proposed and eight hypotheses were formulated, listing the constructs used and their effect on the intention of trust and the adoption of mobile banking. All hypotheses were tested using structural equations based on data from a survey made with 272 users of financial mobile apps, resident in the city of Rio de Janeiro (RJ). The results confirmed that most of the assumptions made, and significant relationships, were observed between the construct confidence and the other addressed constructs, which significantly influence the intended use of banking services through mobile banking.MAXWELLJORGE BRANTES FERREIRAJORGE BRANTES FERREIRAFERNANDA LEAO RAMOS2017-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29457&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29457&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29457porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:29457Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-07-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] O EFEITO DA CONFIANÇA NA INTENÇÃO DE USO DO MOBILE BANKING
[en] THE EFFECTS OF TRUST ON THE INTENTION TO USE MOBILE BANKING
title [pt] O EFEITO DA CONFIANÇA NA INTENÇÃO DE USO DO MOBILE BANKING
spellingShingle [pt] O EFEITO DA CONFIANÇA NA INTENÇÃO DE USO DO MOBILE BANKING
FERNANDA LEAO RAMOS
[pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
[pt] MOBILE BANKING
[pt] CONFIANCA
[pt] INTENCAO DE USO
[pt] MODELO TAM
[pt] ADOCAO DE TECNOLOGIA
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] TRUST
[en] INTENTION TO USE
[en] TECHNOLOGY ADOPTION
title_short [pt] O EFEITO DA CONFIANÇA NA INTENÇÃO DE USO DO MOBILE BANKING
title_full [pt] O EFEITO DA CONFIANÇA NA INTENÇÃO DE USO DO MOBILE BANKING
title_fullStr [pt] O EFEITO DA CONFIANÇA NA INTENÇÃO DE USO DO MOBILE BANKING
title_full_unstemmed [pt] O EFEITO DA CONFIANÇA NA INTENÇÃO DE USO DO MOBILE BANKING
title_sort [pt] O EFEITO DA CONFIANÇA NA INTENÇÃO DE USO DO MOBILE BANKING
author FERNANDA LEAO RAMOS
author_facet FERNANDA LEAO RAMOS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv JORGE BRANTES FERREIRA
JORGE BRANTES FERREIRA
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDA LEAO RAMOS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
[pt] MOBILE BANKING
[pt] CONFIANCA
[pt] INTENCAO DE USO
[pt] MODELO TAM
[pt] ADOCAO DE TECNOLOGIA
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] TRUST
[en] INTENTION TO USE
[en] TECHNOLOGY ADOPTION
topic [pt] COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
[pt] MOBILE BANKING
[pt] CONFIANCA
[pt] INTENCAO DE USO
[pt] MODELO TAM
[pt] ADOCAO DE TECNOLOGIA
[en] CONSUMER BEHAVIOR
[en] TRUST
[en] INTENTION TO USE
[en] TECHNOLOGY ADOPTION
description [pt] A crescente importância da utilização de smartphones e tablets no dia a dia do consumidor vem sendo enfocada nos estudos referentes à internet como um canal de informação, compra e venda de serviços de turismo. Entretanto, ainda há uma lacunanas pesquisas em relação às motivações e barreiras que levam os consumidores a usar aplicativos móveis financeiros. A hipótese central deste estudo é de que a intenção de confiar no uso de aplicativos móveis bancários tem um papel fundamental na formação da intenção de uso do mobile banking. A partir da análise da literatura, são identificados e selecionados antecedentes de maior relevância na decisão do uso do mobile banking. Com base nestes, então, foi proposto um modelo estrutural e foram formuladas oito hipóteses relacionando os construtos utilizados e seus efeitos sobre a intenção de confiar e a adoção do mobile banking. Todas as hipóteses foram testadas por meio de equações estruturais com base nos dados de uma pesquisa (survey), que resultou em uma amostra de 272 usuários de aplicativos móveis financeiros residentes na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Os resultados obtidos confirmaram a maior parte das hipóteses formuladas, e relações significativas foram verificadas entre o construto confiança e os demais construtos abordados, as quais influenciam significativamente a intenção de uso de serviços bancários que empregam o mobile banking.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29457&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29457&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29457
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29457&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=29457&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790150539083776